sexta-feira, 12 de julho de 2019

Ipswich Town – A temporada inesquecível


Série Fatos e Curiosidades

Se há uma temporada que ficará para sempre na memória dos Tractor Boys, esta é a de 1980-81, tanto pela performance coletiva dentro de campo (campeão da Copa da Uefa, semifinalista da FA Cup e vice-campeão da Liga), quanto individual quando vários jogadores ganharam premiações individuais ou registraram marcas importantes.

De quebra ainda é feito um breve histórico dos máximos goleadores de competições europeias, pois John Wark igualou um recorde de gols, numa única temporada, que seria superado em temporadas posteriores.

Maiores detalhes abaixo.

Boa leitura.

1. Frans Thijsen e Arnold Muhren com a taça da Copa da Uefa em julho de 1981 (Pinterest)

A temporada 1980-81 estará para sempre gravada no folclore de Portman Road.

O Town terminou a campanha como campeão da Copa da Uefa, numa sequência impressionante que incluiu vitória agregada por 4 a 1 sobre o Saint Etienne de Michel Platini, Johnny Rep e companhia.

Os Tractor Boys também terminaram a Division One na segunda colocação e ainda alcançaram as semifinais da FA Cup (onde foram eliminados pelo Manchester City).

O Jogador do Ano do clube foi Paul Cooper, enquanto John Wark foi eleito o Jogador do Ano pela Associação dos Jogadores Profissionais, com Frans Thijssen e Paul Mariner ficando na segunda e terceira colocações, respectivamente.

2. Paul Cooper em foto de 1983 (Getty Images)

Frans Thijssen foi eleito o Jogador do Ano pela Associação dos Cronistas Esportivos, com Mick Mills, John Wark e Arnold Muhren terminando na segunda, terceira e sexta colocações, respectivamente.

Wark terminou com 36 gols marcados pela Liga e copas e os seus 14 gols na Copa da Uefa igualaram, então, o recorde de mais gols feitos numa competição europeia por um jogador numa única temporada.

Ele igualou o recorde de José Altafini, o Mazola, que havia feito o mesmo número de gols na temporada 1962-63 pelo Milan, quando o clube italiano conquistou pela primeira vez a Copa dos Campeões da Europa e Ruud Geels, do holandês Ajax que alcançou esta marca na temporada 1975-76 pela Copa da Uefa.

3. Alan Brazil e John Wark (Getty Images)

Esta marca ainda voltaria a ser igualada pelo argentino Lionel Messi, do clube catalão Barcelona, na temporada 2011-12 na Champions League.

A marca dos 14 gols só viria a ser batida, pela primeira vez, pelo alemão Jürgen Klinsmann, que foi às redes 15 vezes, na temporada 1995-96, atuando pelo Bayern Munique, na Copa da Uefa, competição em que os bávaros se sagraram campeões em cima dos franceses do Bordeaux.

Este novo recorde, entretanto, só viria se quebrado na temporada 2010-11, pelo atacante colombiano Radamel Falcão, que fez 17 gols pelo Porto pela Copa da Uefa e foi, então, igualado em 2013-14, quando Cristiano Ronaldo marcou 17 gols pelo gigante espanhol Real Madrid na Champions League. *

* Ipswich Town Miscellany: Blues Trivia, History, Facts & Stats - Dan Botten ©.

4. John Wark em ação contra Michel Platini do Saint Ettienne em Portman Road. Os Tractor Boys venceram o jogo por 3 a 1 (Colosrport)

 Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia