sábado, 28 de março de 2020

O último amador a jogar pela Inglaterra

Bernard Joy se destacou pelo Casuals F.C., um clube amador de Londres, antes de ser contratado pelo Arsenal em 1935 (e ainda continuar na condição de amador).

Em 1936 ele foi convocado para representar a Inglaterra no amistoso contra a Bélgica em Bruxelas.

Esta foi a última vez em que um jogador amador entrou em campo pelo English Team.

Maiores detalhes abaixo.

Boa leitura.

1. Bernard Joy, já exercendo a profissão de jornalista, em foto de 1965 (Evening Standard/Hulton Archive/Getty Images)

Nascido em Fulham, sudoeste de Londres, Bernard Joy se tornou o capitão do time amador do Casuals F.C. após se graduar pela London University.

Casuals F.C. foi um clube de futebol amador baseado em Londres, fundado em 1883. Eles se fundiram com o Corinthian em 1939 para formar o Corinthian-Casuals, um clube que ainda existe.

Interessante, também, observar que o Corinthian foi o clube que inspirou a criação e o nome do Sport Club Corinthians Paulista, um dos grandes clubes brasileiros, após os seus fundadores assistirem a uma partida do clube londrino que excursionava pelo Brasil em 1910.

Ele os liderou à vitória na decisão da FA Cup Amateur de 1936 e foi capitão do time de futebol da Grã Bretanha nas Olímpiadas de Berlim também em 1936.

Embora ainda registrado como jogador do Casuals, ele fez aparições por outros times e em maio de 1935 ele foi contratado pelo Arsenal, onde substituiu Herbie Roberts.

Joy fez sua estreia pelo Arsenal em 1º de abril de 1936, contra o Bolton Wanderers (empate por 1 a 1 em Highbury, gol dos Gunners marcado por Ronald Westcott).

2. George Mountford, do Stoke City, à esquerda, dispara um chute para o gol do Arsenal, enquanto Bernard Joy e Laurie Scott, à direita, tentam bloquear durante a partida entre as duas equipes em Highbury. A partida, disputada em 5 de março de 1938, terminou coma vitória de 4 a 0 dos gunners (Getty Images)

Um pouco mais de um mês mais tarde, em 9 de maio, ele se tornou o último jogador amador a jogar pelo English Team na derrota da Inglaterra por 3 a 2 diante da Bélgica, no Stade du Jubilé, Bruxelas (este jogo também representou a primeira vitória dos belgas diante dos ingleses).

Ele foi um dos três estreantes naquela tarde ao lado de James Cunliffe, do Everton, e Sam Barkas, do Manchester City. Dos três somente Barkas voltaria a fazer mais aparições pelos Three Lions.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Joy alistou-se na Royal Air Force, mas permaneceu registrado como jogador do Arsenal, jogando mais de 200 partidas em tempos de guerra pelos Gunners e inda fez mais uma aparição não oficial pela Inglaterra em tempo de guerra.

Ele se aposentou pouco depois do término do conflito bélico e se tornou um jornalista esportivo e autor de um dos primeiros livros sobre o Arsenal, chamado Foward, Arsenal (The Arsenal History: 1886-1952)! em 1952.

Ele faleceu em 18 de julho de 1984, aos 72 anos.

3. Card de Bernard Joy (eBay)

Ficha técnica:

Bélgica 3 (Henri Isemborghs-2, Jean Fievez) Inglaterra 2 (George Camsell, Harold Hobbis)

Amistoso Internacional

Local: Stade du Jubilé

Data: 9 de maio de 1936

Público: 40.000

Bélgica: Arnold Badjou, Constant Joacim, Robert Paverick, Pierre Dalem, Alphonse De Winter, Emile Stijnen (capitão), Jean Capelle, Jean Fievez, Henri Isemborghs, Antoine Franckx, Robert Lamoot.

Inglaterra: Ted Sagar, Sam Barkas, George Male, Eddie Hapgood (capitão), Jack Crayston, Bernard Joy, Wilf Copping, Harold Hobbis, Dick Spence, George Camsell, James Cunliffe. *

* Firsts, Lasts and Onlys - Paul Donnelley.

4. Livro dos Gunners escrito por Bernard Joy (Amazon UK)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia