sexta-feira, 30 de abril de 2021

Saints neste dia

2006: Vitória sobre os Foxes e despedida de Marian Pahars.

 

1. Andrew Surman (Joe Giddens/PA Images/Getty Images)

Domingo, 30 de abril de 2006

 

Andrew Surman, um garoto local, marca o seu primeiro gol em St Mary’s quando os Saints encerraram a sua temporada com uma vitória por 2 a 0 sobre o Leicester City.

 

Surman marcou o seu gol logo após Ricardo Fuller abrir o placar na metade do primeiro tempo.

 

O resultado alçou o Southampton à 12ª colocação, mas talvez o momento mais memorável do jogo tenha sido a despedida do atacante Marian Pahars, que foi às lágrimas enquanto acenava para a torcida, que não chegou a uma cordo com o clube para renovar a extensão do seu contrato.

 

Apesar de ter se provado um atacante altamente eficiente com 43 gols em 137 aparições com a camisa dos Saints, as suas persistentes lesões no joelho impediram uma renovação contratual.

 

Ele se transferiu para o Anorthosis Famaugusta, do Chipre, mas novamente as lesões o perseguiram no novo clube e ele acabou deixando os cipriotas em janeiro de 2008. *

 

* Saints on This Day: History, Facts & Figures from Every day of the Year - Graham Hiley.

 

2. Marian Pahars (Tony Marshall/EMPICS/Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Foxes neste dia

1949: Derrota para os Wolves na final da FA Cup;

 

1962: Estreia de David Thompson;

 

1966: Graham Cross marca um “hat-trick” na vitória por 2 a 1 sobre o Forest;

 

1983: Empate com o Bolton Wanderers em Filbert Street; e

 

1986: Derrota para o Liverpool em Filbert Street.

 

1. Card de Mal Griffiths (Premier Football Cards)

Sábado, 30 de abril de 1949

 

A primeira final de FA Cup do Leicester City terminou em decepção, quando o time foi derrotado por 3 a 1 pelo Wolverhampton Wanderers em Wembley.

 

O City era o azarão da final, pois estava lutando contra o rebaixamento na Second Division (e jogou como se estivesse nesta divisão no primeiro tempo da partida).

 

Dois gols de Jesse Pye deram a vantagem aos Wolves por 2 a 0 antes da ida para o intervalo antes de Mal Griffiths, dois minutos após o retorno para o segundo tempo, diminuir a desvantagem dos Foxes, aproveitando-se de uma rara falha do goleiro dos Wolves, que deu rebote ao defender o forte chute de Ken Chisholm.

 

Chisholm gerou grande celebração na torcida dos Foxes quando marcou o segundo gol do time, encontrando o ângulo da meta adversária em belo voleio, aos 64 minutos, mas o tento foi invalidado pelo árbitro, que enxergou impedimento na origem do lance.

 

Um minuto após a invalidação Sammy Smyth marcou o terceiro gol dos Wolves dando, desta maneira, números finais ao confronto.

 

2. Time dos Foxes da temporada 1962-63. Segunda fileira (em pé) da esquerda para a direita: Colin Appleton, Frank McLintock, John King, A. Dowdells (assistente de treinador), Gordon Banks, John Sjoberg, Richard Norman, Terry Heath. Segunda fileira (sentados) da esquerda para a direita: Matt Gillies (treinador), David Thompson, Howard Riley, Jimmy Walsh, Ken Keyworth, Mike Stringfellow e Mr Walter Needham (presidente). Sentados no gramado (esquerda para a direita): Albert Cheesebrough e Len Chalmers (Colorsport)

Segunda-feira, 30 de abril de 1962

 

David Thompson marcou a sua estreia pelo Leicester City com um gol, anotado contra o Tottenham Hotspur pela First Division, em Filbert Street.

 

Graham Cross marcou o outro gol do City na derrota por 3 a 2 para os londrinos.

 

3. Graham Cross (Bob Thomas Sports Photography/Getty Images)

Sábado, 30 de abril de 1966

 

Graham Cross marcou todos os gols do jogo que terminou coma vitória do Leicester City por 2 a 1 sobre o Nottingham Forest em Filbert Street.

 

O seu gol contra as próprias redes abriu o placar para o Forest aos 20 minutos.

 

Ele foi às redes, desta vez para o lado certo, e empatou o confronto logo na retomada do jogo e, aos 33 minutos, marcou o gol que garantiu os pontos aos anfitriões.

 

4. Card de Graham Cross (Premier Football Cards)

Sábado, 30 de abril de 1983

 

O Leicester City de Gordon Milne alcançou a marca de 12 jogos invictos como mandante após o empate por 0 a 0 com o Bolton Wanderers em Filbert Street.

 

Era esperado que o City vencesse o adversário, que estava nas últimas colocações da Second Division, especialmente após a importante vitória sobre o Fulham por 1 a 0, em Craven Cottage, sete dias antes, o resultado de hoje manteve o time próximo do Top 3 da competição.

 

5. Gordon Milne (David Cannon/Getty Images)

Quarta-feira, 30 de abril de 1986

 

O Leicester se ficou seriamente ameaçado de rebaixamento à Second Division após a derrota por 2 a 0 para o Liverpool em Filbert Street.

 

O público de 25.779 espectadores viu os gols de Ian Rush e Ronnie Whelan e deixou a batalha pela sobrevivência na elite para a última rodada do torneio. *

 

* Leicester City On This Day & Miscelanny: Foxes Anedoctes, Legends, Stats & Facts - Matt Bozeat.

 

6. Capa do programa oficial da partida entre os Foxes e os Reds (LFC History)

Tradução: Sandro Pontes

Spurs neste dia

1910: Vitória sobre Chelsea em White Hart Lane;

 

1966: Derrota para os Clarets em Turf Moor;

 

1981: Derrota para os Wolves em Molineux; e

 

2006: Vitória sobre o Bolton Wanderers em White Hart Lane.

 

1. Billy Minter (Pinterest)

Sábado, 30 de abril de 1910

 

Chegando o final da temporada, uma partida do tipo tudo ou nada entre os Spurs e o Chelsea com o vitorioso escapando de ser rebaixado da First Division e o perdedor sendo condenado à Second Division.

 

Os Spurs eram o melhor time naquele dia e alegrou os mais de 35.000 espectadores com gols de Billy Minter e Percy Humphreys que deram a vitória aos Spurs por 2 a 1 e condenaram o Chelsea ao rebaixamento.

 

2. Percy Humphreys (Pinterest)

Sábado, 30 de abril de 1966

 

As esperanças dos Spurs de terminar a temporada no Top 5 esvaneceram-se com a derrota de 1 a 0 para o Burnley, que ficou em segundo lugar na tabela de classificação, em Turf Moor.

 

No geral foi uma campanha medíocre mas, pelo menos, os torcedores dos Spurs tiveram uma consolação, uma vez que o Arsenal tinha chegado na penúltima rodada batalhando contra o rebaixamento e perdeu o seu jogo por 3 a 0 para o Aston Villa naquele mesmo dia, adiando por mais uma semana o sofrimento dos Gunners.

 

3. Capa do programa oficial da partida entre os Wolves e os Spurs (eBay)

Sábado, 30 de abril de 1981

 

Os Wolves dão um enorme passo para a permanência na elite com uma vitória de 1 a 0, numa partida tensa, contra os Spurs em Molineux.

 

O time de Keith Burnkinshaw não conseguiria nada melhor do que uma nona colocação com apenas uma rodada restante para o fim da temporada.

 

Para os Wolves esta vitória significou pular fora das três últimas posições da tabela e, mais uma vez, se tornar senhor do seu próprio destino – também foi uma vingança pela derrota frente aos Spurs na semifinal da FA Cup dias atrás.

 

Enquanto isso o Manchester City esperava na final da FA Cup, que os Lillywhites acreditavam que poderia ser um fantástico encerramento de temporada.

 

4. Keith Burkinshaw (Bob Thomas/Getty Images)

Sábado, 30 de abril de 2006

 

Aaron Lennon marca após 60 minutos de jogo para dar a vitória de 1 a 0 aos Spurs sobre o Bolton Wanderers em White Hart Lane.

 

Numa partida descomprometida os Trotters tentaram perturbar o time de Martin Jol com um jogo duro e objetivo – o modus operandi de Sam Allardyce no futebol, muitos dirão – mas os Spurs conseguiram superar o desafio e garantiram os três pontos em disputa que a ampliava a distância para o Arsenal para sete pontos na quinta colocação na batalha pela vaga na Champions League. *

 

* Spurs on this day: History, Facts & Figures from Every day of the Year - David Clayton.

 

5. Aaron Lennon (PA Images)

Tradução: Sandro Pontes

quinta-feira, 29 de abril de 2021

Gunners neste dia

1950: Conquista da FA Cup diante do Liverpool;

 

2009: Derrota para os Red Devils na partida de ida das semifinais da Champions League; e

 

2018: Derrota para o Manchester United em Old Trafford, mas Henrikh Mkhitaryan fez história na Premier League.

 

1. Joe Mercer com a taça recém-conquistada (Getty Images)

Sábado, 29 de abril de 1950

 

O Arsenal ganhou a FA Cup ao bater o Liverpool por 2 a 0 com dois gols de Reg Lewis, um em cada tempo do jogo.

 

Incrivelmente o capitão do Arsenal, Joe Mercer, treinou com o time do Liverpool na preparação para a final – ele tinha uma mercearia em Wallasey (cidade da região metropolitana do Merseyside), enquanto os seus companheiros de Arsenal viajaram para Brighton para respirar ar puro.

 

2. Card de Reg Lewis (Premier Football Cards)

Quarta-feira, 29 de abril de 2009

 

O Manchester United bateu o Arsenal por 1 a 0 em Old Trafford em jogo válido pela partida de ida das semifinais da Champions League.

 

3. Jogadores em ação durante a partida em Old Trafford (Getty Images)

Domingo, 29 de abril de 2018

 

Os Gunners foram derrotados por 2 a 1 pelo Manchester United em Old Trafford.

 

Paul Pogba abriu o placar para os Red Devils aos 16 minutos, antes de Henrikh Mkhitaryan restaurar a igualdade no placar seis minutos após o retorno do intervalo, contudo, já nos acréscimos da partida, Marouane Fellaini deu números finais ao jogo.

 

A vitória também significou que o Manchester United agora defende uma invencibilidade de 11 jogos contra os Gunners como mandante, algo que não acontecia desde março de 1961 (Os Gunners perderam oito jogos desta sequência incômoda).

 

Outro detalhe curioso é que Henrikh Mkhitaryan se tornou o primeiro jogador a marcar a favor e contra os Red Devils na mesma temporada na Premier League (ele veio para os Gunners como contrapeso da contratação do chileno Alexis Sánchez pelo time Mancunian na janela de transferências de inverno). *

 

* Arsenal on this day: History, Facts & Figures from Every day of the Year - Paul Donneley.

 

4. Uma celebração contida de Henrikh Mkhitaryan por conta de sua passagem anterior pelos Red Devils (Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Foxes neste dia

1961: Estreia de Graham Cross; e

 

1978: Vitória sobre o Newcastle em Filbert Street.

 

1. Graham Cross (Sporting Heroes Net)

Sábado, 29 de abril de 1961

 

O Leicester City proporcionou a estreia de Graham Cross aos 17 anos e ele marcou logo na sua primeira partida com a camisa dos Foxes na vitória de 3 a 2 sobre o Birmingham City, clube da cidade onde ele nasceu, pela Divison One.

 

Howard Riley e Ken Leek marcaram os outros gols para os Foxes.

 

Cross também marcou na sua estreia pelos reservas quando ele contava com apenas 15 anos.

 

2. Card de Ken Leek (Premier Football Cards)

Sábado, 29 de abril de 1978

 

A vitória do Leicester City por 3 a 0 sobre o Newcastle, na última rodada da temporada, veio tarde demais para livrar o time do rebaixamento para a Division Two.

 

Os gols de Mark Goodwin, Roger Davies e Geoff Salmons pelo menos deram aos torcedores dos Foxes um fim digno de temporada. *

 

* Leicester City On This Day & Miscelanny: Foxes Anedoctes, Legends, Stats & Facts - Matt Bozeat.

 

3. Geoff Salmons (Sporting Heroes Net)

Tradução: Sandro Pontes

Rangers neste dia

1953: Vitória sobre os Dons na Scottish Cup no último título de Billy Struth à frente do clube.

 

2. Billy Simpson (Site Rangers FC)

Sábado, 29 de abril de 1953

 

Bill Struth saboreou a vitória na Scottish Cup pela última vez durante o seu glorioso reinado como treinador dos Rangers quando ele conduziu o seu time para uma vitória simples contra o Aberdeen no Hampden Park.

 

Foi preciso de um replay para decidir o destino do famoso troféu, com os times tendo empatado em 1 a 1 o primeiro jogo quatro dias antes.

 

Billy Simpson, que havia perdido a primeira partida por estar machucado, marcou o gol decisivo, que garantiu o título. Ele retomou o seu lugar no time ocupando a vaga de Paton, que havia sido seu substituto na partida anterior. *

 

* Rangers on this day: History, Facts & Figures from Every day of the Year - Paul Smith.

 

2. Bill Struth (Pinterest)

Tradução: Sandro Pontes

Red Devils neste dia

1911: vitória sobre o Sunderland e conquista do segundo título de Liga do United;

 

1970: Old Trafford recebe a terceira final de FA Cup da sua história; e

 

1972: Vitória sobre o Stoke City e recorde de George Best.

 

1. Ernest Mangnall (Pinterest)

Sábado, 29 de abril de 1911

 

O Manchester United assegura o seu segundo título de Liga sob o comando de Ernest Mangnall com numa vitória de 5 a 1, em casa, sobre o Sunderland.

 

Os gols foram marcados por Harold Halse (2), Jimmy Turnbull, Enoch West e um gol contra as próprias redes de Albert Hamilton.

 

O United terminou um ponto à frente do Aston Villa, apesar de ter goleado o seu mais próximo rival por 4 a 2 na penúltima partida da temporada.

 

2. Card de Enoch West (Vintage Footballers)

Quarta-feira, 29 de abril de 1970

 

Old Trafford recebe a sua terceira final de FA Cup na história.

 

Cerca de 28 milhões de telespectadores e mais 62.000 espectadores testemunharam um combate puro-sangue no primeiro replay de final em 58 anos.

 

O árbitro Eric Jennings somente advertiu um jogador – Ian Hutchinson -, mas em 1997, o árbitro David Elleray, ao analisar o jogo, acredita que a partida geraria 20 amarelos e seis vermelhos se ele tivesse sido jogado em tempos modernos.

 

Peter Osgood empata o jogo aos 78 minutos após o gol de Mick Jones que abriu o placar para o Leeds ainda na primeira etapa e antes do gol de David Webb, já na prorrogação, que cabeceou para a vitória e o título do Chelsea.

 

3. Capa do programa oficial da final em Old Trafford (eBay)

Sábado, 29 de abril de 1972

 

George Best marca o seu 18º gol da temporada e se torna o primeiro jogador do United a encerrar cinco temporadas seguidas como o artilheiro da equipe.

 

Ele marca o primeiro na vitória de 3 a 0 sobre o Stoke City em Old Trafford, na partida final daquela temporada. Bobby Charlton e Ian Storey-Moore deram números finais ao placar.

 

O total de gols marcados, ao fim das quatro temporadas anteriores, foram os seguintes: 28 (1967-68), 19 (1968-69), 15 (1969-70) e 18 (1970-71). *

 

* Manchester United on this day: History, Facts & Figures from Every day of the Year - Mike Donovan.

 

4. George Best (Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Wolves neste dia