sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Burnley – Participações em campeonatos europeus

O Burnley, apesar do seu orçamento ser inferior a muitos times da Premier League, surpreendeu e terminou a temporada 2017-18.

Esta colocação valeu aos Clarets uma vaga na segunda etapa qualificatória da Europa League.

Aproveitando esta informação, hoje recordaremos um pouco da participação dos Clarets em campeonatos europeus.

Boa leitura.

1. Programa oficial do jogo entre o Burnley e o Stade de Reims (eBay)

Copa dos Campeões da Europa (temporada 1960-61)

O título da temporada 1959-60 dos Clarets significou a classificação para uma competição europeia pela primeira vez.

Com a Copa dos Campeões da Europa em sua infância – era apenas o quinto ano em que ela era realizada -, o Burnley foi sorteado para enfrentar os campeões franceses do Stade de Reims (vice-campeão duas vezes do, então, recente torneio em 1955 e 1959 para o poderoso Real Madrid), com a primeira partida sendo disputada em Turf Moor e terminando em 2 a 0 para os Clarets.

A segunda partida se provou um acontecimento empolgante, mas o Burnley fez o suficiente ao perder por 3 a 2, poém avançando de fase pelo placar agregado de 4 a 3.

2. Programa oficial do jogo entre o Burnley e o Hamburgo (eBay)

Com apenas dezesseis times disputando o torneio, isso significava que o Burnley já estava nas quartas de final, e uma emocionante vitória de 3 a 1 sobre o Hamburgo em Turf Moor significava que uma sólida performance no jogo de volta colocaria os Clarets mais próximos da final.

Mas os alemães estavam longe de ser eliminados e ganharam a partida de volta por 4 a 1 no Volkparstadion para despachar o Burnley por 5 a 4 pela soma dos placares agregados.

Foi um passeio estimulante, mas estava acabado e foi a primeira e única vez em que o clube competiu na Copa dos Campeões da Europa, agora conhecida como Champions League, é claro.

3. Jogador dos Clarets e do Hamburgo em ação durante a partida em Turf Moor (Getty Images)

Inter-City Fairs Cup (temporada 1966-67)


Terminar em terceiro lugar na Division One na temporada 1965-66 significou que o Burnley se qualificou para uma competição europeia pela segunda vez em seis anos.

Desta vez foi para a Inter-City Fairs Cup, mais tarde conhecida como Copa da Uefa e, finalmente, Europa League.

Os Clarets se classificaram ao lado do Leeds e do West Brom.

4. Programa oficial do jogo entre o Burnley e o Stuttgart (eBay)

A primeira rodada viu o Burnley ser sorteado para pegar o VfB Stuttgart e, após segurar um empate de 1 a 1 na Alemanha, os Clarets ganharam por 2 a 0 na partida de volta para passar de fase com um placar agregado de 3 a 1 e, então, enfrentar o FC Lausanne-Sport.

Isto foi tudo, menos um simples encontro com os suíços ganhando a primeira partida por 3 a 1.

Significava que os Clarets precisariam de uma performance excepcional na segunda partida; e foi exatamente o que aconteceu, com uma esmagadora vitória de 5 a 0 que permitiu aos Clarets uma confortável passagem de fase com 6 a 3 no placar agregado, bem como mantiveram os 100% de aproveitamento do Turf Moor em competições europeias.

5. Os dois capitães (esquerda para diteita), Alex Elder, dos Clarets e Arme Groberty do Lausanne, antes do apito inicial (Getty Images)

A Terceira Rodada colocou os Clarets frente aos italianos do Napoli, mas o Burnley estava irresistível na partida em Turf Moor e os italianos levaram uma derrota de 3 a 0 de volta para Nápoles.

Os Clarets, então, sobreviveram a algumas táticas brutas do time anfitrião para conseguir um empate em 0 a 0 e alcançaram as quartas de final de uma competição europeia pela segunda vez consecutiva em que participaram de tais torneios.

6. Times do Burnley e do Napoli perfilados antes da primeira partida pela Fairs Cup (Getty Images)

Novamente eles tiveram que enfrentar um time alemão, desta vez o Eintracht Frankfurt e, novamente, o Burnley foi eliminado nesta fase, com um empate em 1 a 1 na Alemanha antes de perder em Turf Moor por 2 a 1.

Em 2011, o Burnley teve uma chance de conseguir uma vaga na Liga Europa via Fair Play League, com todos os clubes acima dos Clarets já classificados para alguma competição europeia.

Mas a Inglaterra caiu da terceira para a sétima posição do ranking da Fifa e não lhe foi oferecida uma vaga adicional em competições europeias para os seus times.

7. Programa oficial do jogo entre o Burnley e o Eintracht Frankfurt (eBay)

Europa League (2018-19)

O Burnley, conforme já dito, entrou na Europa League 201819 na Segunda Rodada Qualificatória, pois havia terminado na sétima colocação da Premier League 2017-18.

Eles foram sorteados para enfrentar o Aberdeen, estabelecendo um jogo eliminatório entre britânicos.

No primeiro jogo no Pittodrie Stadium, Sam Vokes marcou o primeiro gol do Burnley em competições europeias após 51 anos e cancelando a vantagem dos donos da casa conseguido por Gary Mackay-Steven em cobrança de pênalti.

Após Chris Wood e Lewis Ferguson marcarem gols no primeiro tempo, o Burnley assegurou a classificação para a próxima rodada na prorrogação do jogo disputado em Turf Moor, com Jack Cork e Ashley Barnes indo às redes nos 30 minutos adicionais.

8. Sam Vokes chutando para marcar o gol dos Clarets em Pittdrie (Getty Images)

O sorteio para o playoff foi feito antes da decisão da Terceira Rodada Preliminar, entre os Clarets e o İstanbul Başakşehir, ter sido decidida: os vencedores desta fase engrantariam ou o Olympiacos ou o FC Luzern.

Após um empate sem gols na partida de ida na Turquia os times voltaram a se encontrar em Turf Moor, que não recebeu torcedores visitantes após a Uefa proibir o İstanbul Başakşehir de vender ingressos para os seus torcedores.

Após 180 minutos sem gols, Cork marcou aos 97 minutos e decidiu a classificação dos Clarets para os playoffs.

O adversário de playoff do Burnley foi o Olympiacos, que havia batido o FC Luzern por 7 a 1 no resultado agregado da sua chave.

9. Jack Cork comemorando o seu gol marcado contra o İstanbul Başakşehir (Getty Images)

Cinco torcedores dos Clarets ficaram machucados em incidentes com hooligans gregos antes da primeira partida em Piraeus, jogo no qual o Burnley vestiu o seu uniforme completamente preto, completado com braçadeiras negras, postas em memória a Jimmy McIlroy, que havia falecido três dias antes.

Kostas Fortounis colocou o time da casa à frente aos 19 minutos antes de Wood marcar de pênalti, aos 33 minutos, para igualar o confronto.

Na segunda etapa Ben Gibson recebeu um cartão amarelo por uma falta e, como resultado da cobrança do tiro livre, a cabeçada de Andreas Bouchalakis restaurou a vantagem dos gregos.

Gibson foi expulso após receber o seu segundo amarelo no jogo – este segundo por colocar a mão na bola - e Fortounis foi às redes pela segunda vez na noite, quando marcou em cobrança de pênalti aos 60 minutos.

10. Christopher Wood, punhos cerrados, comemorando seu gol na partida contra os gregos (Getty Images)

Evangelos Marinakis, proprietário do Olympiacos (que também é o dono do Nottingham Forest), de acordo com relatos, foi até a sala da arbitragem durante o intervalo para descarregar a sua frustração sobre ao desempenho do árbitro e, inclusive, o treinador Dyche acusou-o de ter intimidado os membros da comissão de arbitragem.

Os Clarets precisavam vencer a partida de volta por pelo menos dois gols de diferença e, preferencialmente, sem tomar gols para avançar para a fase de grupos do torneio.

O Burnley perdeu inúmeras oportunidades durante o jogo antes de Podence, jogador dos visitantes, marcar aos 83 minutos o gol que assegurou a passagem dos gregos, embora Vydra tenha conseguido marcar na sua estreia, entrando como substituto, três minutos depois. *

* Burnley FC Miscellany - David Clayton ©.

11. Matěj Vydra cabeceando para marcar o gol dos Clarets (Getty Images)

P.S. O ranking Fair Play League foi usado pela Uefa entre as temporadas de 1995-96 à 2015-16 para garantir a classificação de três times para as fases pré-qualificatórias da Europa League (antes Copa da Uefa), desde que atendidos diversos critérios, que não serão explicados aqui, pois foge ao objetivo do assunto que estamos escrevendo aqui.

Apenas serviu para não deixar o leitor com alguma dúvida que tenha surgido no decorrer da leitura sobre a trajetória dos Clarets em torneios europeus, quando é citado o Fair Play League.

12. Matěj Vydra em ação durante a partida (Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia