quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Roy Paul – Manchester City

Roy Paul foi um dos grandes capitães dos Citizens. Após perder a final da FA Cup de 1955, ainda em campo, ele prometeu que retornaria no ano seguinte para conquistar o troféu perdido para o Newcastle. E a promessa foi cumprida!

Ainda, no decorrer do texto que vocês lerão abaixo, é citado que Roy Paul seria uma espécie de jogador “Roy of the Rovers”.

Ao pesquisar o significado do termo descobriu-se que se trata de uma personagem de histórias em quadrinhos, cujo maiores detalhes traz-se agora (Wikipedia):

1. Revista em quadrinhos Roy of the Rovers (Pinterest)

Roy of the Rovers foi uma revista em quadrinhos britânica sobre a vida de um jogador de futebol fictício, Roy Race, que jogava pelo Melchester Rovers.

Primeiro apareceu como tiras na revista em quadrinhos Tiger em 1954, antes de ter o seu título próprio semanal (mais tarde se tornaria mensal), publicado pela IPC e Fleetway de 1976 até 1995, onde a publicação era o principal produto”.

Feito este esclarecimento, hora de saber um pouco mais da trajetória de Roy Paul nos Cityzens no texto logo abaixo.

Boa leitura.

2. Roy Paul (Getty Images)

Roy Paul foi o verdadeiro Capitão Fantástico do Manchester City.

Uma figura inspiradora para os colegas e os torcedores, Paul capitaneou o time dos Blues até a final da FA Cup de 1955, onde eles perderam para o Newcastle United e, então, ele jurou voltar para ganhar o torneio do ano seguinte.

O ex-minerador de carvão guiou os Cityzens até a final da FA Cup de 1956 e desta vez os Blues saíram-se vencedores da disputa com o Birmingham City.

Paul tinha vindo o Swansea Town em 1950 e era versátil a ponto de poder jogar em qualquer posição da linha de defesa.

3. Roy Paul liderando a entrada do City no Vlla Park para o jogo das semifinais da FA Cup 1955-56 contra os Spurs em 17 de março de 1956. O City ganhou o jogo por 1 a 0 (Getty Images)

Um verdadeiro jogador do tipo “Roy of the Rovers” (quadrinho sobre futebol onde o herói da trama se chamava Roy Race), Paul foi um dos maiores capitães que o clube já teve e foi somente o segundo galês a liderar os Blues para a glória da FA Cup – o primeiro foi Billy Meredith

Paul deixou o clube para jogar pelo Worcester em junho de 1957 após jogar quase 300 partidas pelo City. Ele morreu na primavera de 2002.

“Estaremos de volta no ano seguinte e, desta vez, venceremos!”, Roy Paul após a final da FA Cup de 1955, perdida para os Magpies.

4. Roy Paul segurando a taça erguido nas costas de Don Revie (Getty Images)

Ficha técnica:

Roy Paul

Nascimento: 18 de abril de 1920, em Ton Pentre, País de Gales

Falecimento: 21 de maio de 2002, em Treorchy, País de Gales

Aparições pelo Manchester City: 293

Gols pelo Manchester City: 5

Aparições pelo País de Gales: 33

Gols pelo País de Gales: 1 *

* When Football Was Football: Manchester City, a nostalgic look at a century of the club - David Clayton ©.

5. Card de Roy Paul (Premier Football Cards)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia