sábado, 31 de outubro de 2020

Liverpool neste dia

1996: Vitória sobre o Sion num jogo de nove gols em Anfield; e

 

2009: Derrota para os Cottagers em Craven Cottage.

 

1. Robbie Fowler comemorando um dos gols contra o Sion (Getty Images)

Quinta-feira, 31 de outubro de 1996

 

Numa grande vitória pela European Cup Winners’ Cup, o Liverpool bateu o time suíço do Sion por 6 a 3.

 

Iniciando o jogo com uma derrota de 2 a 1, trazida da primeira partida na Suíça, o Liverpool saiu perdendo por 2 a 0 com apenas 23 minutos, antes de Steve McManaman diminuiu a desvantagem dos Reds pouco antes do intervalo.

 

Stig Bjornebye empatou para os anfitriões aos 55 minutos, antes do ousado Sion retomar a liderança no placar.

 

John Barnes restaurou a igualdade logo após o gol dos visitantes e então o Liverpool deslanchou na partida com uma chuva de gols quando Robbie Fowler marcou dois e Patrick Berger, no último minuto de jogo, deu números finais ao confronto.

 

2. Steve McManaman comemorando o seu gol na partida (Getty Images)

Sábado, 31 de outubro de 2009

 

Um Dia das Bruxas aterrador quando o Liverpool, reduzido a nove homens, é derrotado pelo Fulham por 3 a 1 em Craven Cottage.

 

Bobby Zamora, aos 24 minutos, coloca o Fulham à frente no placar antes de Fernando Torres, 18 minutos depois, empatar para o Liverpool, mas Erik Nevland restaurou a vantagem dos Cottagers aos 73 minutos.

 

Contudo qualquer chance de reação dos Reds foram enterradas quando Philipp Degen e Jamie Carragher tomaram cartões vermelhos no espaço de três minutos (aos 79 e 82 minutos).

 

Clint Dempsey deu números finais à partida aos 87 minutos. *

 

* Liverpool On This Day: History, Facts & Figures from Every day of the Year - David Clayton ©.

 

3. Fernando Torres em ação pelos Reds durante a partida contra o Fulahm (Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Hammers neste dia

1977: Vitória no jogo em homenagem a Trevor Brooking; e

 

1998: Vitória sobre o Newcastle United em St James’ Park.

 

1. Capa do programa oficial da partida (They Fly So High)

Segunda-feira, 31 de outubro de 1977

 

Um Combinado de jogadores que jogavam na Inglaterra foi formado para fornecer a oposição para a partida em homenagem a Trevor Brooking.

 

Um público de 23.220 espectadores compareceu a Upton Park para prestar tributo à estrela do West Ham, que viu os Hammers por 6 a 2.

 

Adequadamente Brooking marcou o primeiro gol, Derek Hales marcou um hat-trick enquanto Pop Robson e Geoff Pike marcaram um cada.

 

Geoff Hurst, que já havia pendurado as suas chuteiras, mas o público ficou extasiado quando o viram entrar em campo como substituto no segundo tempo no time dos Hammers.

 

2. Ian Wright comemorando um dos gols na partida (Getty Images)


Sábado, 31 de outubro de 1998

 

Jogando fora de casa contra o Newcastle United o placar permaneceu inalterado até a ida para o intervalo, mas no começo do segundo tempo Stuart Pearce, o lateral do Newcastle – que mais tarde se juntaria ao West Ham – foi expulso.

 

Os Hammers, se aproveitando desta vantagem numérica em campo, assumiram as rédeas do confronto com Ian Wright marcando dois gols e Trevor Sinclair adicionando um terceiro para uma vitória tranquila por 3 a 0 em St James’ Park. *

 

* West Ham United on this day: History, Facts & Figures from Every day of the Year - John Northcutt.

 

3. Trevor Sinclair, braços erguidos, e Ian Wright, às suas costas, comemorando um dos gols na partida em St James’ Park (Phil Cole/Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Cityzens neste dia

1981: Vitória sobre o Everton em Goodison Park; e

 

1998: Andy Morrison faz sua estreia com gol pelo City.

 

1. Dennis Tueart (Getty Images)

Sábado, 31 de outubro de 1981

 

O gol de Dennis Tueart dá a vitória ao City num duro confronto com o Everton em Goodison Park.

 

Num encontro animado, quatro homens do City foram advertidos com cartões amarelos e Joe Corrigan foi eleito o Homem da Partida por uma série de defesas arrojadas.

 

O gol de Tueart encerrou um incômodo jejum de quatro partidas sem ir às redes e conduz o City à 11ª colocação da Division One.

 

2. Andy Morrison (Getty Images)

Sábado, 31 de outubro de 1998

 

Para um jogador com uma reputação tão temível, talvez seja adequado que Andy Morrison, recém chegado por empréstimo, tenha marcado o gol vencedor da partida contra o Colchester United na sua estreia no Dia das Bruxas.

 

Morrison se torna um herói instantâneo entre os torcedores dos Blues que imediatamente compreenderam a sua paixão e determinação, que levou a cânticos de “contratem-no rápido” vindo das arquibancadas. *

 

* Manchester City On This Day: History, Facts & Figures from Every day of the Year - David Clayton ©.

 

3. Andy Morrison, fora da imagem, após o gol do City sobre o Colchester United ser marcado  (City Till I Die)

Tradução: Sandro Pontes

Blues neste dia

1980: Estreia de Chris Hutchings.

 

1. Chris Hutchings em foto de agosto de 1981 (Getty Images)

Sexta-feira, 31 de outubro de 1980

 

Chris Hutchings faz sua estreia pelo Chelsea após se tornar uma rara espécime, um pedreiro que se tornou jogador profissional.

 

E ele foi às redes para dar a vitória aos Blues por 1 a 0 sobre o Cardiff City no Ninian Park, logo neste primeiro jogo após entrar em campo substituindo Mike Fillery.

 

Hutchings estava muito feliz por ter se estabelecido como lateral do time amador Harrow Borough, mas os Blues viram algo a mais em Hutchings e acabaram contratando os seus serviços.


2. Chris Hutchings, em foto de 1981, com produtos vendidos na loja do Chelsea (Getty Images)

 

Após a sua chegada, mudaram-no para o meio de campo por causa da sua disposição enérgica e agressiva durante os jogos, além da predileção de descer ao ataque sempre que possível.

 

Além dos Blues, ele viria a jogar pelo Brighton & Hove Albion, Huddersfield Town, Walsall e Rotherham, fazendo 468 aparições profissionais ao longo de sua carreira.

 

Após a sua aposentadoria ele enveredou pela carreira de treinador e guiou o Bradford City na primeira vitória de Premier League da história do clube, na temporada de 2000-01, contra o Chelsea! *

 

* Chelsea On This Day: History, Facts & Figures from Every day of the Year - Mike Donovan.

 

3. Foto oficial do time do Chelsea, tirada em Stamford Bridge, para a temporada 1983-84. Quarta fileira (da esquerda para a direita): Keith Dublin, Peter Rhoades-Brown, Dale Jasper, Colin Pates, Mickey Droy, Nigel Spackman, Joe McLoughlin, Colin Lee e Paul Canoville. Terceira fileira (da esquerda para a direita): Norman Medhurst (assistente de treinador), Ian Braithwaite, Pat Nevin, John Hollins, Joey Jones, Eddie Niedzwiecki, Steve Francis, Tony McAndrew, Kerry Dixon, Clive Walker e Peter Bonetti (treinador de goleiros); Segunda fileira, sentados (da esquerda para a direita): Ian McNeill (assistente de treinador), Mike Fillery, Chris Hutchings, Leo Donnellan, John Neal (treinador), John Bumstead, David Speedie, Perry Baldacchino e Jimmy Hendry (assistente de treinador). Primeira fileira, sentados (da esquerda para a direita): Phil Priest, Robert Isaac, Martin Nolan, Grant Lunn, Keith Jones, Robin Beste, Terry Howard e Stokley Sawyers (Hugh Hastings/Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes 

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Wolves neste dia

1976: Mike Bailey faz sua última aparição pelos Wolves; e

 

1989: Contratação de Paul Cook.

 

1. Mike Bailey (Getty Images)

Sábado, 30 de outubro de 1976

 

Mike Bailey jogou o seu último jogo pelos Wolves no empate por 2 a 2 com o Blackpool em Bloomfield Road, quando ele foi substituído no intervalo após sentir uma já recorrente lesão na coxa.

 

Ele foi considerado por muitos como um dos mais admiráveis capitães do esporte.

 

Ele se aposentou do futebol após breves períodos no Minesotta Kicks, dos Estados Unidos, e depois no Hereford United.

 

2. Esquerda para a direita Mike Bailey, John Farley e John Richards com a taça da League Cup, fotografados em Molineux no dia 6 de agosto de 1974 (Getty Images)

Segunda-feira, 30 de outubro de 1989

 

Paul Cook foi contratado pelos Wolves, por £250.000, junto ao Norwich City, sendo que este foi o valor mais alto recebido, à época, pelo clube de Carrow Road.

 

O meio-campista fez a sua estreia no empate sem gols com o Leicester City cinco dias depois.

 

Ele passou quase cinco anos em Molineux antes de se mudar para o Coventry City, que pagou £600.000 pelos seus serviços, após 214 aparições e 21 gols com a camisa dos Wolves. *

 

* Wolves On This Day: History, Facts & Figures from Every day of the Year - John Hendley ©.

 

3. Paul Cook (Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes 

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Spurs neste dia

1960: Vitória sobre o Newcastle United em St James’ Park; e

 

2008: Empate num North London Derby de oito gols, jogo de estreia de Harry Redknap à frente do clube.

 

1. Maurice Norman (Getty Images)

Sábado, 29 de outubro de 1960

 

Os Spurs ganham do Newcastle United por 4 a 3 em St James Park em frente do maior público da temporada para um a partida dos Magpies.

 

Apesar do gol de Maurice Norman ainda no começo do jogo, os Spurs foram para o intervalo em desvantagem no placar.

 

2. Esquerda para a direita: John White e Tommy Harmer (Getty Images)

Um destemido Tottenham voltou decidido para o segundo tempo com Johnny White e Cliff Jones dando a vantagem aos Spurs no jogo.

 

Entretanto, o Newcastle restaurou a igualdade, mas os Spurs não seriam contrariados quando Bobby Smith cabeceou para dar a vitória aos londrinos com 87 minutos de jogo.

 

3. Darren Bent marcando o seu gol (EPA/Daily Mail)

Sábado, 29 de outubro de 2008

 

Um frenético North London Derby termina empatado em 4 a 4 no Emirates Stadium graças ao gol de Aaron Lennon nos segundos finais de partida.

 

Foi o ex-Arsenal, David Bentley, quem abriu o placar com um potente chute de longa distância aos 13 minutos de jogo.

 

4. Aaron Lennon comemorando o seu gol (AFP)

Os rivais voltaram à carga com três gols sem resposta dos Lilywhites para chegar a uma liderança por 3 a 1, antes de Darren Bent diminuir essa desvantagem. 


Os Gunners, então, recuperaram a vantagem de dois gols um minuto depois, deixando os Spurs com uma montanha para escalar.

 

Os Lilywhites marcaram dois gols nos minutos finais de jogo para ganhar um ponto improvável quando Jermaine Jenas foi às redes, antes de Aaron Lennon marcar já nos acréscimos da partida, que foi a primeira de Harry Redknapp à frente da equipe. *

 

* Spurs on this day: History, Facts & Figures from Every day of the Year - David Clayton.

 

5. Harry Redknapp no seu jogo de estreia (PA Images)

Tradução: Sandro Pontes

Cityzens neste dia

1998: Chegada de Andy Morrison, um dos capitães mais marcantes da história dos Blues.

 

1. Andy Morrison (Sporting Heroes Net)

Quinta-feira, 29 de outubro de 1998

 

Andy Morrison chega em Maine Road por empréstimo junto ao Huddersfield Town.

 

Um líder nato, Morrison chegou no exato momento em que os jovens jogadores precisavam desesperadamente da liderança e do encorajamento enquanto estava sendo preparados para serem cobrados também, quando necessário.

 

Tendo custado meras £80.000, Royle inicialmente contratou o robusto meio-campista por empréstimo, mas o impacto que ele causou foi tão imediato que o negócio se tornou permanente poucos dias depois.

 

Rapidamente ele assumiu a braçadeira de capitão e marcou três gols nos seus quatro primeiros jogos, incluindo um espetacular voleio contra o Oldham Athletic.

 

2. Andy Morrison em ação contra Robbie Keane, então nos Wolves (Getty Images)

Morrison rapidamente se tornou um dos favoritos da torcida, pois os torcedores ficaram impressionados com a paixão que ele mostrava quando jogava pelo seu clube – e conduziu o time até os play-offs da Division Two.

 

Após uma vitória tensa nas semifinais contra o Wigan Athletic, ele capitaneou os Blues para uma das mais dramáticas partidas que Wembley já testemunhou, contra o Gillingham.

 

Perseguido por lesões nos seus anos seguintes de Maine Road até que, em 2002, ele e o City se separaram amigavelmente, mas embora tenha feito menos de 50 jogos pelo clube ele ainda é considerado um dos capitães mais inspiradores de todos os tempos no clube. *

 

* Manchester City on this day: History, Facts & Figures from Every day of the Year - David Clayton.

 

3. Andy Morrison ergue o troféu dos play-offs conquistado contra o Gillingham (PA)

Tradução: Sandro Pontes

Steve Perryman – Tottenham Hotspur

Steve Perryman passou longos 17 anos em White Hart Lane, numa carreira que se estendeu por três décadas nos Spurs e foi coroada com muitos troféus.

 

Mas, acima das conquistas, é a identificação de Perryman com a causa dos Spurs, que o faz um dos mais nobres torcedores, pois teve a rara oportunidade de defender as cores do clube que sempre amou.

 

Maiores detalhes da carreira de Perryman logo abaixo.

 

Boa leitura.

 

1. Steve Perryman (Getty Images)

Mais de 850 partidas disputadas na carreira falam por si mesmas. Numa trajetória pelos Spurs que se estendeu por três décadas diferentes, Steve Perryman estabeleceu o recorde de aparições com a camisa do Tottenham Hotspur, demonstrando um grau de lealdade e devoção com a causa dos Lillywhites que poucos outros clubes tiveram o privilégio de saborear em suas fileiras.

 

Desde o primeiro dia em que o muito cobiçado jovem Perryman, então com 17 anos, pisou em White Hart Lane, garantiu o seu lugar na admiração dos Spurs quando, polidamente, declinou de diversas propostas de outros clubes, pois tinha a convicção de que o Tottenham seria o melhor clube para ele desenvolver o seu talento.

 

Apesar de alguns revezes com o clube, especialmente o rebaixamento em 1977 e o sabido contínuo interesse dos times mais bem-sucedidos, inclusive com propostas de barganhas envolvendo o nome de Perryman, todas estas ofertas sendo devidamente recusadas pelo próprio jogador, que capitaneou o clube de volta à elite e às glórias, o que aumentou a admiração no clube do norte de Londres.

 

O que ajudou no alcance desta admiração foi algo que ocasionalmente fica em segundo plano e acaba por ofuscar a valorização de um jogador dentro dum clube, percebido por poucos, que é justamente a entrega e o comprometimento dele em White Hart Lane, além disso Steve Perryman foi um jogador excepcional!

 

2. Steve Perryman com uma champanha e o prêmio de Jogador do Mês recebidos em foto de 4 de outubro de 1977 (Getty Images)

A lealdade de Perryman com o clube é um raro atributo que ele carrega até os dias de hoje, mais de 40 anos depois que ele chutou a última bola pelo clube.

 

Em eventos com torcedores ou em eventos de caridade, ele devota horas conversando e dividindo memórias e carinhosas recordações acerca do clube que ele ama.

 

Se existe um jogador que mais precisamente entende o que é ser um torcedor do Tottenham e, ao expressar isso, ele estabelece um link com a ética desenvolvida na era de Bill Nicholson, este é Steve Perryman.

 

Perryman conquistou muitas medalhas com os Spurs, conquistando a Uefa Cup em 1972 e 1984 (jogando as duas partidas da final de 1972 e a primeira da de 1984, uma vez que ele esteve suspenso para a segunda partida), a FA Cup de 1981 e 1982 e a League Cup em 1971 e 1973.

 

Perryman também foi eleito Jogador do Ano pela Associação dos Cronistas Esportivos em 1982.

 

3. Steve Perryman, capitão do time, recebendo o troféu da FA Cup das mãos do Duque de Kent após a vitória dos Spurs sobre o QPR no replay da competição em 27 de maio de 1982 (Getty Images)

Ficha técnica:

 

Steve John Perryman

 

Nascimento: 21 de dezembro de 1951 em Ealing, Middlesex, Londres, Inglaterra

 

Carreira no Tottenham: 1969-1986

 

Aparições pelo Tottenham: 854

 

Gols: 39

 

Aparições pela Inglaterra: 1

 

Gols pela Inglaterra: 0 *

 

* When Football was football: Tottenham Hotspur, a nostalgic look at a century of the club - Adam Powley ©.

 

4. Card de Steve Perryman (Premier Footbal Cards)

Tradução: Sandro Pontes

Wolves neste dia