sábado, 23 de maio de 2020

Única partida internacional da Escócia sem adversário

Uma confusão de horários resultou na única partida envolvendo uma seleção britânica que não contou com adversário.

Maiores detalhes abaixo.

Boa leitura.

1. Time da Escócia e trio de arbitragem postados antes do início do jogo (AFP)

Estônia e Escócia foram sorteados no mesmo grupo de eliminatórias (grupo número 4 das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 98) e uma das partidas foi marcada para o Kadrioru Stadium em Tallin, em 9 de outubro de 1996.

Na noite anterior ao jogo, o time da Escócia treinou no campo onde seria disputado o jogo no dia seguinte, mas a equipe ficou descontente com a qualidade dos refletores, que foram montados atrás de caminhões.

A delegação escocesa fez uma reclamação à delegação da FIFA solicitando que o pontapé inicial do jogo fosse antecipado das 19:45 para as 15:00.

Este pedido, acatado pela FIFA, irritou os estonianos que se recusaram a entrar em campo no novo horário.

No dia seguinte a Escócia chegou ao estádio, colocou o uniforme oficial e entrou em campo para os aplausos dos seus próprios torcedores, que cantaram efusivamente: “Só existe um time em Tallin, somente um time!”

Não havia time adversário. O árbitro iugoslavo Miroslav Radoman não fez o sorteio da moedinha para definir que daria a saída de bola, talvez temendo John Collins, capitão da Escócia, que o encarava nervosamente.

2. Time da Escócia comemorando o término da partida que não aconteceu (AFP)

O juiz trilou o seu apito para dar início à partida e Billy Dodds, da Escócia, deu o toque inicial, passando a bola para Collins e, após este toque, Radoman deu por encerrado o jogo por W.O.

Às 17:00 a Estônia chegou no estádio.

A partida foi submetida ao julgamento da FIFA que tomou uma decisão rapidamente, em 7 de novembro, e ordenou que partida fosse disputada novamente em Mônaco.

As duas equipes empataram sem gols na partida disputada às 20:00 em 11 de fevereiro de 1997 no Louis II Stadium.

O time que a Escócia colocou em campo, e os seus respectivos clubes, naquela partida abandonada foi o seguinte: Andy Goram (Rangers); Jackie McNamara (Celtic); Tom Boyd (Celtic); Colin Calderwood (Tottenham Hotspur); Tosh McKinlay (Celtic); Craig Burley (Chelsea); Paul Lambert (Borussia Dortmund); John Collins (AS Monaco, capitão); John McGinlay (Bolton Wanderers); Billy Dodds (Aberdeen); Darren Jackson (Hibernian). *

* Firsts, Lasts and Onlys - Paul Donnelley.

3. Urmas Kirs, da Estônia, defende a bola do avanço de John Collins da Escócia durante a partida entre as equipes em Mônaco (Ben Radford/Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia