segunda-feira, 15 de julho de 2019

Bill Slater – Wolverhampton Wanderers


Série Grandes Jogadores

Bill Slater, um jogador muito laureado na história dos Wolves, teve uma das carreiras mais incríveis se comparado com os jogadores atuais: semiprofissional ele revezou as ações no gramado com as salas de aula, pois era professor na Birmingham University.

Mas isso não o impediu de ganhar três títulos da Liga e uma FA Cup com os Wolves, além de participar da Copa do Mundo de 1958 pela Inglaterra.

Conheçam um pouco mais da sua fantástica carreira ao ler o breve texto abaixo.

Boa leitura.

 

1. Bill Slater (Media Storehouse)

Por onde você começaria a contar a história da vida e da carreira de Bill Slater? Com o seu prêmio de Futebolista do Ano? Com a emoção que ele sentiu ao receber a taça da FA Cup como capitão do time? Ou com o fato de ele ter jogado em Wembley como um jogador amador e que não era nada mais além do que um jogador de meio período?


Todos estes fatos adicionam muito mais a um conto verdadeiramente extraordinário, gratificantemente um muito feliz, pois ele ganhou três medalhas de Liga e foi convocado 12 vezes para a Inglaterra e também teve outras 21 convocações para seleções amadoras.


Slater nasceu em Clitheroe, Lancashire, mas viveu grande parte da sua vida em Londres, se transferindo do Blackpool, pelo qual jogou, de forma não remunerada, na derrota na final da FA Cup de 1951 contra o Newcastle, para o Brentford.


Ele se juntou aos Wolves em agosto de 1952 e emergiu como um magnífico ponta (às vezes também atuava como meia) ao lado de Billy Wright e de jogadores como Eddie Clamp e Ron Flowers.


Ele seria, mais tarde, parte da famosa linha defensiva em Molineux composta por Clamp, Wright e Slater que representou os Wolves na Copa do Mundo de 1958 na Suécia.

2. Os capitães dos Wolves, Bill Slater, e do Blackburn Rovers, Ronnie Clayton observam o arremesso da moeda para decidir quem daria saída ao jogo na final da FA Cup de 1960 (Twitter Wolves)

Slater se tornou semiprofissional em 1954, mas continuou seu trabalho como docente na Birmingham University.


Ele também fez parte da espinha dorsal do time muito temido que foi montado por Stan Cullis e alcançaria o total de 339 partidas de Liga e copas pelo clube, apesar dos problemas que tinha em ser liberado em algumas noites, em virtude das suas aulas, e de muitas excursões no estrangeiro com o clube.


Eddie Stuart foi o escolhido para suceder o aposentado Wright como capitão da equipe, mas após o defensor sul-africano perder o seu lugar na equipe titular, foi Slater o selecionado para desempenhar o papel nos Wolves a partir da vitória na final da FA Cup em Wembley, na primavera seguinte, sobre o Balckburn Rovers.


Slater suplantou Jimmy McIlroy para conquistar o almejado prêmio de Futebolista do Ano em 1960 – o ano em quem também conseguiu o Bacharelado em Ciências.


Ele foi, então, convertido em zagueiro central e provou que não era um mágico de um truque só.


Slater teve uma longa e brilhante carreira na administração esportiva. E quando parecia que já havia ganhado todas as honrarias... ainda seria condecorado com a Ordem do Império Britânico e com o título de Comandante da Ordem do Império Britânico pelos seus serviços prestados ao esporte.


Pelos Wolves ele conquistou três títulos de Liga (1953-54, 1957-58 e 1958-59) e um de FA Cup (1960).

3. Bill Slater, com a taça nas mãos, é erguido em triunfo pelos colegas de equipe (Alamy Stock Photo)

Ficha técnica:

William John Slater

Nascimento: 29 de abril de 1927 em Clitheroe, Inglaterra

Carreira no Wolverhampton Wanderers: 1952-1963

Aparições pelo Wolverhampton Wanderers: 339

Gols: 25

Aparições pela Inglaterra: 12

Gols pela Inglaterra: 0 *

* When Football Was Football: Wolves, a nostalgic look at a century of the club - David Instone ©.

4. Card de Bill Slater (Premier Football Cards)
Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia