segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Wolverhampton Wanderers - A conquista da League Cup de 1974

A matéria de hoje diz respeito à conquista da League Cup de 1974 pelo time do Wolverhampton Wanderers contra o favorito Manchester City em Wembley.

Apenas para fins introdutórios, no começo do texto, é citado que o time havia perdido ambas as semifinais da League Cup e da FA Cup da temporada anterior por margens mínimas, mas como não foram citados na sequência, esclarecemos que os placares e adversários respectivos foram os listados abaixo.

League Cup 1972-73:

Semifinal, jogo 1: Wolverhampton Wanderers 1 Tottenham Hotspur 2.

Semifinal, jogo 2: Tottenham Hotspur 2 Wolverhampton Wanderers 2.

FA Cup 1972-73:

Semifinal: Leeds United 1 Wolverhampton Wanderers 0.

Feitos este esclarecimento, descubram maiores detalhes da conquista ao ler o texto abaixo.

Boa leitura.

1. Programa oficial da final (Wolves Programmes)

League Cup 1974

Após o desgosto de 1973 – quando ambas semifinais, da League Cup e da FA Cup, foram perdidas por margens mínimas – Os Wolves finalmente voltaram a Wembley depois de 14 anos de ausência, quando conquistaram o seu lugar na final da League Cup de 1974.

A rota até Twin Towers teve algo de bizarro em duas das eliminatórias – Exeter City e Liverpool – que foram disputadas nas tardes do meio da semana por causa da crise energética que assolou o país, em virtude de uma greve de mineradores.

Após uma dura batalha nas semifinais, contra o Norwich City, na qual John Richards marcou gols em ambas as partidas para dar aos Wolves a classificação por um placar agregado de 2 a 1 e garantir um lugar na final em Wembley, onde o poderoso Manchester City estava à espera.

O City era amplamente favorito nas casas de apostas.

O goleiro titular dos Wolves, Phil Parkes, estava fora de ação em virtude de contusão, acabou dando chance para o reserva Gary Pierce, que só tinha jogado 13 partidas pelo clube desde que veio do Huddersfield. 

Pierce celebrou seu 23º aniversário em Wembley no dia da final e ele fez isso da melhor maneira com defesas espetaculares para impedir as tentativas de Rodney Marsh, Mike Summerbee, Colin Bell, Francis Lee e do grande Dennis Law.

Ambos os lados ofereceram um futebol atrativo e envolvente para os quase 98.000 espectadores e foram os Wolves quem abriram o placar dois minutos antes do intervalo quando Kenny Hibbitt deu um espetacular voleio ao receber um cruzamento primoroso de Geoff Palmer.

2. Kenny Hibbitt (Getty Images)

Hibbitt, tão honesto dentro, quanto fora de campo, admitiu após o jogo que ele tinha errado a bola, por isso ela pegou aquele espetacular efeito.

Bell finalmente conseguiu vencer o heroico e inspirado Pierce aos 59 minutos, quando ele recebeu cruzamento de Marsh e tocou no canto do goleiro, que não pôde fazer nada para evitar este gol.

Contudo, faltando cinco minutos para o fim do tempo regulamentar, Alan Sunderland cruzou rasteiro e a bola acabou batendo em Marsh e sobrou para Richards, o centroavante dos Wolves, chutou forte para vencer o goleiro Keith McRae em frente de onde estava a maior parte da torcida em preto e dourado.

Richards quase não joga a final por estar com um sério problema estomacal e estava destinado a perder o resto da temporada por causa da doença.

Se Dave Wagstaffe não tivesse sofrido uma lesão muscular pouco antes do gol vencedor, Richards estava para se substituído por Barry Powell.

Mas o destino deu uma mão e John Richards jogou sentindo dores, mas mesmo assim conseguiu alcançar a glória para os Wolves em Wembley.

3. Coluna Super Focus da Revista Shoot com os gostos e preferências de Kenny Hibbitt (Football In Print)

A rota para Wembley começou na segunda fase contra o Halifax Town:

Segunda fase: Halifax Town 0 Wolverhampton Wanderers 3 (Sunderland, Richards, Dougan);

Terceira fase: Tranmere Rovers 1 Wolverhampton Wanderers 1 (Sunderland);

Terceira fase replay: Wolverhampton Wanderers 2 (Dougan, Powell) Tranmere Rovers 1;

Quarta fase: Wolverhampton Wanderers 5 (Hibbitt 2, Richards 2, Dougan) Exeter City 1;

Quinta fase: Wolverhampton Wanderers 1 (Richards) Liverpool 0;

Semifinal, jogo 1: Norwich City 1 Wolverhampton Wanderers 1 (Richards);

Semifinal, jogo 2: Wolverhampton Wanderers 1 (Richards) Norwich City 0;

Final: Wolverhampton Wanderers 2 (Hibbitt, Richards) Manchester City 1.

4. John Richards comemorando a vitória após o apito final (Pinterest)

Ficha técnica da final:

Manchester City 1 (Colin Bell) Wolverhampton Wanderers 2 (Kenny Hibbitt, John Richards)

2 de março de 1974

Final da League Cup

Wembley Stadium

Público: 97.886

Manchester City: Keith MacRae, Glyn Pardoe, Willie Donachie, Mike Doyle, Tommy Booth, Tony Towers, Mike Summerbee (capitão), Colin Bell, Francis Lee, Denis Law, Rodney Marsh.

Wolverhampton Wanderers: Gary Pierce, Geoff Palmer, Derek Parkin, Mike Bailey (capitão), Frank Munro, John McAlle, Alan Sunderland, Kenny Hibbitt, John Richards, Derek Dougan, Dave Wagstaffe (Barry Powell).

* Wolves Miscellany: Wanderers Trivia, History, Facts & Stats - John Hendley ©.

5. Série de cards alusivos à conquista dos Wolves (Nikolai Trading Cards)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia