quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Terry Conroy – Stoke City


Terry Conroy foi um ponta clássico que marcou sua presença com grande destaque durante 12 anos vestindo a camisa dos Potters com dedicação e comprometimento, o que, inclusive, lhe rendeu até um canto criado pala torcida do Stoke especialmente para ele!

Ele fez parte do grande time montado por Tony Waddington nos fins dos anos 1960s e começo dos 1970s, que foi um dos mais marcantes da história dos Potters com George Eastham, Jimmy Greenhoff, dentre outros.

Eles foram campeões da League Cup em 1972 ao bater o Chelsea por 2 a 1, tendo Conroy marcado o gol que abriu o placar aos cinco minutos de jogo.

Saibam um pouco mais sobre a trajetória de Conroy ao ler o breve texto abaixo.

Boa leitura.

1. Terry Conroy (Getty Images)

Terry Conroy, o primeiro a marcar um gol pelo Stoke City numa competição europeia, foi um irlandês genuinamente irreverente nos seus tempos de jogador.

A vida e a alma do grupo desde que Tony Waddington o contratou junto ao Glentoran em 1967, a exuberância de Conroy foi demonstrada quando ele jogou na ponta principalmente (também jogou no ataque).

Sentia-se confortável em ambos os lados do campo ou até mesmo pelo meio, após a aposentadoria de Ritchie, TC, como passou a ser universalmente conhecido, conseguia ir às redes desempenhando esta função mais recuada.

2. John Ritchie, camisa listrada encoberto por um jogador do Arsenal, marca um dos gols da goleada de 5 a 0 dos Potters sobre os Gunners em 1970 (Getty Images)

Ele destacou-se por muitas razões – habilidade, energia, direção e comprometimento, mas também por sua imagem: pernas magérrimas, quase translúcidas, frequentemente com as meias enroladas até os calcanhares, sem caneleiras e cabelos ruivos ondulantes, soltos ao vento.

Entre os meses de janeiro e fevereiro de 1971 Terry foi o responsável por cada um dos oito gols marcado pelo Stoke, marcando cinco, dando duas assistências a Greenhoff e ainda tendo um chute desviado por um adversário que acabou encontrando as redes e acabou sendo creditado ao defensor da outra equipe.

3. Terry Conroy, camisa 7, chutando para marcar o seu gol na final da League Cup de 1972 contra o Chelsea (Getty Images)

A habilidade de criar coisas a partir do nada encantou os torcedores do Stoke, que até chegaram a criar um cântico para enaltecê-lo: “Terry, Terry Conroy, Terry Conroy na ponta (Terry, Terry Conroy, Terry Conroy on the wing, no original)!”

O seu gol inesquecível veio no massacre por 5 a 0 sobre o Arsenal em setembro de 1970, quando ele acertou um chute, quase da entrada da área pela ponta direita, que encobriu o goleiro e terminou na terceira colocação no prêmio para o Gol da Temporada do programa Match of The Day da BBC.

Ele comemorou à sua maneira característica: correu por trás do gol com os braços levantados em exultação!

4. Time do Stoke com a taça da League Cup recém-conquistada (Media Storehouse)

Ficha técnica:

Gerard Anthony Francis Conroy

Nascimento: 2 de outubro de 1946 em Dublin, República da Irlanda

Carreira no Stoke: 1967-1979

Aparições pelo Stoke: 271

Gols: 49

Aparições pela Irlanda: 26

Gols: 2*

* When Football Was Football: Stoke City, a nostalgic look at a century of the club - Simon Lowe ©.

5. Card de Terry Conroy (Premier Football Cards)

Tradução: Sandro Pontes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia