quarta-feira, 1 de abril de 2020

O primeiro substituto da Inglaterra

Jimmy Mullen, jogador dos Wolves por 23 anos – seis deles interrompidos por causa da guerra – entrou para a história quando foi o primeiro substituto na história do English Team.

E ele ainda estabeleceu outra marca inédita quando entrou em campo!

Maiores detalhes acerca deste fato e da carreira de Mullen, logo abaixo.

Boa leitura.

1. Capa do programa oficial da partida (Site 10 Footballs)

Numa partida amistosa contra a Bélgica, presenciada por 55.854 espectadores em Bruxelas em 18 de maio de 1950, Walter Winterbotton, treinador do English Team, lançou mão do primeiro substituto num jogo dos Three Lions.

Jimmy Mullen substituiu o lesionado Jackie Milburn após apenas 11 minutos jogados.

Um minuto após o retorno do intervalo, Mullen marcou o primeiro dos quatro gols da Inglaterra na partida, após os belgas abrirem o placar aos 43 minutos, através de Joseph Mermans.

Stan Mortensen decretou a virada dos visitantes aos 65; três minutos depois Wilf Mannion ampliou a vantagem para 3 a 1 e Roy Bentley, estrela do Chelsea, dar números finais ao confronto em território belga.

Com este gol marcado, Jimmy Mullen também se tornou o primeiro substituto a marcar um gol pela Inglaterra.

Mullen, jogador dos Wolves, se juntou aos Midlanders em junho de 1937, se tornando profissional no seu 17º aniversário e permaneceu em Molineux até a sua aposentadoria em maio de 1960.

2. Jimmy Mullen (Site Wolverhampton Wanderers)

Sua estreia pela Liga aconteceu em fevereiro de 1939, numa vitória dos Wolves por 4 a 1 sobre o Leeds United.

Ele fez 488 aparições no total, marcando 112 gols e ajudou o clube a conquistar os seus três títulos de Liga (1953–54, 1957–58 e 1958–59), bem como a FA Cup em 1949.

Pela Inglaterra ele fez 12 aparições. Ele jogou as copas do Mundo de 1950 e 1954. Mullens marcou seis gols pelo English Team, incluindo um na Copa do mundo de 1954, contra a Suíça.

Durante o período de guerra ele foi um soldado do Exército de 1942 em diante, baseado em Farnborough, Catterick e Barnard Castle.

Após se aposentar do futebol, ele dirigiu uma loja de esportes em Wolverhampton até pouco antes da sua morte que se deu em 23 de outubro de 1987.

3. Jimmy Mullen com a bola dominada para marcar o primeiro gol da Inglaterra sobre a Suíça na Copa de 1954 (Getty Images)

Ficha técnica da partida:

Bélgica 1 (Joseph Mermans) Inglaterra 4 (Jimmy Mullen, Stan Mortensen, Wilf Mannion, Roy Bentley)

Amistoso Internacional

Local: King Baudoin Stadium

Data: 18 de maio de 1950

Público: 55.854

Bélgica: Henri Meert, Arsène Vaillant, Jan Van der Auwera, Louis Carre, Freddy Chaves (capitão), Victor Mees, Georges Mordant, Jozef Van Looy, Leopol Anoul, Albert De Hert, Joseph Mermans.

Inglaterra: Bert Williams, Bill Jones, Billy Wright (capitão), John Aston, Alf Ramsey, Jimmy Dickinson, Roy Bentley, Jackie Milburn (Jimmy Mullen), Tom Finney, Stan Mortensen, Wilf Mannion. *

* Firsts, Lasts and Onlys - Paul Donnelley ©.

4. Card de Jimmy Mullen (Premier Football Cards)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia