terça-feira, 9 de julho de 2019

Jimmy Dickinson – Portsmouth


Série Grandes Jogadores


Jimmy Dickinson, maior ídolo da história do Portsmouth, é o recordista de aparições com a camisa do clube, único que ele defendeu durante toda a carreira, além de ser o jogador do Pompey que foi mais vezes convocado para representar a Inglaterra até hoje.



Serviu durante 20 anos em Fratton Park e ganhou dois títulos de Liga com o Pompey e, após a aposentadoria, ainda treinaria a equipe no fim dos anos 1970s, quando um ataque cardíaco abreviou sua carreira à frente do clube por recomendações médicas.



Conheçam mais um pouco sobre ele e sua passagem pelo Pompey ao ler o breve relato abaixo.


Boa leitura.


1. Jimmy Dickinson (Pinterest)

O nome Jimmy Dickinson é o mais famoso na história do Portsmouth Football Club.

Universalmente conhecido como Gentil Jim, ele nunca foi repreendido por um árbitro, advertido com algum cartão amarelo ou expulso em 20 anos de carreira, onde ele conquistou duas medalhas de vencedor da Football League, uma referente à conquista da Third Divison e amealhou 48 aparições pela Inglaterra, fazendo dele o jogador do Portsmouth com mais aparições pelos Three Lions em todos os tempos.

Ele nasceu em Alton e frequentou a Senior Boys’ School. Ele foi descoberto enquanto jogava futebol no playground pelo professor Eddie Lever, que um dia viria a se tornar o seu treinador em Fratton Park.   

Em 1943 Lever recomendou a Jack Tim que desse uma oportunidade num teste para Jimmy e, em 1º maio de 1943, Dickinson jogou numa partida amistosa contra o Rading, que o Pompey ganhou por 4 a 2. A imprensa relatou que ele fez “uma apresentação muito boa”.

Quando a Football League retornou em 1946, o primeiro adversário do Pompey foi o Blackburn Rovers em Fratton Park e Dickinson jogou na zaga central pelo lado direito numa vitória de 3 a 1 do Portsmouth.

Rapidamente ele mudou para o lado esquerdo da defesa, e permaneceu nesta posição pelo restante da temporada, perdendo apenas duas partidas na temporada toda.

Ele foi uma presença constante na temporada 1947-48 e só ficou ausente de três partidas nas duas próximas temporadas, ambas que terminaram com a conquista de títulos da Liga para o clube.

2. Jimmy Dickinson em ação pelo Pompey (Getty Images)

A sua contribuição para o sucesso do time poderia ser ofuscada quando comparada com as habilidades das outras estrelas do time como Jimmy Scoular, Peter Harris e Len Phillips, mas foi Dickinson quem demonstrou maior regularidade.

Ele foi indicado como capitão da equipe em 1953, mas o grande time estava ruindo e Dickinson se viu sentia que a cada ano que passava o time estava dando um passo para a mais em direção à Division Two.

O clube foi rebaixado em 1959 e, dois anos depois, despencou para a Third Division.

Dickinson liderou o time de volta à Division Two na primeira tentativa e jogou sua 764ª e última partida de Liga no seu 40ª aniversário em Northampton Town. O Pompey empatou por 1 a 1 e evitou o rebaixamento de volta à Third Division.

Ele assumiu o cargo de Relações Públicas em Fratton Park e, mais tarde, foi apontado para o cargo de secretário, mas em 1977 ele assumiu o cargo de treinador do clube.

Após o Pompey empatar em 1 a 1 com o Barnsley na casa do adversário em 30 de março de 1979, ele sofreu um severo ataque cardíaco no vestiário e renunciou ao cargo dois meses depois por motivos de saúde.

Dickinson faleceu em 8 de novembro de 1982, aos 57 anos.

3. Jimmy Dickinson em ação pelo Pompey (Site Portsmouth)

Ficha técnica:
James William Dickinson

Nascimento: 25 de abril de 1925 em Alton, Hampshire, Inglaterra

Falecimento: 8 de novembro de 1982 em Alton, Hampshire, Inglaterra

Período no Portsmouth: 1946-1965

Aparições pelo Portsmouth: 828

Gols pelo Portsmouth: 10

Aparições pela Inglaterra: 48

Gols pela Escócia: 0 *

* Portsmouth On This Day & Miscellany: Pompey Anedcotes, Legends, Stats & Facts; Roger Holmes ©

4. Card de Jimmy Dickinson (Premier Football Cards)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia