terça-feira, 20 de agosto de 2019

Billy Bremner – Leeds United

Billy Bremner, o jogador mais importante da história dos Peacocks, era uma força da natureza: habilidoso, veloz, cerebral, enfim um meio-campista completo que foi peça fundamental do período mais vencedor da história do Leeds United.

Embora fosse um jogador de extrema categoria dentro de campo, o escocês era temperamental e causou algumas confusões consideráveis tanto no Leeds quanto na seleção escocesa.

Conheçam um pouco mais sobre ele ao ler o breve texto abaixo.

Boa leitura.

1. Billy Bremner (Getty Images)

O lendário Billy foi a força motriz por trás dos grandes times montados por Don Revie.

Durante o seu auge ele foi um dos melhores meio-campistas do mundo e tinha um entrosamento quase que telepático com o seu colega de time Johnny Giles.

A maravilhosa categoria de Billy nos passes, o seu faro de gol, a sua carga interminável de energia e uma vontade de ferro por conquistas fazem dele uma lenda na história dos Peacocks.

Ele fez testes no Arsenal, Chelsea e Celtic quando criança, mas a maneira direta de se expressar do presidente do Leeds, Harry Reynolds, impressionou um jovem Bremner, que era uma das estrelas mais promissoras do time de garotos escoceses.

Billy fez sua estreia pelo Leeds United aos 17 anos, numa vitória de 3 a 1 sobre o Chelsea em 23 de janeiro de 1960 em Stamford Bridge.

Ele jogou na ponta direita naquele dia e teve como parceiro mais adiantado, Don Revie, jogador do English Team – uma combinação que prosperaria em tempos vindouros como capitão e treinador.

2. Don Revie e Billy Bremner com a taça da FA Cup de 1972, conquistada diante do Arsenal (Alamy Stock Photo)

Apesar do início avassalador de Billy, o Leeds foi rebaixado e a sua contínua saudade da Escócia o fez requisitar uma transferência de volta ao seu país.

O Hibernian ofereceu £25.000 pelo tigre de cabelos vermelhos, mas o United exigia o mínimo de £30.000 pelo jovem escocês. Como o negócio não foi adiante ele foi obrigado a permanecer.

Por esta época, Revie foi indicado para o posto de treinador da equipe e, em poucas temporadas, ele transformou as perspectivas do clube tendo em Billy o jogador-chave da equipe que conquistou a Second Division em 1964.

Na temporada seguinte o Leeds perdeu o troféu da First Division pelo saldo de gols (41 contra 50 do campeão Manchester United) e foi derrotado pelo Liverpool na prorrogação da final da FA Cup, mas para Billy houve uma compensação: a sua primeira das 54 convocações, que ele angariaria durante a carreira, para representar a Escócia em partidas internacionais.

3. Billy Bremner, em foto de 1968 observa a taça da Inter-Cities Fairs Cup, conquistada diante do Ferencvaros em Budapeste, no aeroporto de Manchester (Leeds Live)

A máquina de Revie estava em funcionamento e tinha em Billy sua peça central e que viria a se tornar o capitão mais bem-sucedido da história do clube, liderando o United a conquista de dois títulos de Liga, uma vitória em final de FA Cup, duas Inter-Cities Fairs Cup e uma League Cup.

Ele ganhou o prêmio de Futebolista do Ano em 1970 e viria a liderar a Escócia à fase final da Copa do Mundo de 1974, mas sua carreira internacional foi abruptamente encerrada após uma vitória de 1 a 0 sobre a Dinamarca em 1975, partida válida pelas eliminatórias da Euro 1976, quando ele foi um dos cinco jogadores banidos permanentemente pela Federação Escocesa após uma suposta briga numa boate.

Esta foi a segunda penalidade grave envolvendo Billy no espaço de pouco mais de um ano.

Após Revie deixar o clube para assumir a Inglaterra, Billy foi expulso juntamente com Kevin Keegan na Charity Shield disputada em 10 de agosto de 1974 em Wembley.

Ambos jogadores foram punidos com uma multa de £300 e suspensos até o fim de setembro.

Bremner retornou à ação após a suspensão e uma lesão -  e também depois que a diretoria do Leeds havia decidido mandar Clough embora.

Com o retorno de Billy o clube iniciou uma mudança de rota no destino do clube e, sob o comando de Jimmy Armfield, que substituíra Clough, o Leeds alcançou o final da Copa dos Campeões da Europa.

A derrota de 2 a 0 frente ao Bayern Munique foi um divisor de águas na história do Leeds (o clube foi punido pela Uefa por causa da confusão promovida por sua torcida no Parc des Prices, após o apito final e ficaria um longo tempo sem disputar competições europeias) e, após mais uma temporada com o clube, Billy Bremner se transferiu para o Hull City tendo disputado 587 jogos de Liga pelos Peacocks.

Após pendurar as chuteiras Billy começou a dar os passos iniciais como treinador, primeiramente com o Doncaster Rovers, onde ganhou uma série de acessos antes de ser chamado de volta à Elland Road para treinar o Leeds em 1985.

O mundo do futebol foi pego de surpresa quando foi anunciada a morte de Billy, em decorrência de pneumonia, em 7 de dezembro de 1997, apenas dois dias antes dele completar 55 anos.

Mas sua lenda permanece viva em Elland Road na forma de uma estátua esculpida por Frances Siegelman e inaugurada próxima ao gramado em 9 de agosto de 1999.

4. Billy Bremner, capitão do Leeds United, entrando no seu carro em frente à Elland Road em foto de 1º abril de 1965 (Getty Images)

Ficha técnica:

William John Bremner

Nascimento: 9 de dezembro de 1942 em Stirling, Stirlingshire, Escócia

Falecimento: 7 de dezembro de 1997 em Clifton, Doncaster, Inglaterra

Posição: meio de campo 

Carreira no Leeds: 1960-1976

Aparições pelo Leeds United: 773

Gols: 114

Aparições pela Escócia: 54

Gols pela Escócia: 3 *

* Leeds United, the complete record de Martin Jarred e Malcolm MaCdonald ©.

5. Card de Billy Bremner (Premier Football Cards)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia