quinta-feira, 18 de julho de 2019

Pierre van Hooijdonk – Nottingham Forest


Série Grandes Jogadores

Pierre van Hooijdonk foi um atacante letal que passou duas temporadas intensas no City Ground. Um holandês longilíneo, muito bom tanto no jogo aéreo quanto com a bola nos pés e também nos chutes de longa distância.

Embora não tenha tido o efeito imediato desejado quando o trouxeram para tentar evitar o rebaixamento da equipe na temporada 1996-97, ele desabrochou na temporada seguinte quando fez 34 gols por todas as competições e ajudou o Forest a retornar à Premier League.

Maiores detalhes da carreira do exótico holandês no Forest através da leitura do breve texto abaixo.

Boa leitura.

1. Pierre van Hooijdonk (Getty Images)

Tendo vivido dois anos na companhia de Stan Collymore, o Forest sabia tudo sobre como lidar com atacantes brilhantes, porém excêntricos. E foi exatamente isso que o clube encontrou na figura de Pierre van Hooijdonk.

O holandês magrelo foi contratado por £4,5 milhões junto ao Celtic em março de 1997, no começo de uma amarga disputa salarial em Parkhead, e teve um início de carreira banal no City Ground.

Naquela primavera o Forest estava lutando ferrenhamente para manter o seu status de clube de elite e o recém-chegado não conseguiu evitar a derrocada do clube para a divisão inferior.

Entretanto, na temporada 1997-98, ele foi a revelação do time formando uma dupla muito eficiente com Kevin Campbell e marcando 34 gols - 29 deles pela Liga, mais do que qualquer um no Reino Unido naquele momento – quando o time de Dave Bassett levantou o troféu da First Division.

Geralmente atuando próximo do ex-jogador do Arsenal, van Hooijdonk era rápido e forte, efetivo pelo alto e no chão e ameaçadoramente imprevisível.

2. Pierre van Hooijdonk na sua apresentação no Forest (Getty Images) 

Certamente os goleiros adversários sofreram para defender suas potentes cabeçadas, praticamente sua marca registrada, ou os seus chutes de longa distância, tanto que oito deles encontraram os fundos das redes naquela campanha.

Infelizmente isso era bom demais para durar. Naquele verão ele pediu para ser negociado, citando que o Forest falhou em reforçar o time e questionando a ambição do clube.

Quando o seu pedido foi recusado ele deflagrou uma greve até o começo de novembro antes dele engolir o seu orgulho e retornar a um time que já estava atolado no fundo da tabela de classificação.

O retorno de van Hooijdonk fez pouca diferença: o Forest acabou rebaixado e ele foi negociado com o Vitesse Arnhem no fim da temporada.

3. Pierre van Hooijdonk ao lado do treinador Dave Bassett (EMPICS)

 Ficha técnica:

Petrus Ferdinandus Johannes van Hooijdonk

Nascimento: 29 de novembro de 1969 em Steenbergen, Holanda

Carreira no Nottingham Forest: 1997-1999

Aparições pelo Nottingham Forest: 77

Gols: 41

Aparições pela Seleção da Holanda: 46

Gols pela Seleção da Holanda: 14 *

* When Football Was Football – Nottingham Forest, a nostalgic look at a century of the club de Ivan Ponting ©.


4. Pierre van Hooijdonk marcando o único gol da partida contra o Everton em Goodison Park (Twitter Pierre van Hooijdonk)
 
 Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia