segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Premiership – O xerife de Nottingham


Após uma série de resultados ruins na Premier League, o Nottingham Forest demitiu Dave Bassett e contratou o folclórico Ron Atkinson para tentar comandar uma reação para escapar dum eventual rebaixamento.

Big Ron, infelizmente, não conseguiu trazer o impacto desejado e acabaria se aposentado ao término da temporada.

Maiores detalhes, acerca da passagem de Atkinson pelo City Ground, abaixo.

Boa leitura.

1. Ron Atkinson, que sentou no banco do Arsenal por engano na sua partida de estreia pelo Forest, apoia-se em Nelson Vivas para se dirigir ao local correto (Getty Images)

Em janeiro de 1999 o Nottingham Forest demitiu o treinador Dave Bassett e, no seu lugar, colocou Ron Atkinson para comandar o time no restante da temporada 1998-99.

No primeiro jogo de Big Ron à frente do Forest ele celebremente sentou-se no banco de reservas dos visitantes, no local destinado ao treinador dos Gunners, que foi o jogo da sua estreia. Depois de perceber a falha ele foi para o local correto.

Quando foi questionado acerca deste fato após o fim da partida, Big Ron respondeu ao seu modo característico: “Por um momento eu pensei que tínhamos Dennis Bergkamp no nosso banco de reservas”, declarou o novo chefe do Forest.

Atkinson relembra a história com bom humor quando disse em entrevista ao BBC Sport, em 2012, que aquele foi um dos momentos mais engraçados da sua carreira, declarando: "Eu estava nos Barbados quando recebi uma chamada telefônica pedindo para eu voltar e treinar o Nottingham Forest. Eu voei de volta a Inglaterra durante toda a noite”.

2. Ron Atkinson, agora no lugar certo, dirigindo o Forest contra os Gunners (Alamy Stock Photo)

"Eu cheguei em Nottingham e o rapaz que dirigia para mim forneceu-me um paletó e um sobretudo. Eu cheguei no gramado e me dirigi ao banco de reservas para o início do jogo com os fotógrafos e toda a gente me olhando”.

Ele relata: “Eu estava acenando para o público e ainda não tinha percebido onde estava. Eu pulei dentro da área reservada e pensei ‘vamos iniciar uma nova caminhada’ quando fomos enfrentar o Arsenal”.

"Quando eu olhei ao redor do lugar eu vi Dennis Bergkamp, Patrick Vieira, Nelson Vivas e pensei: 'como que estamos na última colocação da Liga com este time?'

"Obviamente eu estava no banco de reservas errado e eles ainda mostram isso na televisão até hoje!”, declarou Atkinson.

3. Ron Atkinson orientado Pierre Van Hooijdonk durante uma sessão de treinamentos (Getty Images)

Infelizmente Atkinson não conseguiu evitar o rebaixamento do Forest para a Division One ao término da temporada 1998-99, quando o clube encerrou sua participação na última colocação da Premier League.

Nos seus 17 jogos no comando do clube de City Ground Big Ron ganhou cinco, empatou duas e perdeu dez das partidas disputadas.

Após o descenso do Forest Atkinson se aposentou e David Platt, ex-capitão da Inglaterra, foi contratado para exercer a função de jogador-treinador do clube. *

* The Premiership Football Miscellany - John White ©.

4. Um resignado Ron Atkinson observa o seu time em 20 de março de 1999, na derrota diante do Boro por 2 a 1 no City Ground (Alamy Stock Photo)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia