sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Charlie Nicholas – Arsenal


Charlie Nicholas desembarcou em Highbury com grandes credenciais, especialmente o fato de ter feito 50 gols na temporada anterior pelo seu ex-clube, o Celtic, e também representava uma tentativa de renovação do clube, sem rumo desde a saída de Liam Brady de Highbury.

Mas, pelo seu estilo de vida fora de campo, Nicholas acabou não entregando o que os torcedores esperavam dele quando chegou: títulos.

Após a chegada de George Graham em 1986, Nicholas começou a perder espaço até ser negociado, em 1988, com o Aberdeen.

Conheça mais um pouco da história dele nos Gunners ao ler o breve relato abaixo.

Boa leitura.

1. Charlie Nicholas (Getty Images)

O jovem jogador coroado de êxito, oriundo de Darling of Nortbank, chegou em Highbury em junho de 1983 como um sinal de esperança em meio a um oceano de mediocridade.

O Arsenal estava sofrendo para conquistar troféus desde a partida de Liam Brady três anos atrás e estava, então, desesperado por uma fagulha para reacender as ambições do clube por voos maiores.

O atacante escocês chegou em Highbury com uma reputação formidável, tendo marcado incríveis 50 gols com a camisa do Celtic na temporada anterior e livre após os Hoops rejeitarem os avanços dos pesos pesados Liverpool e Manchester United.

Com o seu talento e personalidade, a ligação de Nicholas com os torcedores e sua reputação de bon vivant somente aumentaram o seu apelo como ídolo da equipe tanto que, em 1984, ele foi eleito o Jogador do Ano do Arsenal pelos fãs.

Entretanto, o estilo de vida de Nicholas foi assunto de muitas especulações nos tabloides londrinos, que acabaram por lhe dar o apelido de "Champagne Charlie".

Em novembro de 1984, Nicholas foi penalizado pela segunda vez em dois anos por admitir que havia dirigido embriagado.

2. Charlie Nicholas e George Graham, o início da queda de prestígio em Highbury (Getty Images)

Contudo, mais importante que o extra-campo, Nicholas não conseguiu trazer os troféus que os seus novos torcedores ansiavam.

Os seus talentos extravagantes se perderam diante da sua falta de consistência e, quando George Graham assumiu como treinador em 1986, acabou por marcar o início do término da sua passagem em Highbury.

Como jogadores Graham e Nicholas tinham o mesmo estilo de se vestir e de pensar, mas o Graham treinador tinha propostas diferentes e o descontraído Nicholas era oposto à disciplina que Graham queria impor dentro do clube.

Antes da sua partida Nicholas tinha um truque escondido debaixo da manga – dois gols em Wembley que foram fundamentais para bater o Liverpool na decisão da League Cup e dar ao Arsenal o seu primeiro troféu em oito anos.

Ele foi vendido ao Aberdeen em 1988 e se aposentou em 1996, virando comentarista esportivo de televisão.

Em janeiro de 2014, Nicholas foi indicado ao Hall da Fama do Futebol Escocês.

3. Charlie Nicholas, terceiro da esquerda para a direita, chutando para marcar um dos seus gols na partida (Getty Images)

Ficha técnica:

Charles Nicholas

Nascimento: 30 de dezembro de 1961, em Glasgow, Escócia

Carreira no Arsenal: 1983-1988

Aparições pelo Arsenal: 184

Gols: 54

Aparições pela Seleção da Escócia: 20

Gols pela Escócia: 5 *

* When Football Was Football: Arsenal, a nostalgic look at a century of the club - Paul Joseph ©.

4. Charlie Nicholas e o troféu da League Cup de 1987 (Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia