quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Chris Hughton – Tottenham Hotspur

Chris Hughton escalou todas as categorias juvenis dos Spurs antes de se profissionalizar em 1979 e ser uma peça importante do excelente time do Tottenham dos anos 1980s.

Por causa do seu perfil mais discreto e reservado, Hughton não recebe tantos méritos quanto mereceria, mas o texto logo abaixo vais tentar desmistificar um pouco desta injustiça e assegurar o lugar que Chris merecidamente ocupa na história dos Lillywhites.

Maiores detalhes abaixo.

Boa leitura.

1. Chris Hughton (Getty Images)

Chris Hughton, ao lado de ótimos jogadores como Tony Galvin, Paul Miller e Mark Falco, é um dos heróis menos celebrados do time dos Spurs dos anos 1980s, mas, como os outros, o seu comportamento pouco chamativo não conseguiu disfarçar o seu verdadeiro valor e belos serviços prestados ao clube.

Como um jogador crescido dentro do próprio clube ele sempre foi muito popular entre os torcedores e, como um dos primeiros jogadores negros a se estabelecer num clube grande, Hughton foi uma espécie de pioneiro.

Hughton primeiramente se juntou às categorias de base do Tottenham Hotspur em 1971 aos 13 anos.

Ele assinou um contrato como futebolista de meio período em 1977 e conciliou os treinamentos com os estudos.

Chris assinou o seu primeiro contrato como jogador profissional em julho de 1979 e fez a sua primeira aparição naquele ano, na primeira partida da Segunda Rodada da League Cup 1979–80, contra o Manchester United em White Hart Lane (Os Spurs venceram o jogo por 2 a 1).

Ele começou jogando como ponta nos primeiros dias de clube, mas então se tornou um lateral que podia jogar pelos dois lados do campo, ainda que fosse naturalmente destro, ele acabou assumindo a titularidade da lateral esquerda dos Spurs.

2. Chris Hughton, com medalha de campeão na mão, comemora a conquista da FA Cup de 1981 (Getty Images)

Hughton, de todo modo, foi mais um exemplo da longa tradição do Tottenham em produzir laterais ofensivos, além de ser muito bom nos desarmes na parte defensiva, com consistência, trabalho duro e habilidade para roubar bolas e se lançar rapidamente ao ataque

Ele e Galvin formaram uma parceria impressionante no flanco esquerdo que foi uma faceta importante do sucesso do Tottenham durante todo aquele período.

Em 1986, lesões e a concorrência de outros laterais significou que Hughton não tinha mais a garantia de um lugar assegurado no time principal com regularidade.

Contudo, ele jogou na final da FA Cup de 1987, após Danny Thomas se lesionar e não conseguir se recuperar atempo para a decisão, e terminou como vice-campeão do torneio.

Em novembro de 1990, o West Ham United contratou Hughton, incialmente por empréstimo como uma peça para ocupar o lugar do lesionado Julian Dicks e, então, foi contratado de forma definitiva por Billy Bonds, treinador dos Hammers, sem custos para o clube.

Ele jogou durante duas temporadas pelo West Ham, fazendo 43 aparições por todas as competições sem marcar nenhum gol e ajudou a sua equipe a ganhar o acesso da Division Two para a Division One em 1991.

Em 1992 ele assinou com o Brentford, novamente numa transferência sem custos.

3. Chris Hughton tenta passar por Gary Waddock, à esquerda, e John Gregory do QPR durante a partida final da FA Cup de 1982, disputada em 22 de maio daquele ano em Wembley. O jogo terminou empatado em 1 a 1 e houve a necessidade de um replay, ganho pelos Spurs por 1 a 0 cinco dias depois (Getty Images)

Ele ajudou o Brentford a conquistar o título da Third Division na temporada 1991–92.

Ele jogou por uma temporada no Brentford antes de se aposentar, aos 34 anos, em virtude de uma séria lesão no joelho no começo de 1993.

Hughton, então, se tronou um assistente de treinador e, em algumas ocasiões treinador interino durante uma época de considerável agitação em anos recentes dos Spurs antes de partir para um período ainda mais tumultuoso no Newcastle.

Após os Magpies (2009-10), Hughton também treinou o Birmingham City (2011-12), o Norwich City (2012-14) e o Brighton & Hove Albion (2104-19).

Apesar de todos os contratempos, Hughton é considerado uma presença confiável e diligente, um verdadeiro cavalheiro dentro e fora de campo.

Hughton disputou 398 jogos pelo Tottenham por todas as competições, marcando 19 gols com a camisa dos Lillywhites.

Ele fez parte do time do Tottenham que conquistou as FA Cups de 1981 e de 1982 e a UEFA Cup de 1984.

4. Chris Hughton em ação contra o Anderlecht em White Hart Lane na final da Uefa Cup de 1984. Os Spurs foram campeões nos pênaltis, após o empate em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação (Alamy Stock Photo)

Ficha técnica:

Christopher William Gerard Hughton

Nascimento: 11 de dezembro de 1958 em Forest Gate, Essex, Inglaterra

Carreira no Tottenham: 1977-1990

Aparições pelo Tottenham: 398

Gols : 19

Aparições pela República da Irlanda: 53

Gols pelo República da Irlanda: 1 *

* When Football Was Football: Tottenham Hotspur, a nostalgic look at a century of the club - Adam Powley ©.

5. Card de Chris Hughton (Premier Football Cards)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia