quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Alan Oakes – Manchester City

Alan Oakes, recordista de aparições na história do clube, foi um meio-campista talentoso e modesto, que foi fundamental para moldar o time vencedor da Era Joe Mercer.

Ganhador de diversos títulos pelo City, só faltou a Oakes um melhor reconhecimento internacional pelo English Team (ele chegou a fazer parte da lista dos 40 nomes de possíveis convocados para disputar a Copa do Mundo de 1970, mas foi cortado da listagem definitiva).

Maiores detalhes acerca da carreira de Alan Oakes ao ler o breve texto abaixo.

Boa leitura.

1. Pôster de Alan Oakes (Beyond The Last Man)

O Mr. Confiável do Manchester City. Alan Oakes desenvolveu um trabalho sólido e seguro pelo clube por 18 anos ininterruptos à causa dos Cytyzens.

Ele também é o detentor de do recorde de aparições com a camisa do clube, com suas 669 aparições, e é improvável que tal marca seja quebrada nos dias de hoje.

Oakes foi um jogador quieto e humilde. Por conta desta postura contida ele foi criminosamente esquecido em todos as categorias de seleções internacionais da Inglaterra, especialmente em virtude de que ele ocupava uma faixa de campo muito parecida a de Bobby Moore.

Glyn Pardoe, seu primo, foi outro herói não reconhecido da mesma época.

Melhor reconhecido pelas suas corridas até a linha de fundo e passes incisivos, Oakes era feliz em deixar os outros brilharem.

Ele também foi peça fundamental para aquele glorioso time de Joe Mercer que conquistou tudo no final dos anos 1960s e a direção do clube demonstrou a confiança depositada em Oakes ao nomeá-lo capitão do time para a temporada 1968-69.

Ele também fez parte da lista de 40 nomes que disputaria a Copa do Mundo de 1970, mas perdeu a viagem para o México quando a lista definitiva foi divulgada.

2. Alan Oakes em ação contra o Newcastle United em 1975 (Site Manchester City)

Consistente até o final dos seus dias em Maine Road, Oakes foi eleito Jogador do Ano em 1975, apenas um ano antes dele deixar o City para se juntar ao Chester, onde se tornaria treinador-jogador do clube após adicionar 211 aparições à sua marca pessoal.  

Ele fez mais de 900 aparições pelos Blues em todos os níveis (dos juniores até o profissional).

Oakes ganhou os seguintes títulos com os Blues: Copa dos Vencedores de Copas Europeias (1969-70), uma First Division (1967-68), uma Second Division (1965-66), uma FA Cup (1968-69), duas League Cup (1970 e 1976) e duas Charity Shield (1968 e 1972).

Há uma curiosidade que merece menção, relativamente à Charity Shield de 1972: normalmente a Charity Shield deveria ser disputada entre o campeão da First Division e o detentor da FA Cup, que eram, nesta ocasião, o Derby County e o Leeds United, respectivamente, mas ambos declinaram da chance de disputar a Charity Shield.

Como substitutos, Manchester City, que havia terminado na quarta colocação na First Division e o Aston Villa, que foi coroado campeão da Third Division aceitaram o convite para disputar o jogo.

A partida foi disputada no Villa Park e o Manchester City ganhou por 1 a 0, gol de pênalti marcado pelo atacante Francis Lee.

3. Alan Oakes com a taça da FA Cup (Getty Images)

Ficha técnica:

Alan Arthur Oakes

Nascimento: 7 de setembro de 1942, em Winsford, Inglaterra

Período no Manchester City: 1959-1976

Aparições pelo Manchester City: 665 (mais quatro como substituto)

Gols pelo Manchester City: 34 *

* When Football Was Football: Manchester City, a nostalgic look at a century of the club - David Clayton ©.

4. Card de Alan Oakes (Premier Football Cards)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia