quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Tony Allen – Stoke City


Tony Allen, um lateral de muita velocidade e habilidade, fez três aparições pela Inglaterra quando tinha apenas 19 anos.

Este foi o cartão de visitas para uma longa carreira nos Potters, primeiro como lateral e, depois que perdeu um pouco da sua velocidade, como zagueiro central.

Nesta carreira nos Potters vale também destacar o recorde de aparições consecutivas com a camisa do clube, algo que perdura até hoje.

Maiores detalhes da trajetória de Allen no Stoke City logo abaixo.

Boa leitura.

1. Tony Allen em foto de julho de 1959 (Pinterest)

Tony Allen, novo defensor da Inglaterra, foi uma das estrelas mais brilhantes no horizonte do Stoke City no fim dos anos 1950s

O jovem lateral de cabelos loiros destacava-se tanto pelas suas madeixas loiras quanto pela sua habilidade em ler o jogo, o que acabou atraindo a atenção de Walter Winterbotton, treinador da Inglaterra, que estava pensando em dar chance a novos talentos após uma desastrosa campanha na Copa do Mundo de 1958 na Suécia.

Allen fez três aparições com a camisa da Inglaterra, todas elas quando contava com 19 anos, no outono de 1959 em jogos contra o País de Gales, a Suécia e a Irlanda do Norte.

Allen nem sempre teve tudo à sua maneira, contudo. Numa derrota caseira por 4 a 2 para o Blackburn Rovers, Allen foi completamente envolvido pelo ponta da Inglaterra, e adversário daquela tarde, Bryan Douglas.

2. Tony Allen em ação contra Terry Venables do Chelsea em maio de 1963. A partida terminou empatada sem gols (Getty Images)

“Eu me sentia tão envergonhado – após a partida -, que nem peguei o ônibus para voltar para casa. Fiz o trajeto a pé’, ele declarou anos depois.

Allen trabalhou duramente para corrigir os seus pontos fracos e se tornou um “tijolo” fundamental do “muro” montado por Tony Waddington quando o City se reestabeleceu como um time da elite nos anos 1960s.

Presente em todas a partidas entre março de 1960 e março de 1963, Allen disputou 148 jogos consecutivos com a camisa dos Potters, estabelecendo um recorde que perdura até os dias atuais.

Mais tarde na sua carreira, quando a velocidade começou a diminuir, ele trocou a posição de lateral para a de zagueiro central, continuando a ter atuações muito destacadas antes de se transferir para o Bury em 1970.

3. Tony Allen cumprimenta Gordon Banks após este defender um pênalti contra o West Brom em 13 de março de 1968 (Getty Images)

Ficha técnica:

Anthony Allen

Nascimento: 27 de outubro de 1939 em Stoke-on-Trent, Inglaterra

Carreira no Stoke: 1957-1970

Aparições pelo Stoke: 473

Gols: 4

Aparições pela Inglaterra: 3

Gols: 0 *

* When Football Was Football: Stoke City, a nostalgic look at a century of the club - Simon Lowe ©.

4. Card de Tony Allen (Football Cartophilic Info Exchange)

Tradução: Sandro Pontes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia