quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Roy Keane – Nottingham Forest

Antes de brilhar intensamente no Manchester United, Roy Keane teve uma passagem marcante em três anos intensos pelo Nottingham Forest, uma das últimas descobertas do genial Brian Clough.

Hora de relembrar um pouco da trajetória do impetuosos irlandês pelo Forest através da leitura do breve texto abaixo.

Boa leitura.

1. Roy Keane (Getty Images)

Qualquer um com um olho bom que visse o Forest se empenhando bastante, mas sem qualidade coletiva suficiente e grande convicção, contra o rebaixamento na temporada 1992-93, perceberia muito rapidamente que no meio daquele time lastimável estava um jovem rapaz que tinha todos os atributos para alcançar o estrelato. 

O jovem em questão era o meio campista Roy Keane, contratado por £20.000 junto ao time irlandês Cohb Ramblers, quando tinha 18 anos, em junho de 1990 e, quase que imediatamente, promovido ao time titular.

Claramente um jogador feroz e individualista, desesperado para ganhar todas as divididas de todos os jogos, uma vez que ele havia sido mudado para uma posição de jogador de área à área (box to box), em missões que exigiam tanto criatividade como poder de destruição.

Esta crucial mudança acabou fazendo ele se destacar como um diamante numa caixa de bombons.

Embora fosse extremamente inexperiente, a qualidade dos seus passes e o vigor nas disputas de bolas, o instinto apurado sobre o correto posicionamento em campo e o seu insaciável apetite por vitórias o predestinavam à grandeza.

2. Roy Keane incorporando a personagem Robin Hood em 1991 (Who Ate All the Pies)

E isto, mais tarde, se provaria verdadeiro.

No verão de 1993, quando o Forest de Brian Clough contemplava a perspectiva de vida na segunda divisão, Kenny Dalglish, então no Blackburn Rovers, acreditava que tinha assegurado os serviços de Roy Keane, mas foi batido por Alex Ferguson, que pagou um valor recorde na Grã-Bretanha, à época, de £3,75 milhões para adicionar o impetuoso jovem ao time de Old Trafford, novamente coroado campeão da Liga.

Todo o sucesso que ele saboreou com o Manchester United era inteiramente previsível, mas Roy Keane foi ainda mais longe, amadurecendo – se esta é palavra correta neste caso – e se tornando seguramente o jogador mais influente da terra pela próxima década.

O que ele poderia ter alcançado se tivesse permanecido no Nottingham Forest? É algo que nem vale a pena se pensar agora.

3. Roy Keane confrontando Justin Edinburgh, dos Spurs, na final da FA Cup de 1991 (Getty Images)

Ficha técnica:

Roy Maurice Keane

Nascimento: 10 de agosto de 1971 em Cork, Irlanda

Carreira no Nottingham Forest: 1990-1993

Aparições pelo Nottingham Forest: 149

Gols: 31

Aparições pela Seleção da Irlanda: 67

Gols pela Seleção da Irlanda: 9 *

* When Football Was Football – Nottingham Forest, a nostalgic look at a century of the club - Ivan Ponting ©.

4. Brian Clough e Roy Keane (Rexmail)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia