quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Primeiras façanhas de League Cup

Disputada desde 1960, a League Cup passou por algumas mudanças até atingir o seu formato atual.

Casos em que times se recusaram a disputar o torneio, finais disputadas em jogos de ida e volta, campeões que foram impedidos de disputar torneios europeus, primeiro time a conquistar a League Cup duas vezes na história... são algumas das curiosidades que vocês tomarão conhecimento ao ler o texto abaixo!

Boa leitura.

1. Programa oficiais das duas partidas das finais de 1961 (eBay)

A League Cup começou a ser disputada em 1960, mas somente a partir da temporada 1967-68 é que passaria a contar com todos os 92 times da Football League.

Na primeira edição do torneio, Arsenal, Sheffield Wednesday, Tottenham Hotspur, West Bromwich Albion e Wolverhampton Wanderers ser recusaram a participar no que era chamado de “A Idiotice de Hardaker” (em referência ao secretário da Football League Alan Hardaker), pois eles alegaram que já jogavam partidas demais na temporada regular, portanto, esta edição contou com 87 equipes.

Maurice Cook, jogando pelo Fulham contra o Bristol Rovers, marcou o primeiro gol de League Cup da história em 26 de setembro de 1960 no Eastville Stadium.

2. Pôster de Maurice Cook, autor do primeiro gol da história da League Cup (Pinterest)

Até 1967 a final era disputada em duas partidas, uma em cada estádio dos finalistas.

Nesta primeira final, disputada entre Aston Villa e Rotherham United, o primeiro jogo teve lugar no Millmoor, onde o Rotherham bateu o Aston Villa por 2 a 0.

Neste jogo, obviamente, foi marcado o primeiro gol em finais de League Cup, cuja honraria coube a Barry Webster do Rotherham.

3. Foto oficial do time do Rotherham United da temporada 1961-62. Trata-se do time que perdeu a final da League Cup de 1961 pala margem mínima. Jogadores em pé (da esquerda para a direita) Roy Lambert, Ken Waterhouse, Peter Madden, Roy Ironside, Lol Morgan e Peter Perry. Sentados (da esquerda para a direita): Brian Sawyer, Barry Webster, Don Weston, Ken Houghton, Alan Kirkman e Keith Bambridge (Getty Images)

Na segunda partida, no Villa Park, os anfitriões bateram os visitantes por 3 a 0, após a prorrogação e, desta maneira, se tornou o primeiro campeão da, então, nova competição.

Em 1967 a Uefa declarou que o campeão do torneio teria um lugar na Fairs Cup, entretanto, desde que ele fosse um time da Division One.

Dessa maneira Queens Park Rangers e Swindon Town, campeões do torneio em 1967 e 1969, respectivamente, mas integrantes da Division Three nestas ocasiões, não puderam disputar o torneio europeu.

O primeiro time a conquistar a League Cup duas vezes foi o Tottenham Hotspur ao vencer o torneio em 1971 (naquele ano o seu feroz rival, o Arsenal, conquistou o Double, então todos os principais troféus disputados na Inglaterra na temporada 1970-71 ficaram nas salas de troféus do norte de Londres) e 1973.

4. Time dos Spurs com a taça recém-conquista em 1973, primeiro time a vencer duas vezes a League Cup (Vintage Photos Online)

Ficha técnica da segunda partida da final:

Aston Villa 3 (Alan O'Neill, Harry Burrows, Peter McParland) Rotherham United 0

Final da FA Cup

Local: Villa Park

Data: 5 de setembro de 1961

Público: 31.302

Aston Villa: Geoff Sidebottom, John Neal, Gordon Lee, Vic Crowe, Jimmy Dugdale, Alan Deakin, Jimmy MacEwan, Alan O'Neill, Peter McParland, Bobby Thomson, Harry Burrows.

Rotherham United: Roy Ironside, Peter Perry, Lol Morgan, Roy Lambert, Peter Madden, Ken Waterhouse, Barry Webster, Don Weston, Ken Houghton, Alan Kirkman, Keith Bambridge. *

* Firsts, Lasts and Onlys - Paul Donnelley ©.

5. Foto oficial do Villa, primeiro campeão da League Cup (Twitter Aston Villa)

 Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia