sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Coventry City - O adeus de David Busst


Em 12 de junho de 2015, o jornalista Aidan McCartney © escreveu sobre o adeus definitivo de David Busst no futebol para o site do jornal Coventry City Live.

Uma das contusões mais graves da história do futebol inglês ocorreu em 8 de abril de 1996, em Old Trafford, e a vítima foi o defensor do Conventry City, David Busst, que ficou com sua perna presa numa colisão entre Brian McClair e Denis Irwin que acabou por abreviar sua carreira.

No fim da temporada seguinte, foi feita uma partida em sua homenagem, com a renda revertida para Busst e sua família.

Ficaram frente a frente os Sky Blues, reforçados por Paul Gascoigne e Les Ferdinand contra o Manchester United, recém coroado campeão da temporada 1996-97, que compareceu ao evento com o melhor time possível.

Este jogo, além da homenagem por si própria, também marcou a última partida e os dois últimos gols de Eric Cantona pelos Red Devils e pelo futebol, pois, dois dias após aquela partida ele se retiraria dos gramados para sempre.

Outro fato interessante é que Gazza marcou um gol pelos Sky Blues.

Por fim, durante o texto que vocês terão acesso logo abaixo aparece a expressão “brummie”, que se refere pessoa que tenha nascido na região de Birmingham.

Descubram maiores detalhes ao ler o texto, traduzido do jornal eletrônico Coventry City Live, abaixo.

Boa leitura.

1. David Busst (Coventry Telegraph)


Aidan McCartney ©, 12 de junho de 2015, Coventry City Live (site)



O dia em que Paul Gascoigne marcou pelo Coventry City e esfolou David Beckham no último jogo de Eric Cantona pelo Manchester United

O defensor dos Sky Blues, David Busst, foi forçado a se aposentar precocemente em virtude de grave lesão – em maio de 1997 ele foi homenageado em uma partida que teve todos os ingressos vendidos em Highfield.

2. David Busst em ação pelos Sky Blues (Coventry Telegraph)

Segunda-feira, 8 de abril de 1996

O jogo em Old Trafford contava com apenas 89 segundos quando a história de contos de fadas da carreira de David Busst chegou a um fim abrupto.

Um Brummie, Busst foi descoberto enquanto jogava pelo time amador Moor Green pelo então treinador dos Sky Blues, Bobby Gould.

Subsequentemente ele assinou um contrato profissional com o Coventry City no verão de 1992 e não demorou muito para se tornar um dos jogadores favoritos em Highfield Road, conhecido pela sua determinação e compromisso com a causa dos Sky Blues.

Tendo se aventurado na área adversária para aproveitar um escanteio em Manchester, ele colidiu com Denis Irwin e Brian McClair o que resultou em múltiplas e complexas fraturas na sua tíbia e no perônio.

Esta é considerada uma das piores lesões na história do futebol inglês e até fez o goleiro do United, Peter Schmeichel, vomitar no gramado ao testemunhar o terrível incidente.

3. David Busst agonizante após o choque com Brian McClair e Denis Irwin enquanto Schmeichel joga a bola fora para atendimento do jogador (Getty Images)

  
Busst seria submetido a 22 cirurgias – 15 delas imediatas nas semanas seguintes à grave contusão – para salvar a sua perna, mas sua carreira futebolística não conseguiu ser salva.

Com apenas 29 anos ele foi forçado a pendurar as suas chuteiras, após ser aconselhado pelos médicos que cuidaram dele.

Ele fez 50 aparições pelos Sky Blues em jogos de Liga, marcando quatro gols e mais dez partidas de copas antes da terrível lesão na sua perna.

O City concedeu ao infeliz defensor uma partida comemorativa e o Manchester United de Alex Ferguson foi o adversário na partida em benefício de Busst e sua família.

4. Programa oficial da partida beneficente (Football Zone UK)

Sexta-feira, 16 de maio de 1997

O campeão Manchester United compareceu com o seu time mais forte possível (e ainda trouxeram o troféu da Premier League) estando ausentes do time regular de Ferguson apenas Gary Pallister, Ryan Giggs, Roy Keane e Denis Irwin.

Os jogadores da Inglaterra, Paul Gascoigne e Les Ferdinand, foram convidados para vestir a camisa dos Sky Blues naquela tarde.

5. David Busst segurando seu filho Cobi e acenando para o público (Coventry Telegraph)

Todas as entradas disponíveis em Highfield Road foram vendidas, pois a ocasião vivenciada certamente merecia ser prestigiada.

O jogo, em si próprio, viu Gazza abrindo o placar para os Sky Blues antes de Gary Neville ser derrubado dentro da área e Eric Cantona converter o pênalti.

O francês logo depois colocaria o United à frente do placar, cabeceando para marcar o seu segundo gol na partida.

6. Times posam para foto do confronto, com David Busst ao centro (Coventry Telegraph)

A partida acabaria empatada em 2 a 2 com Busst, vindo do banco e marcando, em cobrança de pênalti, no último minuto para vencer Schmeichel, após McClair derrubar Gordon Strachan dentro da área.

Eric Cantona, que marcou os dois gols do United, decidiu baixar as cortinas no seu caso de amor com os Red Devils e com o futebol apenas dois dias depois daquela partida.

7. Paul Gascoigne em ação pelo Coventry (Coventry Telegraph)


O jogo provavelmente será lembrado, na história do futebol, como a última aparição de Eric Cantona, mas para os torcedores dos Sky Blues ela foi uma maneira mais do que honrosa de encerrar a carreira futebolística de David Busst.

Atualmente David trabalha no projeto Sky Blues na Comunidade, um trabalho que ele desempenha desde 1997.

8. David Busst cumprimentado após marcar o gol de empate da partida, de pênalti (Coventry Telegraph)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia