quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Swindon Town – Pai e filho

Mike e Nicky Summerbee, além da coincidência óbvia, de serem pai e filho, em termos futebolísticos, trilharam caminhos semelhantes quando ambos migraram do Swindon Town para o Manchester City.

Mas as semelhanças param aí, pois, enquanto Summerbee pai teve uma carreira brilhante em Maine Road, Nicky não foi tão bem-sucedido quanto o seu progenitor.

Maiores detalhes abaixo.

Boa leitura.

1. Mike Summerbee com a camisa dos Robins (Getty Images)

As carreiras de Mike e Nicky Summerbee tiveram rumos idênticos, começando no Swindon Town e depois migrando para o Manchester City.

Mike fez sua estreia pelo Town aos 16 anos, ajudando os Robins a conseguir o seu primeiro acesso antes do City pagar mais de £30.000 por ele, após a queda de volta à Division Three em 1965.

Além de uma carreira brilhante no Manchester City, Mike ainda viria a fazer oito aparições pelos Three Lions.

O filho Nick fez testes no Manchester United, no Leicester City e no Norwich City antes de se juntar ao Swindon, onde ele faz parte da equipe que bateu os Foxes nos play-offs finais e foi presença regular no time que disputou a Premier League.

Por um tempo Nick jogou na mesma posição que o seu progenitor, mas noutras ocasiões ele jogou na ponta oposta.

2. Mike Summerbee em ação pelos Cityzens (Getty Images)

Ambos tinham um estilo de jogo e de passadas parecido, além de um fôlego inacreditável que lhes conferia grande resistência durante os jogos.

Mas Nicky nunca fez uma aparição pela seleção principal da Inglaterra, embora tenha jogado uma partida pela Inglaterra B antes de, como seu pai, se juntar ao Manchester City por £1,3 milhões em seguida ao rebaixamento da Premier League dos Robins e jogou pelos Cityzens entre 1994 e 1997.

Summerbee se juntou ao time quando o treinador Brian Horton também havia comprado Peter Beagrie, Uwe Rosler e Paul Walsh.

Na sua primeira temporada no clube, o Manchester City terminou algumas posições acima daquelas que definiram os rebaixados da Premiership.

Então o presidente Francis Lee demitiu Brian Horton e trouxe, para seu lugar, Alan Ball que falhou em ser bem-sucedido com o time. O clube foi, então, rebaixado da Premier League.

3. Nicky Summerbee em ação pelos Robins (Getty Images)

Em novembro de 1997, Summerbee se transferiu para o Sunderland, avaliado em £1 milhão no acordo que envolveu a vinda de Craig Russell para Maine Road.

Pelo City, Nicky fez 142 aparições, marcando seis gols no processo.

Depois de perambular por alguns clubes, ele retornou para disputar uma partida pelo Swindon, sob o comando de Andy King, mas um contrato mais logo nunca se materializou.

Pelos Robins, Summerbee realizou um total de 113 aparições e, coincidentemente, marcou seis gols pelo time. *

* Swindon Town Miscellany: Robins Trivia, History, Facts & Stats – Andrew Hawes ©.

4. Nicky Summerbee comemorando o seu gol marcado contra o Bolton Wanderers em Maine Road (Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia