quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Pat Jennings – Tottenham Hotspur


Pat Jennings conseguiu uma rara façanha: ser idolatrado em ambos os times do norte de Londres, pois jogou nos dois principais clubes, com muito destaque por ambos.

Conheçam mais um pouco sobre a trajetória dele pelos Spurs ao ler o texto abaixo.

Boa leitura.

1. Pat Jennings (Getty Images)

Os Spurs se orgulham da sua tradição em ter grandes goleiros e, provavelmente, Pat Jennings foi o maior de todos.

Segundo colocado em número de aparições de todos os tempos pelos Spurs, perdendo apenas para Steve Perrymen, Jennings foi o melhor goleiro do mundo no seu tempo e, no seu auge, exibiu um nível de consistência excepcional ao longo de toda sua longa e distinta carreira que incluiu 119 convocações pela Irlanda do Norte em 22 anos em que esteve em ação.

Contratado junto ao Watford em 1964 por £27.000 como sucessor de Bill Brown, Jennings sofreu no começo, mas logo se tornou o goleiro ideal para todas as ocasiões.

Com um físico impressionante aperfeiçoado com muita dedicação ao longo dos anos, ele era atlético e exercia uma posição de comando, exibindo uma determinação resoluta que trazia segurança para seus colegas de time.

Ele também podia chutar a bola como nenhum outro, como no famoso gol que ele marcou contra o Manchester United na Charity Shield de 1967, com um espetacular chute do seu campo que quicou e encobriu o goleiro do United.

  
2. Martin Peters e Pat Jennings (Getty Images)

Jennings realmente teve duas passagens em White Hart Lane.

Em difíceis circunstâncias (o treinador Keith Burkinshaw admitiu que foi um erro deixá-lo partir) Jennings fez uma curta viagem pelo norte de Londres e foi parar em Highbury em 1977, onde ele habilmente defendeu o gol do Arsenal por seis anos.

Retornando ao seu habitat natural em 1983 para se tornar assistente técnico nos Spurs, Jernnings é um dos poucos a cruzar a divisão do norte de Londres e permanecer popular em ambos os clubes.

Pelos Spurs Jennings conquistou duas vezes a League Cup (1971 e 1973), uma FA Cup (1967), uma Charity Shield (1967) e uma Copa da Uefa (1972).

“Muitas vezes as outras pessoas dependiam que eu estivesse num bom dia em campo”.

3. Pat Jennings em ação pelos Spurs (Getty Images)

Ficha técnica:

Patrick Anthony Jennings

Nascimento: 12 de junho de 1945 em Newry, County Down, Irlanda do Norte

Carreira no Tottenham: 1964-1977

Aparições pelo Tottenham: 591

Gols: 1

Aparições pela Seleção da Irlanda do Norte: 119*

* When Football Was Football: Tottenham Hotspur, a nostalgic look at a century of the club - Adam Powley ©.

4. Pat Jennings recebendo o prêmio de Futebolista do Ano em 1969, fotogrado em meio a Bobby e Jack Charlton (Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia