quinta-feira, 5 de março de 2020

Rangers 2 Bayern Munich 0 – European Cup Winners' Cup 1971-72

Os Gers, em 1972, chegaram à sua quinta semifinal de competição europeia e o seu adversário por uma vaga na final da European Cup Winners' Cup foi um velho conhecido alemão, o poderoso Bayern Munich.

Era a terceira vez em seis anos que os Gers tinham que encarar os bávaros em competições europeias e este Bayern, especialmente, era uma equipe formidável, pois era a base da seleção da Alemanha Ocidental que, em pouco mais de dois meses, conquistaria a European Championship e Copa do Mundo dois anos mais tarde.

No jogo de ida um empate na Alemanha, na volta uma partida inesquecível e que ainda contou com um tempero extra para animar a torcida Light Blue (uma desclassificação do rival de Old Firm naquela mesma noite no Celtic Park).

Maiores detalhes abaixo.

1. Capa do programa oficial da partida (eBay)

Quando os Rangers alcançaram sua quinta semifinal europeia em 1972, tendo eliminado, na sequência, Rennes, Sporting Lisbon e Torino e eles não tiveram sorte quando foram sorteados, pela terceira vez em seis anos, para encarar o Bayern Munich, gigante da Bundesliga.

O Bayern era, neste momento, um time muito mais formidável do que o de anos anteriores.

Apenas dois meses depois do confronto com os Rangers, o time do Bayern formaria o núcleo da Seleção da Alemanha Ocidental que viria a ganhar a European Championship e, dois anos depois, conquistaria a Copa do Mundo, disputada na própria Alemanha Ocidental.

Todos os grandes nomes estavam no time alemão: Franz Beckenbauer (Jogador Europeu do Ano), Gerd Müller (‘der Bomber der Nation’), Sepp Maier, Uli Hoeness, Paul Breitner e Georg Schwarzenbeck.

Sem dúvidas um time de classe mundial, o Bayern já havia eliminado o Liverpool nas fases anteriores do torneio e, mais adiante, se tornaria bem-sucedido em três finais consecutivas de European Cup entre 1974 e 1976.

Na primeira partida, disputada no Grüwalder Stadion, os Rangers asseguraram um magnífico empate por 1 a 1.

2. Iain McDonald cabeceia a bola durante o confronto em Ibrox (Pinterest)

Entretanto, o desfecho da vaga para a final estava muito longe de ser uma mera formalidade e, a dura realidade foi exposta quatro dias antes da partida de volta em Ibrox, quando o motivador capitão John Greig sofreu uma grave lesão no tornozelo no jogo de semifinais da Scottish Cup em Hampden Park, contra o Hibernian.

Parecia, também, que um vírus havia se abatido sobre o clube, pois esta jogo contra os Hibs, um empate por 1 a 1 em Hampden foi bem abaixo das expectativas e não estava completamente esclarecido como os Light Blues se preparariam para a visita do Bayern.

O jovem Derek Parlane substituiu o lesionado Greig e os Rangers não poderiam ter tido um início de jogo melhor, abrindo o placar do confronto com apenas 45 segundos, quando o cruzamento de Willie Johnston pela esquerda foi parcialmente cortado por Franz Beckenbauer.

Derek Johnstone aproveitou a sobra e passou a bola para Sandy Jardine, cujo chute enviesado a 20 metros de distância venceu o arqueiro Sepp Maier de maneira inapelável.

Ibrox era um caldeirão barulhento e, quatro minutos depois, quase sai o 2 a 0, quando a cabeçada na bola de Stein se chocou contra a trave e foi para fora.

O segundo gol, graças a forte pressão exercida pelos Gers sobre os alemães, era uma mera questão de tempo.

3. Colin Stein cabeceia uma bola contra a meta dos bávaros (Pinterest)

E ele saiu num voleio meio desajeitado de Parlane, aproveitando a cobrança de escanteio de Johnston, da entrada da área, que bateu no alto das redes, rente à trave, vencendo Maier de forma espetacular.

Os Rangers continuavam a impor o seu jogo sobre o Bayern e o mais justo seria que já tivesse aumentado ainda mais sua vantagem ainda antes do intervalo.

No começo do segundo tempo um pequeno susto, quando Peter McCloy fez uma grande defesa num potente chute desferido por Hoeness, mandando a bola para escanteio, mas após este lance os alemães já não conseguiam manter os nervos no lugar e já não eram mais tão efetivos na pressão ao time da casa.

“Barcelona, lá vamos nós” cantavam a plenos pulmões 80.000 torcedores dos Rangers no fim do jogo que culminou com a vitória e a classificação e que também acabou sendo uma espécie de doce vingança pela derrota em Nuremberg quase cinco anos antes (derrota por 1 a 0 na final da European Cup Winners' Cup em 31 de maio de 1967 na cidade alemã de Nuremberg).

E no que se tornou uma noite memorável em Glasgow, 75.000 espectadores no Celtic Park testemunharam o empate sem gols coma Internazionale Milan pelas semifinais da European Cup, com os italianos se classificando nos pênaltis.

Já os Rangers haviam finalmente encontrando a luz no fim do longo e escuro túnel, onde eles se encontravam desde 1967 e, é claro, conquistariam o Santo Graal quando eles conquistaram o sucesso em competições europeias em na capital catalã ao bater o Dynamo Moscow por 3 a 2 na final do torneio.

4. Sandy Jardine, abriu o placar para os Gers (Getty Images)

Ficha técnica partida:

Rangers 2 (Sandy Jardine, Derek Parlane) Bayern Munich 0

Segunda partida das semifinais da European Cup Winners' Cup

Local: Ibrox Stadium

Data: 19 de abril de 1972

Público: 80.000

RangersPeter McCloy, Willie Mathieson, Sandy Jardine, Colin Jackson, Dave Smith, Colin Stein, Derek Parlane, Tommy McLean, Iain McDonald, Derek Johnstone, Willie Johnston.

Bayern Munich: Sepp Maier, Georg Schwarzenbeck, Herward Koppenhöfer, Johnny Hansen, Paul Breitner, (Günther Rybarczyk), Franz Beckenbauer, Rainer Zobel,             Franz Roth, Uli Hoeneß, Edgar Schneider, Gerd Müller. *

* The Rangers Miscellany - Robert McElroy ©.

5. Card de Derek Parlane (Premier Football Cards)
  
Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia