segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Bob Stokoe - Sunderland

Bob Stokoe está para sempre na memória dos torcedores do Sunderland, pois no espaço de míseros seis meses, ele transformou um time desacreditado em campão da FA Cup, quebrando um jejum de 36 anos sem conquistar o troféu da mais famosa copa do futebol mundial.

Ele também conseguiu reconduzir a equipe à First Division ao conquistar o título da Second Divison da temporada 1975-76.

Conheçam um pouco mais desta mítica figura ao ler o breve texto abaixo.

Boa leitura.

1. Bob Stokoe (PA Images)

Como expressar a grandeza de Bob Stokoe para o folclore do Sunderland? Talvez começando pela maior glória conquistada por ele à frente dos Black Cats, a FA Cup de 1973.

Apenas seis meses após a sua chegada no clube, em 5 de maio de 1973, tendo batido o Manchester City e o Arsenal na sua caminhada até a final da FA Cup, Stokoe levou o clube, então na Second Division, a Wembley e derrotou o detentor do troféu da temporada anterior, Leeds United, para assegurar aos Black Cats a primeira conquista de FA Cup desde 1937.

Os Peacocks, dirigidos por Don Revie, que Stokoe havia enfrentado enquanto jogador, quando jogava pelo Newcastle United, na vitória da final da FA Cup de 1955 dos Magpies sobre o Manchester City.

O Leeds United era um time recheado de estrelas internacionais e amplamente favorito para repetir a sua conquista da temporada anterior (quando derrotou os Gunners por 1 a 0).

Entretanto, o Sunderland foi às redes no primeiro tempo através de Ian Porterfield e com a ajuda de duas defesas sensacionais no segundo tempo, feitas pelo goleiro Jim Montgomery, os Black Cats se portaram muito bem defensivamente e asseguram a vitória pelo placar mínimo e o título da Copa após um hiato de 42 anos.

2. Bob Stokoe e o goleiro Montgomery comemoram (Getty Images)

Stokoe é muito lembrado pela sua celebração improvisada, correndo no gramado após o término do jogo, com sua capa de chuva e o seu chapeú de feltro característico, para celebrar a vitória com Montgomery.

Uma estátua de Stokoe em sua corrida de braços erguidos em comemoração à conquista está colocada fora do Stadium of Light.

Desde a sua chegada em 1972, somente dois treinadores serviram ao Sunderland por mais tempo como treinadores do que Bob Stoke: Denis Smith e Peter Reid.

Após a vitória por 2 a 1 sobre o Arsenal, na semifinal da FA Cup de 1973 em Hillsborough, ele celebremente declarou: “Eu gostaria de entesourar tudo aqui. Jamais haverá outro momento como este”.

Todos em Wearside concordaram com os sentimentos expressos pelo treinador pois, após uma longa espera de 36 anos no mais prestigioso torneio eliminatório no mundo do futebol, havia chance de o troféu viajar de volta a Roker Park.

3. Bob Stokoe é carregado em triunfo pelos seus jogadores (Getty Images)

Após períodos treinando Charlton Athletic, Rochedale, Bury, Carslile United e Blackpool, que acidentalmente ele os havia conduzido ao título da Anglo-Italian Cup, Stoko desembarcou em Roker Park.

Ele assumiu como treinador do Sunderland em 29 de novembro de 1972, quando os Black Cats ocupavam as últimas colocações da Second Division após um aproveitamento de apenas quatro vitórias em 18 jogos. O ex Magpie sucumbiu na sua partida inicial à frente do Sunderland diante do Bunrley.

Os Black Cats, então, embarcaram numa sequência de 32 jogos, com somente cinco derrotas no processo, que culminou num dia em que todo Wearside nunca esquecerá. Nada mal para um time que iniciou num marasmo, derrotado pelo Stoke, o primeiro obstáculo na League Cup.

Da antepenúltima colocação eles conseguiram terminar na sexta colocação ao término da temporada, embora uma eclosão de gripe ameaçou afundar a recuperação do time naqueles dias.

Também é pertinente lembrar que desde a chegada de Stokoe, o Sunderland não contatou nenhum jogador por dois anos.

4. O capitão Bob Keer e Bob Stokoe comemorando a conquista em Wembley (Getty Images)

Ele conseguiu o acesso pelo Sunderland na temporada 1975-76 e, então, deixou o clube no início da temporada subsequente, prematuramente, alguns alegam, quando o clube teve um início fraco na divisão principal com nove jogos sem uma vitória sequer.

Todos lembram, ele chegou para tentar arrumar a bagunça deixada por Allan Brown, tecnicamente quase rebaixado à Third Division e conseguiu guia-los à glória da FA Cup e, mais tarde, à First Division, por isso os torcedores só conseguem lembrar dele com grande afeição.

Quem consegue esquecer sua famosa reaparição em Valley Parade para o primeiro jogo no comando da equipe diante do seu ex-time em 15 de novembro de 1975. A grande ovação que ele recebeu dos torcedores em vermelho e branco não deixam dúvidas o que todos os espectadores no estádio devem ter imaginado.

Contudo, para resumir Stokoe, você sempre terá que voltar ao momento do apito final das semifinais da FA Cup contra o Arsenal em Hillsborough em 1973.

Os viajantes do Roker Roar se recusaram a fazer qualquer movimento até o seu “Messias” Stokoe reaparecer. Saudando-os, ele deu as costas e voltou aos vestiários, com lágrimas descendo pelo rosto. *

* The Sunderland AFC Miscellany - Paul Days ©.

5. Estátua de Bob Stokoe (Trip Advisor)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia