sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Peter White – Aston Villa

Ele simplesmente é o autor do gol mais importante da história do Villa, que garantiu o título da Copa dos campeões da Europa de 1982, frente aos bávaros do Bayern Munique.

Peter White, um centroavante letal e habilidoso, teve passagem me vários clubes, mas havia feito sucesso principalmente no Nottingham Forest, quando os Reds conquistaram a First Division em 1978 e depois, com menos intensidade, nos Magpies antes de desembarcar no Villa Park.

Maiores detalhes da trajetória de Peter no Villa através do breve texto abaixo.

Boa leitura.

1. Peter White (Getty Images)

Foram os poderes persuasivos de Ron Saunders que convenceram Peter White de que deveria ir para o Aston Villa no verão de 1980, em vez dos outros clubes que tentavam contratá-lo.

“Ele quer que você desempenhe o melhor da sua habilidade em todo jogo ao invés de somente em três ou quatro partidas”, disse White em louvor ao seu novo treinador.

Fator este que fechou a contratação de um jogador cuja automotivação, ao longo da carreira, sempre o empurrou para cima.

No começo da temporada de 1980-81 White apostaria seu dinheiro no Villa ganhando a League Cup ou a FA Cup, mas não em seu novo clube ganhando o campeonato da Liga por que as probabilidades eram muito pequenas.

Talvez os apostadores tivessem, em comum com Saunders, decidido que a adição de White agora faria o Villa um completo campeão nacional.

Um esplêndido líder na posição, White não somente marcou regular e eficientemente, mas criou inúmeros gols, especialmente através do seu poder aéreo e seus passes altamente precisos em assistências aos meio campistas ou para atacantes parceiros como Gary Shaw.

Withe marcou o único gol da final da final da Copa dos Campeões da Europa em 1982 contra o Bayern Munique.

2. Peter White chutando para marcar contra o Bayern Munique na decisão da Copa dos Campeões da Europa (Getty Images)

Na temporada seguinte Withe disputou aEuropean Super Cup de 1982, vitória do Villa por 3 a 1 no placar agregado contra o F.C. Barcelona.

No total ele marcou 92 gols me mais de 200 aparições com a camisa do Villa

Após cinco anos de Villa Park, ele para o Sheffield United numa decisão descrita pelo próprio anos depois como “o maior erro da minha carreira”.

Apesar disso, poucos jogadores tiveram um impacto tão forte e imediato ao longo da história do Villa: sem White, as chances do Villa de ganhar a Liga e a Copa dos Campeões da Europa teriam diminuído consideravelmente.

“Nós sempre sentimos falta de um verdadeiro centroavante - um homem em que pudéssemos confiar dentro da área e fizesse o trabalho para nós. Peter o fez perfeitamente!”, Dennis Mortimer acerca do impacto no time do Villa pela contratação de Peter White.

3. Da esquerda para a direita: Gary Shaw, Tony Morley e Peter Withe com o troféu recém-conquistado (Getty Images)

Ficha técnica:

Nome: Peter White

Nascimento: 30 de agosto de 1951

Período da Carreira: 1971-1990

Clubes: Southport, Barrow, Port Elizabeth City, Arcadia Sheperds, Wolverhampton Wanderers, Portland Timbers, Birmingham City, Nottingham Forest, Newcastle United, Aston Villa, Sheffield United e Huddersfield Town

Partidas pelo Aston Villa: 233

Gols pelo Aston Villa: 92

Partidas pela Seleção da Inglaterra: 11

Gols pela Inglaterra: 1

Carreira como treinador: 1991-2007

Times: Wimbledon, Seleção da Tailândia e Seleção da Indonésia *

* When Football Was Football: Aston Villa, a nostalgic look at a century of the club - Graham McColl ©.

4. Peter White em ação pelo English Team (Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia