segunda-feira, 31 de maio de 2021

Rangers neste dia

1967: Um bravo time dos Rangers não conseguiu fazer frente ao poderoso Bayern na final da European Cup Winners’ Cup em Nuremberg.

 

1. Roger Hynd que marcou um gol na final com o Bayern, mas foi anulado (Daily Record/PA Images)

Quarta-feira, 31 de maio de 1967

 

Houve lágrimas e frustração em Nuremberg quando o bravo Rangers caiu por 1 a 0 frente ao poderoso Bayern Munich na final da European Cup Winners’ Cup.

 

Tendo feito o melhor contra os irlandeses do Glentoran, os alemães do Borussia Dortmund, os espanhóis do Real Zaragoza e os búlgaros do Slavia Sofia ainda havia um último obstáculo a ser superado.

 

E esta se provou uma tarefa muito distante de ser executada pelo time de Scot Symon, que conduziu o seu time à segunda final continental, tendo perdido na mesma competição em 1961, e fazer um gol contra o bem organizado time do Bayern se mostrou impossível (embora o Rangers tenha um gol, marcado por Roger Hynd, invalidado). *

 

* Rangers on this day: History, Facts & Figures from Every day of the Year - Paul Smith.

 

2. Roger Hynd momentos antes de marcar o gol que seria invalidado (Keystoen/Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

domingo, 30 de maio de 2021

Liverpool neste dia

1984: A quarta European Cup da história do Liverpool foi arrebatada na Cidade Eterna, casa da Roma, adversário da final e, ainda por cima, na loteria dos pênaltis.

 

1. Capa do programa oficial da final (eBay)

Quarta-feira, 30 de maio de 1984

 

Alan Kennedy, herói da última final de European Cup disputada pelo Liverpool, três anos antes, repete a façanha novamente quando marca o pênalti decisivo na disputa de penalidades para dar o quarto título da competição para os Reds.

 

O jogo, disputado contra o time italiano da AS Roma – no Estádio Olímpico em Roma – é lembrado pelo goleiro zimbabuano, Bruce Grobbelaar tirando a concentração dos batedores dos pênaltis do time romano com suas infames “pernas de espaguete”, que acabou fazendo Bruno Conti e Francesco Graziani chutarem as suas cobranças por cima da trave.

 

2. Phil Neal, braços erguidos ao lado da bola, comemora o seu gol marcado no time da Roma (Bob Thomas Sports Photography/Getty Images)

Phil Neal abriu o placar para os Reds aos 13 minutos e Roberto Pruzzo igualou faltando três minutos para o intervalo.

 

Foi um triunfo contra todas as expectativas e uma noite que se tornou famosa na história do Liverpool. *

 

* Liverpool on this day: History, Facts & Figures from Every day of the Year - David Clayton.

 

3. Alan Kennedy cobrando o pênalti decisivo, que venceu Franco Tancredi, goleiro da Roma, e deu o título aos Reds (Peter Robinson/EMPICS/Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

sábado, 29 de maio de 2021

Rangers neste dia

1993: Uma improvável final de Scottish Cup no Celtic Park, onde os Rangers bateram o Aberdeen; e

 

1999: Mais uma Scottish Cup, desta vez em Hampden Park e sobre o Celtic para encerrar mais uma temporada.

 

1. Mark Hateley em ação durante a final contra os Dons (Paul Marriott/EMPICS/Getty Images)

Sábado, 29 de maio de 1993

 

Walter Smith se tornou um vencedor de Treble pelos Rangers quando os seus comandados completaram a temporada com um triunfo por 2 a 1, na final da Scottish Cup, sobre o Aberdeen no Celtic Park.

 

Neil Murray e Mark Hateley fizeram os gols da partida perante a mais de 50.000 torcedores – incluindo milhares de fãs dos Gers que agarraram um pedaço da história de Parkhead para si próprios quando se tornaram os últimos a ocupar o setor conhecido como Jungle em um jogo oficial.

 

Os trabalhos de readaptação daquele setor começariam no verão daquele mesmo ano.

 

2. Neil Murray é celebrado por Dave McPherson, camisa 5, e Richard Gough, camisa 4, após marcar o seu gol na final (SNS Group/Getty Images)

Sábado, 29 de maio de 1999

 

O novo visual do remodelado Hampden Park recebeu a sua primeira final de Scottish Cup e em que dia inesquecível este se transformou!

 

Dick Advocaat, no fim da sua primeira temporada à frente dos Rangers, estava apontando para um Treble perfeito e os seus homens o conquistaram num jogo muito duro frente ao Celtic, que terminou com vitória de 1 a 0 para o time de Ibrox graças ao gol de Rod Wallace com apenas cinco minutos do segundo tempo e que levou o lado azul de Glasgow ao delírio. *

 

* Rangers on this day: History, Facts & Figures from Every day of the Year - Paul Smith.

 

3. Rod Wallace celebrando após marcar o seu gol na final (Ben Curtis/PA Images/Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Magpies neste dia

1969: O Newcastle sai na frente na primeira partida da decisão da Inter-Cities Fairs Cup contra o time húngaro do Ujpest Dozsa em St James’ Park.

 

1. Capa do programa oficial da primeira partida da final (eBay)

Quinta-feira, 29 de maio de 1969

 

O Newcastle dá um grande passo para conquistar a Inter-Cities Fairs Cup ao bater o Ujpest Dozsa por 3 a 0 na partida de ida da final do torneio.

 

59.234 espectadores estão dentro de St James’ Park (com muitos mais em árvores, janelas de prédios e telhados de casas ao redor do estádio) para ver os Geordies assumirem o comando da partida com gols de Bobby Moncur (um fato raro), Preben Arentoft e Jim Scott.

 

Agora, a partida de volta os aguarda na Hungria. *

 

* Newcastle United on this day: History, Facts & Figures from Every day of the Year - David Potter.

 

2. Bryan Robson em ação durante a partida contra os húngaros em St James' Park (Staff/Mirrorpix/Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Red Devils neste dia

1968: Wembley se abre para uma ocasião especialíssima: coroar o Manchester United como o primeiro clube inglês a ganhar uma European Cup!

 

1. Bobby Charlton, no centro, marcando um dos seus gols na partida (Popperfoto/Getty Images)

Quarta-feira, 29 de maio de 1968

 

Dez anos depois, um time construído a partir da tragédia de Munique dá a Matt Busby o troféu que ele mais desejava, a European Cup.

 

Há lágrimas de alegria quando os jogadores abraçam o lendário treinador no gramado de Wembley após a goleada por 4 a 1 sobre o Benfica na prorrogação.

 

2. Brian Kidd pulando ao comemorar o seu gol marcado na final (Popperfoto/Getty Images)

Bobby Charlton abriu o placar para o United antes do time português forçar os 30 minutos adicionais, durante os quais George Best, Brian Kidd, no dia do seu 19º aniversário, e Charlton novamente fazem os gols que transformam o United no primeiro clube inglês a vencer a competição. *

 

* Manchester United on this day: History, Facts & Figures from Every day of the Year - Mike Donovan.

 

3. Capa do programa oficial da final (eBay)

Tradução: Sandro Pontes

Blues neste dia

1905: O Chelsea é indicado para a Second Division da Football League.

 

1. Distintivo do Chelsea utilizado entre 1905 e 1952 (Pinterest)

Segunda-feira, 29 de maio de 1905

 

Surpreendentemente o Chelsea é indicado para a Second Division da Football League mesmo ainda não tendo chutado uma bola.

 

Frederick Parker, que havia orientado Gus Mears a fundar o clube, lançou mão das suas habilidades persuasivas mais uma vez, esta a razão do convite ao clube.

 

Isto significava que a Southern League não tinha nada a fazer com os Blues e o Chelsea simplesmente se juntou a Football League amplamente dominada por times do norte.

 

Juntamente com os Blues aderiam à Football League o Clapton Orient, o Leeds City e o Hull City. *

 

* Chelsea on this Day: History, Facts & Figures from Every day of the Year - Mike Donovan.

 

2. Gus Mears (Site The Royal Parks)

Tradução: Sandro Pontes

Cityzens neste dia

1949: Nascimento de Brian Kidd.

 

1. Brian Kidd (Peter Robinson/EMPICS/Getty Images)

Domingo, 29 de maio de 1949

 

Nascimento de Brian Kidd, no norte de Manchester.

 

Kidd forjou uma carreira bem-sucedida no Manchester United e depois no Arsenal, antes de se juntar ao Manchester City num acordo de £110.000 em 1076.

 

“Kiddo” desempenhou um papel vital no bem-sucedido City do meio dos anos 1970s e parecia desfrutar das provocações direcionadas a um ou dois ex-companheiros durante os derbies.

 

Ele demorou dez jogos para marcar o seu primeiro gol com a camisa do clube e, no fim de novembro, ele contava com apenas um em treze jogos.

 

Mas, se ainda pairavam dúvidas acerca da sua capacidade, elas foram firmemente afastadas quando Kidd, repentinamente, entrou em forma e as bolas começaram a entrar nas redes adversárias.

 

Ele marcou dez gols nos seus sete jogos seguintes, além de marcar quatro gols na vitória do City sobre o Leicester City por 5 a 0 e terminar a temporada com 21 gols em 39 partidas pelo clube.

 

As suas performances quase ajudaram o City a conquistar a First Division na sua primeira temporada em Maine Road.

 

Kidd marcou 57 gols em 128 aparições pelos Blues antes de se juntar ao Everton, que pagou £150.000 pelos seus préstimos, em março de 1979. *

 

* Manchester City on this day: History, Facts & Figures from Every day of the Year - David Clayton.

 

2. Foto oficial, tirada em Maine Road em agosto de 1976, do time do Manchester City para a temporada 1976-77. Terceira fileira (esquerda para a direita): Dave Watson, Joe Royle, Keith MacRae, Joe Corrigan, Tommy Booth e Tony Henry. Fileira do meio (esquerda para a direita): Roy Bailey (assistente de treinador), Peter Barnes, Glyn Pardoe, Kenny Clements, Paul Power, Mick Docherty, Mike Lester, Willie Donachie, Gary Owen e Fred Griffiths (fisioterapeuta). Primeira fileira (esquerda para a direita): Tony Book (treinador), Ged Keegan, Dennis Leman, Brian Kidd, Mike Doyle, Asa Hartford, Colin Bell, Dennis Tueart e Bill Taylor (assistente de treinador) - (Harry Ormesher/Popperfoto/Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Rangers neste dia

1979: Os Rangers vencem a Scottish Cup tendo como adversário o time dos Hibs numa decisão muito acirrada em que se precisou de dois replays para apurar o campeão.

 

1. Derek Johnstone cabeceando uma bola durante um jogo com os Hibs (Getty Images)

Domingo, 28 de maio de 1979

 

A decepção por perder o título da Liga para o Celtic nas últimas semanas da temporada 1978-79 foi atenuada pela vitória na final da Scottish Cup contra os Hibs, com Derek Johnstone marcando dois e Bobby Duncan marcando um gol contra as próprias redes quando o time de John Greig se sagrou campeão graças a uma vitória de 3 a 2 no segundo replay.

 

A primeira partida e o primeiro replay acabaram empatados em 0 a 0, levando a três jogos, no espaço de apenas 16 dias, entre os dois times.

 

Um encontro pela Liga, três dias depois da decisão, viu o time de Easter Road ganhar por 2 a 1 em Leith. *

 

* Rangers on this day: History, Facts & Figures from Every day of the Year - Paul Smith.

 

2. Times em ação durante a partida (Alamy Stock Photo)

Tradução: Sandro Pontes

Celtic neste dia

2005: O Celtic ganhou mais uma Scottish Cup, ao bater o Dundee United na final, mas perdeu o seu treinador Martin O’Neill.

 

1. Alan Thompson, o herói da partida, erguendo o troféu da Scottish Cup (SNS Group/Getty Images)

Sábado, 28 de maio de 2005

 

50.385 espectadores estão no Hampden Park para uma final de Scottish Cup incomum e sem brilho num dia miseravelmente chuvoso e enevoado, mais se parecendo com novembro do que maio, entre Celtic e Dundee United.

 

Os torcedores do Celtic permanecem tristes, pois o seu time havia jogado fora as chances de título da Liga em Motherwell no último domingo no que ficou conhecido como Black Sunday e, no meio da semana, foi anunciado que Martin O’Neill deixaria o clube para cuidar da sua esposa doente.

 

Alan Thompson marca logo aos dez minutos de partida e o Celtic conserva vantagem pelo resto do jogo.

 

Ainda haveria tempo de ver Chris Sutton perder um pênalti e o Celtic ter sorte quando Gary Kenneth quase empatou o jogo num forte chute já nos acréscimos da partida.

 

O jogo acabou e Martin O’Neill ganhou o seu último troféu com o Celtic. *

 

* Celtic on this day: History, Facts & Figures from Every day of the Year - David Potter.

 

2. Capa do programa oficial da final (eBay)

Tradução: Sandro Pontes

quinta-feira, 27 de maio de 2021

Spurs neste dia

1982: Mais uma FA Cup conquistada pelos Spurs, desta vez ao bater o QPR no replay, no ano centenário do clube.

 

1. Glenn Hoddle cobrando o pênalti que, em última instância, decidiria a final (Bob Thomas Sports Photography/Getty Images)

Quinta-feira, 27 de maio de 1982

 

Wembley estava quase se tornando uma segunda casa para os Spurs quando eles encaram o QPR pelo replay da final da FA Cup e, desta vez, os Lillywhites se deram bem.

 

Graham Roberts é derrubado dentro da área, dando a Glenn Hoddle a oportunidade de colocar o seu time à frente no placar – e ele, de bom grado, o fez.

 

Os Rangers, contudo, não se entregaram e foram para cima dos Spurs com a esperança de marcar um gol que empatasse a partida, mas Ray Clemence estava no auge da sua forma e conseguiu afastar tudo o que os Hoops tentaram contra a meta defendida por ele.

 

A vitória significou que os Spurs haviam ganho todas a sete finais de FA Cup que havia disputado na história – um verdadeiro recorde! *

 

* Spurs on this day: History, Facts & Figures from Every day of the Year - David Clayton.

 

2. Time dos Spurs posa com a taça recém-conquistada em Wembley (Steve Powell/Allsport/Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Rangers neste dia

1961: Derrota para a Fiorentina na final da European Cup Winners’ Cup; e

 

2000: Vitória sobre o Aberdeen e conquista de mais uma Scottish Cup na história do clube.

 

1. Card de Alex Scott (Football Premier Cards)

Sábado, 27 de maio de 1961

 

O sonho de conquistar o primeiro título continental terminou em decepção quando o time de Scot Symon perdeu por 2 a 1 a segunda partida da decisão da European Cup Winners’ Cup contra a Fiorentina.

 

O gol de Alex Scott deu um fio de esperança, mas o estrago já estava feito quando os italianos ganharam por 2 a 0 em Ibrox.

 

2. Giovanni Van Bronckhorst em ação pelos Rangers (Michael Cooper/Getty Images)

Sábado, 27 de maio de 2000

 

O desastre se abateu sobre o Aberdeen com somente um minuto de jogo da decisão da Scottish Cup quando o veterano goleiro Jim Leighton sofreu uma fratura no rosto.

 

O treinador dos Dons, Ebbe Skovdhal, não havia trazido um goleiro reserva para o banco, então teve que improvisar com o atacante Robbie Winters como o menos improvável substituto.

 

O time dos Rangers tirou total proveito da situação e marcou quatro gols nos desesperados homens de Pittodrie.

 

Os gols foram divididos entre Giovanni Van Bronckhorst, Tony Vidmar, Billy Dodds e Jorg Albertz quando o time de Dick Advocaat consolidou a vitória que valeu o centésimo troféu da história do clube. *

 

* Rangers on this day: History, Facts & Figures from Every day of the Year - Paul Smith.

 

3. Time com a taça recém-conquistada (Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Wolves neste dia