sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Billy Meredith – Manchester City

Billy Meredith é dono de uma rara distinção em Manchester: é ídolo tanto do City quanto do United.

O ponta galês foi um dos jogadores mais habilidosos e carismáticos do seu tempo e sua lenda ainda paira entre os torcedores do City, pelo qual conquistou uma FA Cup e uma Second Division e fez mais de uma centena de gols, o que o torna um dos maiores artilheiros de todos os tempos da história do clube.

Maiores detalhes acerca da carreira de Billy Meredith ao ler o breve texto abaixo.

Boa leitura.

1. Billy Meredith e Jack Warner (Getty Images)

Billy Meredith pode ter jogado pelo City pela primeira vez há mais de 100 anos, mas sua lenda permanece viva até os dias de hoje.

Meredith – um tanto quanto controvertido – é classificado por muitos como alguém do mesmo nível do grande Sir Stanley Matthews em termos de futebol e exercia uma espécie de atração magnética para os torcedores de futebol e a mídia daqueles dias.  

Um velocista de pernas longas e invariavelmente mascando um palito de dentes, Mededith foi um jogador fantástico e um tormento para muitos defensores da Era Eduardiana.

Um ponta direita imensamente talentoso, ele conseguia ir até a linha de fundo e executar cruzamentos milimétricos para um atacante ou cortar pra dentro e chutar para o gol adversário com violência, se assim desejasse.

Com 151 gols pelo clube, ele se encontra na lista de maiores artilheiros da história do City em todos os tempos.

2. Ilustração do jornal The Daily Graphic retratando Billy Meredith recebendo a taça da FA Cup 1904 (Spartacus Educational)

Ele se juntou ao Manchester United em 1905 após o escândalo das partidas combinadas, que envolveu o clube e, indiretamente, o jogador, e retornou ao City em 1921.

Meredith também foi convocado 22 vezes para a seleção galesa enquanto jogador do City e detém o recorde de jogador mais velho a retornar aos Cityzens.

Faltavam apenas 120 dias para os seus 50 anos quando ele fez a sua última partida pelo clube – uma derrota por 2 a 0 para o Newcastle United nas semifinais da FA Cup em 29 de março de 1924, em St Andrews’.

O que o City poderia ter alcançado se ele tivesse permanecido no clube em vez de ir para o United só pode ficar no caminho da imaginação.

Pelos Cityzens Meredith conquistou a Second Division em 1898-99 e a FA Cup de 1903-04.

3. Time do City campeão da FA Cup 1904 (da esquerda para a direita em pé): Tom Maley (assistente de treinador), Sam Frost, Billy Gillespie, Johnny McMahon, Tom Hynds, Jack Hillman, Sam Ashworth, J. Broad (diretor). Sentados (da esquerda para a direita): Herbert Burgess, George Livingstone, Billy Meredith, Sandy Turnbull e Frank Booth (Pinterest)

Ficha técnica:

Willian “Billy” Henry Meredith

Nascimento: 30 de julho de 1874 em Chirk, Denbighshire, País de Gales

Falecimento: 19 de abril de 1958 em Withington, Lancashire, Inglaterra

Posição: ponta direita

Aparições pelo Manchester City: 394

Gols pelo Manchester City: 151

Temporadas: 1894-1906 e 1921-1924

Clubes: Chirck, Nowich Victoria, Manchester City, Manchester United, Manchester City

Aparições pelo País de Gales: 48

Gols pelo País de Gales: 11 *

* When Football Was Football: Manchester City, a nostalgic look at a century of the club - David Clayton ©.

4. Card de Billy Meredith (Premier Football Cards)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia