domingo, 4 de agosto de 2019

Peter McParland – Aston Villa


Peter McParland ficou imortalizado pelos dois gols na final da FA Cup de 1957, contra o Manchester United, e também pela trombada que teve com o goleiro dos Red Devils onde acabou tirando o jogador adversário de campo.

Mas além deste fato marcante ele fez muito mais ao longo de dez anos de serviços prestados ao clube de Birmingham, bem como à Seleção da Irlanda do Norte.

Saibam um pouco mais sobre McParland e sua trajetória pelo clube ao ler o breve texto abaixo.

Boa leitura.

1. Peter McParland com a taça da FA Cup (Media Storehouse)

É pela final da FA Cup de 1957 que Peter McParland ficou imortalizado na mente dos torcedores do Villa ainda que esta tenha sido uma das suas aparições mais discretas pelo clube.

McParland vinha tendo uma partida normal até a sua colisão com Ray Wood, goleiro do Manchester United, aos seis minutos, que forçou a retirada do goleiro dos Red Devils de campo.

O acidente em si, não foi muito bem aceito e, minutos depois, McParland recebeu uma cotovelada no rosto desferida por Bill Foulkes, lateral direito do Manchester United e cada toque que ele dava na bola era seguida por estrondosa vaia dos torcedores do Manchester United.

Ainda assim, os seus dois gols em quatro minutos transformaram em triunfal uma tarde que provavelmente terminaria de maneira dolorosa e deu ao Villa o seu último título de FA Cup em décadas.

2. Peter McParland marcando um dos seus gols na final (Getty Images)

Só bem depois daquela final de FA Cup é que chegaria o auge da sua carreira como artilheiro.

McParland, que contava com 23 anos na época daquela partida, se transformou num hábil goleador, apesar do seu 1,85m, uma altura pouco comum na época.

Ele marcou cinco dos seis gols da Irlanda do Norte nas finais da Copa do Mundo de 1958, quando os norte-irlandeses avançaram até as quartas de final da competição e quando, após nove anos no Villa, McParland iniciou uma partida como centroavante no segundo jogo da final da League Cup em 1961, contra o Roterham United, ele marcou o gol que garantiu o título.

Surpreendentemente o Villa o liberou, com apenas 27 anos, para se transferir para o Wolverhampton Wanderers por £25.000 apenas quatro meses após o triunfo.

3. Da esquerda para a direita Peter McParland, Peter Aldis, Jimmy Dugdale e Leslie Smith em foto de 1959 (Alamy Stock Photo)

Ficha técnica

Peter James McParland

Nascimento: 25 de abril de 1934 em Newry, County Down, Irlanda do Norte

Período da Carreira no Aston Villa: 1952-1962

Partidas pelo Aston Villa: 341

Gols pelo Aston Villa: 121

Partidas pela Irlanda do Norte: 34

Gols pela Irlanda do Norte: 10 *

* When Football Was Football: Aston Villa, a nostalgic look at a century of the club - Graham McColl ©.

4. Card de Peter McParland (Premier Football Cards)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia