segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Bill Shankly – Preston North End

Quando se fala no nome de Bill Shankly automaticamente o associamos à sua mítica trajetória no Liverpool, o treinador que transformou a história e o folclore dos Reds.

Mas, neste momento, e que não é do conhecimento de muitos, iremos focar na carreira de Shankly como jogador, especialmente nos Lillywhites, onde ele passou 16 anos servindo à causa do Preston como sucesso.

Infelizmente, como toda sua geração, a Segunda Guerra Mundial roubou preciosos anos da sua carreira.

Descubram um pouco mais sobre a trajetória de Bill Shankly no Preston North End ao ler o breve texto abaixo.

Boa leitura.

1. Bill Shankly (Getty Images)

O lendário Bill Shankly é mais facilmente associado aos seus anos como treinador do Liverpool, mas os torcedores do North End lembram muito bem dos seus 16 anos que ele passou em Deepdale antes de colocar os pés no gramado de Anfield.

Um escocês passional, Shankly foi um de uma família de cinco irmãos a jogar futebol profissionalmente.

Tendo impressionado a todos como juvenil no Partick Thistle, ele se transferiu para a Inglaterra em 1932 quando o Carslile United conseguiu adquirir o seu passe e desfrutar do seu precoce, porém enorme, talento.

Então ele foi vendido ao Preston um ano depois. O preço de £500 estabelecido pelos seus serviços foi inteiramente justificado durante sua primeira temporada de estreia, quando o escocês ajudou o North End a conseguir o acesso à elite do futebol inglês em 1934, logo na primeira tentativa com o time.

E este não foi somente o único sucesso de Shankly em Deepdale, pois o seu time chegou à finais de FA Cup sucessivas em 1937 e 1938.

1937 foi o ano da desilusão, pois os Lillywhites foram batidos pelo Sunderland por 3 a 1, mas o Preston se recuperou deste revés um ano depois, ao bater o Huddersfield Town por 1 a 0 e erguer o troféu da competição.

Este seria uma taça que ele viria a conquistar mais duas vezes, durante o seu período como treinador no Liverpool.

2. Bill Shankly liderando a entrada dos Lillywhites numa partida disputada em em fevereiro de 1948 (Getty Images)

Shankly fez sua estreia pela Escócia em 1938, uma vitória por 1 a 0 sobre a Inglaterra e ainda faria mais quatro aparições pelo seu país.

Como muitos jogadores do seu tempo, entretanto, o promissor meio-campista teve sua carreira interrompida em virtude da Segunda Guerra Mundial.

Durante o conflito Shankly disputou mais set partidas pela Escócia, além de ter conquistado a Wartime Cup com o Preston.

Quando o futebol, após o término do conflito bélico, voltou ao seu ritmo normal, ele ainda fazia parte da equipe dos Lillywhites, mas o seus melhores momentos e performances já haviam ficado para trás e ele acabou se aposentando dos gramados em 1949.

Ele, antão, abraçou a carreira técnica no Carslile e breves passagens em Grimsby, Workington e Huddersfield antes de se realizar em Anfield.

Em setembro de 1981, Shankly veio a falecer em decorrência dum ataque cardíaco, aos 69 anos.

A lenda, as histórias e, é claro, as frases inesquecíveis permanecem vivos para sempre.

3. Time do Preston, campeão da FA Cup 1938. Fileira em pé (esquerda para a direita): Will Scott (treinador), Bill Shankly, Frank Gallimore, Harry Holdcroft, Andy Beattie, Bob Batey, Jim Metcalf (assistente de treinador). Sentados (esquerda para a direita): Dickie Watmough, George Mutch, Tom Smith (capitão) 'Bud' Maxwell, Bobbie Beatttie e Hugh O'Donnell (Flickr)

Ficha técnica:

William Shankly

Nascimento: 2 de setembro de 1913 em Glenbuck, Ayrshire, Escócia

Falecimento: 2 de setembro de 1981 em Liverpool, Inglaterra

Período no Preston North End: 1933-1949

Aparições pelo Preston North End: 296

Gols pelo Preston North End: 13

Aparições pela Seleção da Escócia: 5

Aparições pela Seleção da Inglaterra: 0 *

* The Preston North End Miscellany - David Clayton ©.

4. Card de Bill Shankly (Premier Football Cards)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia