segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

O primeiro a conquistar uma Copa doméstica e ser rebaixado na mesma temporada

Os Canários viveram emoções distintas na temporada de 1984-85, pois conquistaram a League Cup em março de 1985 e foram rebaixados no término da temporada e, desta maneira, se tornando o primeiro clube a vivenciar tal situação de comemorar um título e lamentar um rebaixamento no mesmo ano.

O jogo foi triste para Gordon Chisholm, dos Black Cats, que fez o único gol da partida (contra as próprias redes) e acabou assinalando o seu nome na história do futebol britânico.

O Wigan repetiria este feito do Norwich City na temporada 2012-13 ao bater o Manchester City e ser relegado à Championship no fim daquele ano.

Maiores detalhes abaixo.

Boa leitura.

1. Time dos Canários com a taça recém-conquistada (Getty Images)

O Norwich vivenciou sensações diferentes na temporada 1984-85.

Em 25 de março de 1985 os Canários conquistaram League Cup ao bater o Sunderland por 1 a 0 em Wembley, embora sem ter marcado um gol na final.

O gol foi contra as próprias redes, marcado por Gordon Chisholm (um chute de Asa Hartford que desviou no jogador e enganou o goleiro dos Black Cats), e garantiu o troféu para o time de Carrow Road.

Mais tarde, ao término da temporada, o Norwich City acabaria rebaixado, ao encerrar sua participação na Division One na 20ª colocação com apenas 49 pontos.

Curiosamente ambos os finalistas foram relegados naquele fim de temporada, pois o Sunderland também fracassou na tentativa de permanecer na Division One, terminando um lugar abaixo e nove pontos atrás do Norwich.

2. Gordon Chisholm em ação contra os Canários (Getty Images)

Gordon Chisholm, além de ter marcado um gol contra as próprias redes na partida, também estabeleceu um recorde naquela final quando se tornou o único jogador a ter jogado na final da Scottish League Cup e da League Cup inglesa no mesmo ano.

Após a final de Wembley ele foi vendido ao Hibernian onde, em 27 de outubro, ele disputou a final da Scottish League Cup contra o Aberdeen.

Os Dons de Alex Ferguson venceram a final ao bater os Hibs por 3 a 0 (a nona conquista do treinador escocês com o clube de Pittodrie).

 Portanto, Gordon Chisholm, ao perder mais esta decisão, se tornou o único jogador a ter jogado na final da Scottish League Cup e da League Cup inglesa no mesmo ano e ter feito parte do lado perdedor e ambas decisões.

Esta “façanha” dos Canários foi repetida pelo Wigan Athletic na temporada 2012-13, pois, embora tenha batido o poderoso Manchester City na final da FA Cup, gol de Ben Watson nos acréscimos do jogo, acabou rebaixado para a Championship no final da temporada (terminou o torneio na 18ª colocação).

3. Os capitães dos Hibs, Gordon Chisholm, e dos Hearts, Albert Kidd, posam em foto com o juiz e dois mascotes antes da partida entre as duas equipes em 22 de março de 1986 (Getty Images)

Ficha técnica da final da League Cup 1985:

Norwich City 1 (Gordon Chisholm) Sunderland 0

Final da FA Cup

Local: Wembley Stadium

Data: 24 de março de 1985

Público: 100.000

Norwich City: Chris Woods, Paul Haylock, Dennis van Wijk, Steve Bruce, Peter Mendham, Dave Watson (capitão), Mark Barham, Mick Channon, John Deehan, Asa Hartford, Louie Donowa.

Sunderland: Chris Turner, Barry Venison (capitão), Nick Pickering, Gary Bennett, Gordon Chisholm, David Corner (Howard Gayle), Peter Daniel, Ian Wallace, David Hodgson, Steve Berry, Clive Walker. *

* Firsts, Lasts and Onlys - Paul Donnelley ©.

4. Ben Watson, dedo erguido, comemorando seu gol que deu título ao Wigan (Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia