quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Nigel Clough – Nottingham Forest

Nigel Clough foi brilhante tanto no ataque, quanto no meio de campo, que jogou pelo Forest, embora a velocidade não fosse o seu ponto forte, a sua visão de jogo e passes preciso s fizeram dele um dos jovens mais promissores do futebol inglês quando se tornou titular.

As insinuações maliciosas de nepotismo no início da sua trajetória pelo clube – por causa de seu pai ser o treinador do Forest – não se sustentaram diante das atuações e dos títulos conquistados por ele durante o seu período no City Ground.

Maiores detalhes da carreira de Clough através da leitura do breve texto abaixo.

Boa leitura.

1. Nigel Clough (Site Premier League)

Nigel Clough foi um futebolista extremamente conhecedor da sua posição. Ele nunca precisou contar com o poder e a velocidade, enfim a completa forma atlética que domina o futebol moderno atual.

Mais do que a delicadeza e precisão dos toques, a sutileza dos passes e a inteligência nas arrancadas fizeram dele um dos jovens talentos mais atraentes, em bem-sucedido, na arte de fazer gols ou dar assistência para companheiros bem colocados na história moderna do Nottingham Forest.

Certamente qualquer acusação imbecil de nepotismo, pelo fato de Nigel ser filho de Brian Clough, treinador do Forest, quando ele foi selecionado do time amador do Heanor Town como um jovem promissor aos 18 anos em setembro de 1984.

Na verdade Clough juntou-se ao Nottingham Forest como juvenil em 1982, mas partiu após duas temporadas para o time amador do Heanor Town, mais retornou ao City Ground já como profissional em setembro.

Ele se tornou um titular regular na temporada 1985–86, se tornando artilheiro do Forest com 15 gols na First Division e ajudou a sua equipe a terminar em oitavo lugar na Liga, uma posição que o time repetiria na temporada seguinte e Clough iria às redes 14 vezes na campanha.

Em abril de 1988, ele foi alvo de uma oferta de £1.5 milhão do time italiano AC Pisa, mas a proposta foi rejeitada e Clough permaneceu no Forest, que terminou em terceiro naquela temporada e na subsequente.

Ele permaneceu entre os artilheiros do Forest pelas cinco próximas temporadas, ajudando os Reds a vencerem a League Cup em 1989 e 1990 e a Full Members' Cup em 1989. Eles também foram semifinalistas da FA Cup em 1989 e vice-campeões em 1991.

2. Nigel Clough disputa a bola com Paul Gascoigne durante o confronto com os Magpies em agosto de 1987 em St Jame’ Park. O Forest ganhou a partida por 1 a 0 (Getty Images)

Clough também colaborou para a campanha do Forest que conquistou a última edição da Full Members Cup em 1992.

Os Reds também chegaram a outra final de League Cup naquela temporada, mas foram derrotados pelo Manchester United.

Clough foi o artilheiro do Forest na temporada 1992–93 com dez gols na nova Premier League, mas os Reds acabaram rebaixados ao final da campanha e, na sequência, o seu pai Brian se aposentou dos gramados após 18 anos como treinador em City Ground.

Clough estava extremamente ansioso para sair do Forest para continuar a jogar na Premier League, e ele acabou vendido ao Liverpool naquele verão por £2.75milhões.

Naquele tempo ele foi um dos jogadores mais caros contratados pelo Liverpool, que havia terminado numa desapontadora sexta colocação na nova Premier League após ter sido o clube inglês dominante dos últimos 20 anos da velha First Division.

Clough passou três anos em Liverpool até ser vendido para o Manchester City em janeiro de 1996, que lutava desesperadamente contra o rebaixamento. Ele jogou todas as 15 partidas de Liga restantes do City após as sua chegada em Maine Road, marcando duas vezes, mas não foi o suficiente para salvar os Blues do rebaixamento e, pouco depois, ele perdeu os eu lugar no time principal em virtude de lesões.

Ele retornou ao Nottingham Forest por empréstimo em dezembro de 1996, quando Stuart Pearce se tornou treinador de maneira interina após a partida de Frank Clark.

Ele, nesta passagem, marcou o seu último gol pelo Forest, contra o Leicester City, em 13 jogos de Liga disputados antes de retornar ao Manchester City. Ele não voltaria a jogar mais pelo clube.

3. Nigel Clough em ação durante a final da League Cup de 1990 contra o Oldham Athletic. O Forest conquistou o título com uma vitória pela contagem mínima (Getty Images)


Ficha técnica:

Nigel Howard Clough

Nascimento: 19 de março de 1966 em Sunderland, Inglaterra

Carreira no Nottingham Forest: 1984-1993

Aparições pelo Nottingham Forest: 398

Gols: 130

Aparições pela Seleção da Inglaterra: 14

Gols pela Seleção da Inglaterra: 0 *

* When Football Was Football: Nottingham Forest, a nostalgic look at a century of the club - Ivan Ponting ©.

4. Card de Nigel Clough (Premier Football Cards)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia