quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Swansea City – Oito jogos notáveis de FA Cup

Relembrem oito jogos inesquecíveis dos Swans em partidas válidas pela copa de clubes mais tradicional do mundo, a FA Cup.

Maior vitória, maior derrota e derrubador de gigantes são algumas das emoções que vocês relembrarão quando lerem o texto retirado da miscelânea dos Swans.

Boa leitura.

1. Time do Swansea de 1926 (eBay)

Os oito jogos seguintes são considerados os mais notáveis do Swansea na FA Cup:

Swansea Town 2 Arsenal 1 (Quartas de final, 6 de março de 1926)

Receber o Arsenal no Vetch pelas quartas de final da FA Cup foi um grande negócio em 1926.

Ganhar deles foi uma façanha ainda maior, mas foi uma que o Swansea Town de Bradshaw estava confiante em conseguir.

E os Swans deixaram maravilhados cerca de 25.000 fãs, graças a gols de Len Thompson e do formidável atacante Jack Fowler ainda no primeiro tempo.

Embora um audacioso gol de longa distância de Alec Mackie do Arsenal deu aos Gunners alguma esperança nos minutos finais, o bravo time se entrincheirou e assegurou a famosa vitória.

2. Capa do programa oficial do jogo entre os Reds e os Swans em 1964 (eBay)


Liverpool 1 Swansea Town 2 (Quartas de final, 29 de fevereiro de 1964)

O Swansea supostamente não tinha nenhuma chance contra as estrelas de Bill Shankly em Anfield, mas uma defesa séria e dois grandes gols no primeiro tempo, de Jim McLaughlin e Eddie Thomas deram a Shankly algo sobre o que pensar.

O Liverpool tentou voltar ao jogo quando Peter Thompson conseguiu venceu Noel Dwier no segundo tempo.

3. Time do Swansea celebrando após a vitória sobre o Liverpool (AFP)

Mas foram as heroicas e acrobáticas defesas de Dwier que deram a vitória ao Swansea, parando os atacantes do Liverpool incontáveis vezes.

Incrivelmente o Liverpool desperdiçou um pênalti nos dez minutos finais de jogo e a partida terminou com uma merecida vitória que assegurou um lugar na semifinal da competição para os Swans.

4. Suplemento do Jornal South Wales Echo sobre a campanha do Swansea, antes do jogo com o Preston North End (Pinterest)

Swansea Town 1 Preston North End 2 (Semifinal, 14 de março de 1964)

No campo do Villa Park havia mais lama que grama, o Swansea pegou o Preston Noth End nas semifinais e o prêmio era uma passagem para Wembley.

Diante de 68.000 espectadores, os Swans assumiram a liderança do placar no primeiro tempo através do prolífico Jim McLaughlin, mas após o intervalo os Lilywhites empataram através de um pênalti duvidoso.

Infelizmente a excelente performance na Copa chegou ao fim após o esquisito gol sofrido a 35 metros de distância em chute de Tony Singleton que foi ajudado pelo vento e caprichosamente encobriu Noel Dwier, caindo dentro das redes.

5. Programa oficial do jogo contra o Rhyl (eBay)

Swansea City 6 Rhyl 1 (Terceira Rodada, 2 de janeiro de 1971)

Sob o comando do treinador Roy Bentley, o Swansea City registrou um dos seus maiores placares em partidas da FA Cup em frente de público de mais de 15.000 espectadores no Vetch.

O Swansea sobrepujou completamente o time amador do Rhyl, com David Gwither marcando um hat-trick e Brian Evans dois, antes de um infeliz gol contra às próprias redes do lateral esquerdo do Rhyl marcar o sexto.

O jogo também foi notável por ter dois irmãos, Tony Millington (Swansea) e Grenville Millington (Rhyl) em cada gol, com o pobre Grenville ficando com a pior parte, mesmo tendo feito importantes defesas.

6. Capa do programa oficial do replay da FA Cup entre os Reds e os Swans (LFC History)

Liverpool 8 Swansea City 0 (Replay da Terceira Rodada, 9 de janeiro de 1990)

Quando o Liverpool tinha viajado ao Vetch, para sua partida de FA Cup, três dias antes, o Swansea teve uma destemida performance que acabou num empate sem gols, forçando o replay.

Entretanto, a segunda partida em Anfield resultou num estonteante 8 a 0 contra Ian Evans e seu time – a maior derrota da sua história – com um hat-trick para Ian Rush, dois para John Barnes e um para cada um dos seguintes jogadores: Ronnie Whelan, Steve Nicol e Peter Beardsley.

O ponto alto da partida foi uma invasão de gramado de um dinâmico torcedor dos Swans, que deu um chute preciso no gol de Bruce Grobbelaar e fugiu de alguns seguranças para forte aplauso dos torcedores visitantes.

7. O treinador do Swansea, John Hollins, celebra a vitória sobre o West Ham em 1999 (Getty Images)

Swansea City 1 West Ham 0 (Replay da Terceira Rodada, 13 de janeiro de 1999)

Duas semanas antes, o time do Swansea, na Terceira Divisão, viajou a Upton Park para encarar um time da Premier League, o West Ham pela terceira fase da Copa e, tragicamente, houve um gol anulado de um chute de longa distância de Julian Dicks.

Então, para o replay num dia chuvoso no Vetch Field, os Swans estavam determinados a causar um abalo.

Evitando tentativas iniciais dos Hammers, um magnífico gol de Martin Thomas aos 29 minutos deu ao Swansea a liderança no placar.

A frenética partida viu chances abundantes de ambos os lados, mas uma heroica defesa nos estertores da partida, de Roger Freestone aos 88 minutos, manteve o Swansea à frente e garantiu uma vitória na famosa Copa.

8. Wilfried Bony marca o gol que selou a vitória em Old Trafford em 2014 (Getty Images)

Manchester United 1 Swansea City 2 (Terceira Rodada, 5 de janeiro de 2014)

Os visitantes Swans de Michael Laudrup abrem o placar aos 12 minutos através de Wayne Routledge, antes de Javier Hernadez igualar quatro minutos depois.

O defensor do United, Fábio foi expulso a dez minutos do fim do jogo após derrubar Jose Canas, e a partida parecia se encaminhar para um replay.

Mas estão, aos 90 minutos, o líder Wilfried Bony subiu alto para cabecear o gol vencedor sobre Anders Lindegaard, assegurando a primeira vitória em Old Trafford da história dos Swans.

9. Tammy Abraham chutando para marcar um dos seus gols na partida (Getty Images)

Swansea City 8 Notts County 1 (Quarta Rodada, 6 de fevereiro de 2018)

Tammy Abraham marcou o seu primeiro gol após um jejum que durava desde outubro para colocar os anfitriões à frente no placar. 90 segundos depois ele deu uma assistência para Nathan Dyer dobrar a vantagem dos Swans.

Dyer anotou o terceiro gol do City na partida através dum belo chute indefensável para o goleiro visitante, embora Noor Husin respondeu também com um belo gol para o County. Mas Abraham marcou mais um para dar uma confortável vitória parcial por 4 a 1 para o Swansea antes do intervalo.

O massacre prosseguiu após o retorno das equipes para a etapa final com gols de Kyle Naughton, Wayne Routledge e Tom Carroll – cujo belo gol deu um brilho especial ao jogo – bem como o memorável gol do estreante Daniel James. *

* Swansea City Miscelanny, Swans Trivia, Facts & Stats - Chris Carra ©.

10. Tom Carroll chutando para marcar o seu gol sobre os Magpies (Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia