segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Stuart Pearce – Nottingham Forest

Um dos mais icônicos jogadores do Forest e da Inglaterra, Stuart “Psycho” Pearce foi um jogador que ficou marcado na memória dos torcedores do Forest e dos seu país por ser um jogador viril, leal e muito bom no desempenho das suas tarefas em campo.

Foram 12 anos de dedicação ao Forest e, durante este período, ele marcou o seu nome no livro de recordes do clube ao se tornar o jogador dos Reds com mais convocações para uma seleção nacional enquanto esteve no City Ground (76 aparições pela Inglaterra).

Hora de relembrar um pouco da trajetória Stuart Pearce no Forest através da leitura do breve texto abaixo.

Boa leitura.

1. Stuart Pearce (PA Images)

Durante os seus doze anos como lateral esquerdo do Forest, entre 1985 e 1997, o rugido e a agressividade de Stuart Pearce pelo seu clube e pela Inglaterra – ele permanece como o jogador com mais convocações para uma seleção nacional durante o seu período no City Ground – rendeu a ele o status de instituição nacional.

Pela sua atitude dinâmica, às vezes truculenta, ele ficou conhecido como “Psycho”, porém, ao mesmo tempo, era extremamente lúcido em campo, um pilar de sustentação num time que jogava um futebol altamente atrativo e os torcedores o adoravam incondicionalmente.  

Pearce foi um defensor nato, com toda coragem e qualidade técnica que significava que ele era intimidador, quando surgia livre no ataque, nas suas diversas incursões que, invariavelmente, acabavam com um chute potente desferido pelo seu pé esquerdo.  

O seu encanto de herói folclórico foi ampliado ainda mais pela sua imagem de “homem do povo”.

Pearce iniciou a carreira tardiamente no futebol, tendo trabalhando como eletricista e jogava no time amador do Wealdstone, só vindo para o Coventry City em 21 de outubro de 1983.

2. Stuart Pearce em ação contra Gordon Strachan em partida válida pelas quartas de final da FA Cup de 1990-91 em Old Trafford (Alamy Stock Photo)

Quase vinte meses mais tarde ele seria recrutado para o Forest pelo Brian Clough ao custo de £240.000 e, após um início titubeante, em dois anos ele se tornou capitão da equipe.

Até hoje este preço é considerado uma verdadeira barganha, pois ele veio como um contrapeso pela contratação do zagueiro Ian Butterworth que veio para o City Ground na mesma transação.

Pearce fez sua estreia pelo Forest ao lado de Ian Butterworth e Neill Webb no gramado artificial de Luton Town na partida de abertura da temporada em 17 de agosto de 1985.

Os Reds empataram por 1 a 1, graças ao gol do estreante Webb, já o primeiro gol de Pearce pelo Forest foi marcado em 5 de outubro quando sua equipe sobrepujou o Ipswich Town por 3 a 1.

Na lista de gols inesquecíveis consta - entre aqueles que presenciaram nunca esquecerão - o seu fantástico gol na final da FA Cup de 1991 ou sua bomba de 30 metros contra o Manchester United em pleno Old Trafford no ano de 1990.

Psycho ganhou uma partida comemorativa pelos serviços prestados, no fim da temporada 1995-96, contra o Newcastle United.

 
3. Stuart Pearce comemora a passagem para a final da FA Cup após a vitória de 4 a 0 sobre os Hammers no Villa Park (Alamy Stock Photo)

Um público de quase 24.000 espectadores compareceu ao City Ground para prestar homenagem.

A próxima temporada reservaria a queda do Forest da elite inglesa.

Quando Frank Clark renunciou do cargo de treinador do Forest, com o time na última colocação da tabela de classificação da Premier League em dezembro de 1996, Pearce se tornou, interinamente, jogador-treinador até a indicação de Dave Bassett em março.

A última aparição de Pearce pelo Forest aconteceu num empate de 1 a 1 contra o Wimbledon no City Ground em 3 de maio de 1997, já o último gol com a camisa dos Reds foi marcado em cobrança de pênalti na derrota caseira por 3 a 1 para o Southampton quatro semanas antes.

No verão seguinte, aos 35 anos, e tendo vivenciado o trauma do rebaixamento, ele deixou o City Ground para se juntar ao Newcastle United, clube que foi o adversário na sua partida comemorativa, numa transferência sem custos.

Pelo Forest Pearce ganhou duas League Cup (1988-89 e 1989-90) e duas Full Members Cup (1988-90 e 1991-92).

4. Stuart Pearce comemorando o seu gol contra os Spurs na final da FA Cup de 1991 (Seat Pitch)

Ficha técnica:

Stuart Pearce

Nascimento: 24 de abril de 1962 em Hammersmith, Londres, Inglaterra

Carreira no Nottingham Forest: 1985-1997

Aparições pelo Nottingham Forest: 506

Gols: 82

Aparições pela Seleção da Inglaterra: 78

Gols pela Seleção da Inglaterra: 5 *

* When Football Was Football: Nottingham Forest, a nostalgic look at a century of the club - Ivan Ponting ©.

5. Card de Stuart Pearce (Premier England Cards)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia