quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Derby County – Roy McFarland

Roy McFarland, um dos defensores mais promissores da sua geração, foi um dos maiores jogadores da história do clube, fazendo parte das inesquecíveis campanhas que culminaram com os títulos da Liga nas temporadas 1971-72 e 1974-75.

Ele figura como o terceiro jogador com mais aparições com a camisa dos Rams – 530 -, além de ter passado por outras funções técnicas pelo time ao longo de 28 anos (1967 até 1995, com um breve hiato de duas temporadas onde ele foi jogador-treinador dos Bantams).

Conheçam um pouco mais da história de Roy McFarland ao ler o texto abaixo. 

Boa leitura.

1. Roy McFarland (Derby Telegraph)

Não existe quase nada que Roy McFarland não tenha  conquistado enquanto esteve ligado ao Derby County numa carreira que começou em 1967 e durou até 1995, desempenhando diferentes papéis ao longo deste período.

Ele foi contratado junto ao Tranmere Rovers, ainda muito inexperiente quando contava com 19 anos, pela dupla Brian Clough e Peter Taylor que prometeram fazer dele o melhor zagueiro central da Inglaterra. Eles cumpriram com o prometido.

Roy ainda estava desenvolvendo as suas habilidades e categoria com a camisa do Derby quando o lendário Dave Mackay chegou ao clube em 1968 e se encaixou rapidamente com o jovem promissor na defesa dos Rams.

O Derby marchou com passos firmes para a promoção à elite na temporada 1968-69, com Roy firme no coração da defesa dos Rams, o que fez dele o primeiro vencedor do prêmio inaugural de Jogador do Ano do clube com maciça votação dos torcedores, além de conseguir fazer a transição para o futebol jogado na First Division com relativa facilidade.

Roy, então, se tornou um jogador de nível internacional em 1971, quando recebeu a sua primeira convocação para representar a Inglaterra e é considerado um dos melhores defensores ingleses do pós-guerra, embora apenas 28 aparições pelo English Team não foi uma justa retribuição por sua imensa habilidade demonstrada nos campos.

Ele capitaneou o Derby County na sua primeira conquista de Liga da história e fez um bom papel, junto com o clube, em campos europeus na temporada seguinte marcando, inclusive, um gol na inesquecível vitória sobre o Benfica no Baseball Ground, embora tenha sido controvertidamente suspenso para a segunda partida das semifinais contra a Juventus.

O Derby foi campeão novamente na temporada 1974-75, mas Roy foi cruelmente impedido de disputar os quatro últimos jogos da campanha em virtude de uma contusão no tendão de Aquiles, adquirida enquanto estava a serviço da seleção inglesa, contudo ele retornou triunfalmente quando marcou um gol em Wembley na Charity Shield (os Rams bateram o West Ham United, campeão da FA Cup da temporada anterior, por 2 a 0).

2. Roy McFarland e Colin Todd em ação pelos Rams (Pinterest)

Roy conduziu a sua carreira no Baseball Ground por três décadas diferentes ao alinhar-se entre os titulares até o ano de 1981 quando, então, decidiu sair do Derby para assumir o papel de jogador-treinador do Bradford City.

Ele retornou aos Rams um ano depois, tendo ganho a acesso pelos Bantams, e colocou as suas chuteiras novamente à disposição dos Rams na temporada 1983-84 para suas oito aparições finais dum total de 530 pelo clube, além de um período como treinador interino antes de retornar ao cargo de assistente do time do treinador Arthur Cox, que ganhou sucessivos acessos à elite.

Em 1993 ele assumiu o cargo de comandante dos Rams, guiando-os ao sexto lugar naquela primeira temporada e sofrendo o dissabor duma derrota frustrante diante do Leicester City em Wembley na final dos playoffs.

Ele deixou o clube após o término da temporada 1994-95, mas continua ligado ao Derby, onde ele é regularmente visto em jogos dos Rams.

O último ato de McFarland como treinador foi conduzir o Burton Albion na Football League após assumir no lugar de Nigel Clough, que havia deixado o clube para aceitar o posto de comandante do Derby County.

Em maio de 2017, McFarland foi indicado para assumir um cargo na diretoria do Derby County.

3. Francis Lee e Roy McFarland com taça da First Division da temporada 1974-75 (Bob Thomas/Getty Images)

Ficha Técnica:

Roy Leslie McFarland

Nascimento: 5 de abril de 1948 em Liverpool, Inglaterra

Posição: Defensor

Carreira no Derby County: 1967-1981 e 1983-84

Aparições pelo Derby County: 530 (cinco como substituto)

Gols: 44

Aparições pela Inglaterra: 28

Gols pela Inglaterra: 0 *

* Derby County Miscellany - Phil Matthews e Gareth Davies ©.

4. Card de Roy McFarland (Premier Football Card)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia