terça-feira, 31 de agosto de 2021

Chelsea – Experts em arremessos longos

O arremesso lateral para a área adversária foi uma invenção dos Blues, ainda no fim dos anos 1930s, que utilizou o recurso como mais uma arma ofensiva do time, primeiro com Sam Weaver e depois, nos anos 1970s, com Ian Hutchinson.

 

Maiores detalhes abaixo.

 

Boa leitura.

 

1. Sam Weaver demonstrando o seu famoso arremesso lateral para os seus colegas no campo de Stamford Bridge em 1936 (J. A. Hampton/Topical Press Agency/Hulton Archive/Getty Images)

No fim dos anos 1930s o Chelsea se tornou o primeiro time a usar o arremesso lateral como uma poderosa arma de ataque, graças á habilidade, e força nos braços, do meio-campista Sam Weaver, que conseguia mandar a bola na marca do pênalti da equipe adversária em seus arremessos.

 

De acordo com o relato de jornais da época, alguns dos seus arremessos conseguiam alcançar a segunda trave adversária, uma distância que somente os maiores especialistas no quesito conseguiriam alcançar.

 

Weaver, entretanto, é menos lembrado do que Ian Hutchinson que, celebremente, deu origem ao lance vencedor dos Blues no replay da decisão da FA Cup com um mega-arremesso diretamente na marca do pênalti do Leeds United.

 

“Hutch” era uma espécie de aberração da natureza, pela sua força nos arremessos, oriundos de uma hipermobilidade nas articulações dos ombros, que lhe permitiam arremessar a bola a longas distâncias.

 

Então era comum, quando o Chelsea ganhava um arremesso lateral próximo à área adversária, os comentaristas esportivos frequentemente descreviam o lance como “tão bom como um escanteio”, pois sabiam da destreza de Hutchinson nestas jogadas. *

 

* The Chelsea Miscellany - Clive Batty.

 

2. Ian Hutchinson cobrando um lateral durante uma partida dos Blues (Express/Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes


segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Burnley – Recorde indesejado

Uma tarde chuvosa de pesadelo é como pode ser resumida a performance dos Clarets frente ao Manchester City, pela Premier League, em Turf Moor naquele 3 de abril de 2010 e, para aumentar o drama, o clube ainda sofreu um recorde indesejado ao ver sua defesa sofrer um hat-trick indesejado num curto espaço de tempo.

 

Maiores detalhes abaixo.

 

Boa leitura.

 

1. Steven Fletcher em ação durante a partida contra o City (Alex Livesey/Getty Images)


Os Clarets estabeleceram um recorde indesejado na Premier League em maio de 2010, quando sofreram os três gols, na goleada sofrida diante do Manchester City, em Turf Moor, em apenas sete minutos.

 

A bem da verdade esta marca igualou-se ao feito do Oldham Athletic, que também marcou três gols em igual tempo em 27 de agosto de 1994, uma vitória por 3 a 0 em Boundary Park pela Division One.

 

No que foi um jogo extraordinário Emanuel Adebayor abriu o placar para os visitantes, após receber assistência de Adam Johnson, aos quatro minutos, antes de Craig Bellamy recebendo passe de Carlos Tevez, marcar o segundo gol do jogo um minuto depois.

 

Tevez, então, ampliou a vantagem do City para 3 a 0 com apenas sete minutos de partida, com os Blues ainda indo às redes mais duas vezes, antes do intervalo, para ampliar o massacre para 5 a 0, gols de Patrick Vieira e Emmanuel Adebayor novamente.

 

2. Carlos Tevez comemorando o seu gol, e terceiro do City, que estabeleceu o recorde indesejado em Turf Moor (Alex Livesey/Getty Images)


Como chovia torrencialmente, durante o intervalo, o gramado começou a encharcar, pois a drenagem já não era o suficiente para conter o volume de águas da chuva, então a única esperança era a de que o árbitro abandonasse à partida sem os times voltarem ao campo.

 

Porém, o árbitro Alan Wiley autorizou a volta para a disputa do segundo tempo e o jogo se tornou uma espécie de farsa, pois ambos os times notadamente não conseguiam mais jogar num gramado impróprio.

 

Mesmo assim houve tempo de Vincent Kompany marcar o sexto gol dos visitantes, aos 58 minutos, e os torcedores locais terem um motivo para aplaudir, que foi quando Steven Fletcher marcou o único gol dos anfitriões, aos 71 minutos, na derrota por 6 a 1 para os Cityzens. *

 

* Burnley FC Miscelanny - David Clayton.

 

3. O árbitro Alan Wiley conversando com o defensor Kolo Toure durante a partida em Turf Moor (Alex Livesey/Getty Images)


Tradução: Sandro Pontes

 

domingo, 29 de agosto de 2021

Hornets neste dia

1964: Derrota para o Gillingham pela Third Division;

 

1978: Vitória sobre o Newcastle United pela League Cup; e

 

2007: Contratação de Nathan Ellington.

 

1. Dennis Bond (Evening Standard/Hulton Archive/Getty Images)

Sábado, 29 de agosto de 1964

 

Dois gols, em cobranças de pênalti, foi uma espécie de prêmio de consolação para os Hornets, batidos por 5 a 2 pelo Gillingham numa partida da Third Division fora de casa.

 

Fazendo a sua estreia pelos visitantes estava Dennis Bond, um jovem meio-campista de 17 anos, que havia jogado pelo time juvenil naquela mesma manhã.

 

Um hábil e criativo meio-campista, Bond viria a fazer mais de 300 aparições pelos Hornets ao longo de três passagens que ele alternou quando jogou pelos Spurs, onde foi dirigido pelo lendário treinador Bill Nicholson, e pelo Charlton Athletic.

 

2. Esquerda para a direita: o treinador Graham Taylor e Luther Blissett, celebrando por ter sido votado como 'Futebolista do Mês' (outubro) pelo The Evening Standard em foto de 6 de novembro de 1978 (Evening Standard/Hulton Archive/Getty Images)

Terça-feira, 29 de agosto de 1978

 

O Watford enfrentou o Newcastle United, dirigido por Bill McGarry, ex treinador dos Hornets, pela Segunda Rodada da League Cup em Vicarage Road.

 

Os visitantes estavam vencendo por um gol até metade do segundo tempo antes de Graham Taylor colocar em campo o jovem Luther Blissett, então com 20 anos, que foi às redes duas vezes, marcando os seus primeiros gols na temporada e classificando os Hornets para a próxima etapa da competição.

 

A carreira vacilante de Blissett em Vicarage Road sofreu uma reviravolta a partir deste jogo e o atacante viria a contabilizar 28 gols ao término da temporada 1978-79.

 

3. Nathan Ellington (Jed Leicester/Getty Images)

Quarta-feira, 29 de agosto de 2007

 

O Watford contratou Nathan Ellington, junto ao West Bromwich Albion, pelo então valor recorde de £3,25 milhões, valor este que poderia subir ainda mais a depender de apariçõee e gols que ele viesse a fazer pelo clube.

 

Tony Mowbray, treinador dos Baggies, declarou que “o clube conseguiu um excelente valor pela venda de Ellington”.

 

Contudo, o ex atacante do Wigan Athletic frustrou as expectativas e teve uma passagem decepcionante por Vicarage Road.

 

Após inicialmente não conseguir se firmar no time titular, que tinha Marlon King e Darius Vassell em excelente forma.

 

Após a saída de King ele não conseguiu atuações consistentes e acabou sendo emprestado ao Derby County no verão de 2008. *

 

* Watford on this day: History, Facts & Figures from Every day of the Year - Matt Rowson.

 

4. Nathan Ellington em ação pelos Hornets (Dean Mouhtaropoulos/Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Wolves neste dia

1956: Contratação do goleiro Malcolm Finlayson;

 

1981: Vitória sobre o Liverpool em Molineux; e

 

1984: O meio-campista Neville Hamilton sofre um ataque cardíaco durante uma sessão de treinos.

 

1. Malcolm Finlayson (S&G/PA Images/Getty Images)

Quarta-feira, 29 de agosto de 1956

 

Contratação do goleiro Malcolm Finlayson, junto ao Millwall, para substituir o lendário Bert Williams, também goleiro da Inglaterra.

 

Finlayson que viria a ganhar duas medalhas de campeão da Liga e uma de FA Cup com os Wolves, fez a sua estreia alguns dias depois na derrota caseira por 2 a 1 para o Leeds United.

 

Ele fez 13 aparições na sua primeira temporada em Molineux.

 

2. Mick Matthews em ação pelos Wolves (Bob Thomas Sports Photography/Getty Images)

Sábado, 29 de agosto de 1981

 

Um triunfo caseiro sobre o Liverpool por 1 a 0, na rodada de abertura da temporada, trouxe a esperança de uma campanha decente após um desapontador 18º lugar na temporada anterior.

 

Mas as expectativas seriam frustradas quando os Wolves terminariam temporada três posições abaixo da temporada 1979-80 e seriam rebaixados.

 

Mick Matthews marcou o gol da vitória dos anfitriões sobre os Reds.

 

3. Capa do programa oficial da partida contra os Reds (LFC History)

Quarta-feira, 29 de agosto de 1984

 

O meio-campista Neville Hamilton sofreu um ataque cardíaco durante uma sessão de treinos e após a sua recuperação os médicos recomendaram-no abandonar a carreira pelo risco de uma nova parada cardíaca.

 

Ele havia sido contratado junto ao Rochdale naquele verão e fez uma aparição, numa partida de pré-temporada, contra o Aston Villa.

 

Tragicamente ele faleceu no Leicester Hospital, aos 48 anos, em fevereiro de 2009, após ser submetido a uma cirurgia cardíaca. *

 

* Wolves on this day: History, Facts & Figures from Every day of the Year - John Hendley.

 

4. Neville Hamilton (Pinterest)

Tradução: Sandro Pontes

Spurs neste dia

1974: Bill Nicholson renuncia ao comando dos Spurs.

 

1. Bill Nicholson (Peter Robinson/EMPICS/Getty Images)

Quinta-feira, 29 de agosto de 1974

 

Bill Nicholson anuncia a sua desistência do cargo de treinador dos Spurs após quatro derrotas consecutivas do seu time no início da temporada.

 

Um dos maiores treinadores da história do clube declara que precisa dar um tempo no esporte e que estava desanimado com os atos violentos dos torcedores do clube, ocorridos na final da Uefa Cup na temporada anterior em Roterdã contra o Feyenoord.

 

Desde a sua saída nenhum treinador sequer conseguiu igualar as suas conquistas pelo clube, que contou com alguns períodos de turbulência após a sua saída. *

 

* Spurs on this day: History, Facts & Figures from Every day of the Year - David Clayton.

 

2. Bill Nicholson posando para uma foto ao lado dos troféus e premiações do Tottenham Hotspur em 3 março de 1973 (Norman Quicke/Daily Express/Hulton Archive/Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Red Devils neste dia

1908: Vitória sobre o QPR na primeira conquista de Charity Shield do clube.

 

1. Jogadores do United e do Queens Park Rangers em ação durante a partida em Stamford Bridge (Bob Thomas/Popperfoto/Getty Images)

Domingo, 29 de agosto de 1908

 

Conquista da primeira Charity Shield da história Manchester United.

 

Como campeão da Northern League, os Red Devils batem o seu equivalente, campeão da Southern League, Queen Park Rangers, por 4 a 0, no replay, disputado em Stamford Bridge.

 

Sandy Turnbull marcou um hat-trick e Gorge Wall deu números finais ao confronto. *

 

* Manchester United on this day: History, Facts & Figures from Every day of the Year - Mike Donovan.

 

2. Capa do programa oficial da partida (eBay)

Tradução: Sandro Pontes

sábado, 28 de agosto de 2021

Villa neste dia

1991: Contratação de Dariusz Kubicki.

 

1. Pôster autografado de Dariusz Kubicki (eBay)

Quarta-feira, 28 de agosto de 1991

 

Contratação do polonês Dariusz Kubicki junto ao Legia Warsaw.

 

Ele fez 25 aparições ao longo de duas temporadas antes de se transferir ao Sunderland, por empréstimo, transferência que se transformaria em definitiva pouco tempo depois. *

 

* Aston Villa On This Day: History, Facts & Figures From Every Day Of The Year - Brian Beard.

 

2. Dariusz Kubicki em ação pelo Villa (Neal Simpson/EMPICS/Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Saints neste dia

1920: Empate com o Gillingham na primeira partida de Football League da história do clube; e

 

1982: Estreia de Peter Shilton.

 

1. Arthur Dominy (Site Saints Players)

Sábado, 28 de agosto de 1920

 

Os Saints jogaram a sua primeira de Football League da sua história.

 

26 anos após se juntar à Southern League o Southampton se juntou à massa de clubes que formaram a Third Division.

 

Os Saints iniciaram a sua campanha fora de casa, contra o Gillingham, onde Arthur Dominy marcou o primeiro gol de Liga do clube no empate por 1 a 1.

 

Os Saints terminariam a temporada como vice-campeões, conquistando uma vaga na recém criada Division Three South no que foi outra reorganização das Ligas locais.

 

2. Peter Shilton (David Cannon/Getty Images)

Sábado, 28 de agosto de 1982

 

Peter Shilton, goleiro do English Team, faz a sua estreia na derrota por 1 a 0 para o Coventry City, em Highfield Road, onde Dennis Rofe e Justin Fashanu, contratado por empréstimo, também estrearam.

 

Shilton foi a grande contratação dos Saints para o lugar de Kevin Keegan, vindo do Nottingham Forest por £350.000. *

 

* Saints on this day: History, Facts & Figures from Every day of the Year - Graham Hiley.

 

3. Card de Peter Shilton (Football Premier Cards)

Tradução: Sandro Pontes

Norwich City neste dia

1920: Primeiro jogo do Norwich pela Football League; e

 

1933: Jack Vinall marca quatro gols na goleada do Norwich sobre o Bristol City.

 

1. Herbert Skermer (Vintage Footballers)

Sábado, 28 de agosto de 1920

 

O Norwich disputou a sua primeira partida de Football League na história, um empate, por 1 a 1 com o Plymouth Argyle em Home Park.

 

Vic Whitham marcou o primeiro gol de Liga do Norwich.

 

Nesta partida, Edward Laxton se tornou o primeiro jogador nascido no Brasil a jogar na Inglaterra (ele nasceu enquanto o seu pai executava serviços de engenharia no país sul-americano).

 

Também fez sua estreia neste jogo foi o goleiro Herbert Skermer, que viria a fazer 73 aparições com a camisa do clube.

 

2. Jack Vinall (Vintage Footballers)

Segunda-feira, 28 de agosto de 1933

 

O Norwich bateu o Bristol City por 7 a 2 no The Nest, com o novo contratado Jack Vinall marcando quatro gols naquela que foi sua segunda partida pelo clube.

 

Vinall, que havia sido contratado junto ao Sunderland por £2.240 viria a jogar todas as partidas em que o Norwich se saiu vencedor na Third Division (South) naquela temporada, marcando 24 gols na campanha.

 

Ele marcou 80 gols pelo City, a maioria deles na Second Division, em 181 aparições com a camisa dos Canários. *

 

* Norwich City on this day: History, Facts & Figures from Every day of the Year - Gareth James.

 

3. Card de Jack Vinall (Premier Football Cards)

Tradução: Sandro Pontes

Hammers neste dia

1999: Vitória sobre o Bradford City fora de casa; e

 

2004: Vitória sobre o Burnley em Upton Park.

 

1. Paolo Di Canio, no meio, celebrando o seu gol contra os Bantams com Marc Keller, à esquerda, e Paulo Wanchope (Craig Prentis/Allsport/Getty Images)

Sábado, 28 de agosto de 1999

 

Os Hammers, ainda invictos na temporada, sobem para a quarta colocação da Premiership após a vitória sobre o Bradford City no Bradford and Bingley Stadium.

 

Paolo Di Canio e Trevor Sinclair foram às redes no primeiro tempo, enquanto Paulo Wanchope deu números finais à vitória dos Hammers.

 

2. Trevor Sinclair em ação durante a partida contra o Bradford (Craig Prentis/Allsport/Getty Images)

Sábado, 28 de agosto de 2004

 

Numa partida de Championship, o meio-campista Adam Nowland marcou o seu primeiro gol pelo clube na vitória por 1 a 0 sobre o Burnley em Upton Park.

 

O jovem lateral Chris Cohen foi expulso no minuto final após uma dura falta num atacante adversário. *

 

* West Ham United on this day: History, Facts & Figures from Every day of the Year - John Northcutt.

 

3. Adam Nowland, barço erguido, celebrando o seu gol marcado sobre os Clarets (Mike Egerton/PA Images/Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Wolves neste dia