quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Aston Villa – Villa na Uefa Cup/Europa League

O clube de Birmingham já participou da Uefa Cup, atual Europa League, em 13 ocasiões.

Destas participações, o que de melhor o Villa conseguiu foi avançar até as quartas de final da competição em 1977-78 e repetiu a dose 20 anos depois.

Abaixo serão contados detalhes das campanhas do clube.

Boa leitura.

1. Programa oficial de jogo (Birmingham Mail)

O Aston Villa se classificou para disputar a Copa da Uefa em 13 ocasiões, sendo a primeira delas na temporada 1975-76, quando foi eliminado logo na Primeira Rodada e a última delas, já sob a denominação de Europa League, quando o time parou na fase de play-offs.

Mas o mais longe que o clube avançou na competição foi a ida até as quartas de final na temporada 1977-78 e repetiu esta performance 20 anos depois.

Uefa Cup: 1977-78

O Fenerbahce foi facilmente eliminado com uma vitória de 4 a 0 em casa e outra de 2 a 0 fora antes do encontro de Segunda Rodada com o Gornik Zarzbe.

Uma vitória de 2 a 0 sobre o time polonês na partida de ida, como mandante, com dois gols de Ken McNaught garantiu a sobrevivência do Villa mesmo tendo empatado por 1 a 1 na partida de volta.

O Athletic Bilbao foram os seus oponentes da Terceira Rodada e uma vitória agregada de 3 a 1 estabeleceu um confronto de dar água na boca com o Barcelona.

2. Leighton Phillips, capitão do Villa, e Johan Cruyff trocam cumprimentos antes do início da partida (Getty Images)

Os gigantes espanhóis vangloriavam-se por ter Cruyff em seu time e foi justamente o holandês quem abriu o placar.

Quando o Barcelona marcou o segundo parecia que o Villa estava destinado a ser despachado com facilidade, mas gols de McNaught e John Deeham igualaram o jogo.

A partida de volta viu John Gidman ser expulso ao revidar uma falta sofrida, antes do Aston Villa assumir a liderança no placar por intermédio de Brian Little.

Os 10 homens não conseguiram segurar a vantagem no placar e o Barcelona marcou duas vezes para avançar às semifinais da competição.

3. Johan Cruyff em ação contra o Aston Villa em 1978, em Birmingham. Foi a última vez que o Barça usou o uniforme na cor branca como time visitante (Pinterest)

Uefa Cup – 1997-98

A campanha da temporada 1997-98 começou com um empate de 0 a 0 em Bordeaux e Savo Milosevic marcou o único gol da partida volta perante 33.000 espectadores no Villa Park.

A Segunda Rodada viu eles serem contrapostos ao Athletic Bilbao e a defesa do Villa, mais um vez se mostrou uma barreira impenetrável na partida de ida, fora de casa.

Gols de Ian Taylor e Dwight Yorke deram ao time da casa uma vitória por 2 a 1 na partida de volta que estabeleceu um confronto com o Steaua Bucaresti pela Terceira Rodada.

O Villa caiu por 2 a 1 na Romênia, apesar de Yorke deixar novamente o seu nome registrado na lista de marcadores, mas foram Milosevic e Taylor que resgataram as chances do time no Villa Park.

4. Capa do programa oficial do jogo entre o Villa e Atletico Madrid (eBay)

Eles atacaram para registrar 2 a 0 no placar e colocar o Aston Villa nas quartas de final pela segunda vez na sua história onde os seus oponentes vestiam a camisa do Atletico Madrid.

Os espanhóis venceram o primeiro duelo e levaram a vantagem de 1 a 0 para o Villa Park onde gols de Taylor e Stan Collymore deram ao time da casa um empate de 2 a 2 no resultado agregado, mas foram os visitantes que progrediram de fase para enfrentar a Lazio na semifinal, cortesia da regra do gol marcado fora de casa.

5. Ian Taylor e Daniel Prodan do Atlético de Madrid em ação durante o jogo (Getty Images)

Outras participações

O Villa sofreu eliminações na Segunda Rodada da competição contra o Spartak Moscow (4 a 3 no placar agregado na temporada 1983-84), Internazionale Milão (3 a 2 em 1990-91), Deportivo La Coruña (2 a 1 em 1993-94), Trabzonspor (2 a 2 em 1994-95, mas o Villa perdeu pela regra dos gols marcados fora de casa) e Celta de Vigo (3 a 2 em 1998-99).

Todas as suas outras campanhas terminaram abruptamente na Primeira Rodada contra o Royal Antwerp (5 a 1 em 1975-76), Helsinborgs (1 a 1 em 1996-97, mas foi eliminado pelo gol fora de casa) e NK Varteks (3 a 3 em 2001-02, novamente pela regra do gol fora de casa).

6. David Platt comemorando o seu gol feito sobre a Internazionale no Villa Park. Os Villains ganharam por 2 a 0 na Inglaterra, na partida disputada em 24 de outubro de 1990, mas foram derrotados por 3 a 0 na Itália (Getty Images)

A Uefa Cup, a partir da temporada 2004-05 mudou o seu formato passando a contar com uma fase de grupos antes da fase de jogos eliminatórios e o Aston Villa, nesta nova fase, classificou-se uma vez para a fase de grupos e avançou para a fase eliminatória, já nas outras duas ocasiões foi eliminado nos playoffs para a fase de grupos (curiosamente para o mesmo time nos dois anos).

Na temporada 2008-09 o Aston Villa passou por duas fases preliminares até atingir a fase de grupos.

Primeiro ele eliminou o time islandês do Fimleikafélag Hafnarfjarðar por 5 a 2 no resultado agregado, depois passou pela equipe búlgara do Litex Lovech ganhando por 4 a 2 no placar combinado.

Após estes jogos eliminatórios o Villa foi para o Grupo F juntamente com o Hamburgo, Ajax, Zilina e Slavia Praga.

Eles se classificaram em terceiro lugar e, na fase eliminatória subsequente, foram eliminados pela CSKA Moscow por 3 a 1 no resultado das duas partidas.

Já nas duas temporadas subsequentes o Aston Villa não conseguiu avançar à fase de grupos.

Na temporada 2009-10 e na 2010-11 foi desclassificado pelo Rapid Vienna, em ambas ocasiões, pelo critério dos gols marcados fora de casa (2 a 2), na primeira vez e por 4 a 3 na segunda ocasião. *

* Little Book of Aston Villa - Ian e Claire Welch ©.

7. Gareth Barry em ação contra Gabriel Garcia De La Torre, do Ajax, na partida entre as duas equipes pela fase de grupos da Copa da Uefa no Villa Park em 23 de outubro de 2008. O Villa ganhou por 2 a 1, sendo o gol decisivo tendo sido marcado por Barry (Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia