domingo, 8 de setembro de 2019

Charlie George – Arsenal

Charlie George, um dos ícones dos anos 1970s alcançou o seu ápice da carreira jogando pelos Gunners, onde foi figura preponderante na conquista do Double de 1971.

Contudo, atos de indisciplina acabaram minando o seu espaço no Arsenal e ele acabou saindo para o Derby County.

Após a sua aposentadoria, George continua frequentando as arquibancadas (primeiro de Highbury e agora dos Emirates), hábito que ele já carregava desde de criança.

Conheça mais um pouco da história dele nos Gunners ao ler o texto abaixo.

Boa leitura.

1. Charlie George em foto de 1972 (Getty Images)

Um autêntico rebelde londrino, Charlie George não foi somente uma lenda do Arsenal, mas um ícone dos anos 1970s!

Nascido em Islington, George havia acompanhado o Arsenal das arquibancadas quando criança e este fato muito colaborou para o seu status de ídolo como jogador.

Ele também foi abençoado com sua natural habilidade e também era famoso pelo seu poderoso chute.

George fez a sua estreia pelo time titular em 9 agosto de 1969, contra o Everton, na rodada inaugural da temporada 1969-70 (Os Toffees triunfaram por 1 a 0 em Highbury).

George se tornou uma presença regular na equipe principal naquela temporada, fazendo um total de 39 aparições.

Ele foi particularmente eficiente na campanha do Arsenal na Inter-Cities Fairs Cup de 1969–70, incluindo as partidas contra o Dinamo Bacau e o Ajax.

George jogou em ambas partidas da final do torneio contra o RSC Anderlecht, que o Arsenal conquistou por 4 a 3 no resultado agregado (derrota de 3 a 1 na Bélgica e vitória por 3 a 0 na Inglaterra).

George quebrou o seu tornozelo no início da temporada seguinte, após uma colisão com Gordon West, goleiro do Everton.

2. Charlie George no seu momento supremo de glória, quando marcou o gol decisivo da FA Cup de 1971 contra o Liverpool (Site Arsenal)

Após cinco meses de recuperação, ele voltou a desempenhar um papel significativo na campanha do Arsenal no título da Division One de 1970-71, marcando cinco gols em 17 aparições de liga pelo clube.

Entretanto, o ponto alto da sua temporada veio na FA Cup: ele marcou gols na Quarta, na Quinta e Sexta Rodadas, bem como foi a diferença na final contra o Liverpool.

Com a partida empatada em 1 a 1 na prorrogação, aos 111 minutos jogados George recebeu passe de John Radford e chutou forte, próximo à entrada da área, para marcar um belo gol e garantir o título para os Gunners.

Ele celebrou o gol da sua maneira característica: deitando-se de costas no gramado de braços abertos. Com este triunfo o Arsenal completou o seu primeiro Double na história.

George também foi uma excelente opção na campanha dos Gunners na FA Cup 1971-72, marcando o gol que igualou a partida contra o Stoke City nas semifinais do torneio, partida esta que o Arsenal ganhou por 2 a 1 em Goodison Park. Contudo, na final em Wembley o Arsenal foi derrotado pelo Leeds United pelo placar mínimo.

Os últimos estágios da carreira de George no Arsenal foram atrapalhados por lesões e atos de rebeldia contra o comando do clube: durante a temporada 1971–72 ele foi advertido duas vezes pela direção dos Gunners.

Primeiro após dar uma cabeçada em Kevin Keegan do Liverpool e depois por fazer o sinal de foda-se para os torcedores do Derby County, após marcar durante o jogo no Baseball Ground, válido pela FA Cup, que terminou empatado em 2 a 2 (os dois gols dos Gunners feitos por Charlie).

3. A comemoração característica de George, deitado no campo, e os seus companheiros celebrando o gol (Sportsignings)

Conforme o time vencedor do Double gradualmente se desfazia, o Arsenal começou a cair nas tabelas dos campeonatos disputados e, embora George tenha marcado 11 gols nas temporadas de 1971–72 e 1972–73 a sua melhor forma declinou junto com o Arsenal.

Ele marcou somente cinco gols em 28 partidas da temporada 1973–74 e ele foi sacado do time principal em 1974–75 após brigar com o treinador Bertie Mee.

No Natal de 1974 ele teve o seu nome incluído na lista de transferências e, então, ele se transferiu para o Derby County em julho de por £100,000.

No total ele jogou 179 vezes pelo Arsenal e marcou 49 gols.

No Derby ele alcançou moderado sucesso, ganhando, inclusive, sua única convocação para a Inglaterra no período em que jogou em Baseball Ground, antes de se transferir para jogar na North America Soccer League - NASL, no Minnesota Kicks.

Após a sua aposentadoria dos gramados, ele continua a comparecer a partidas dos Gunners como torcedor e ainda mantém forte ligação com o clube ainda nos dias de hoje.

George figura como número 9 no ranking de 50 Melhores Jogadores do Arsenal de Todos os Tempos.

4. Charlie George e Frank McLintock com a taça recém-conquistada (Media Storehouse)

Ficha técnica:

Charles Frederick George

Nascimento: 10 de outubro de 1950, em Islington, Inglaterra

Carreira no Arsenal: 1968-1975

Aparições pelo Arsenal: 179

Gols: 49

Aparições pela Seleção da Inglaterra: 1

Gols pela Inglaterra: 0*

* When Football Was Football: Arsenal, a nostalgic look at a century of the club - Paul Joseph ©.

5. Miniatura de Charlie George da série Corinthian Prostars (Pic Click UK)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia