sexta-feira, 29 de maio de 2020

Único jogador britânico cujo nome foi adotado por um coletivo anarquista

Luther Blissett se destacou tanto no Watford que foi contrato pelo AC Milan nos anos 1980s, contudo ele passou apenas uma temporada em Milão e acabou sendo vendido de volta aos Hornets.

Em novembro de 1994 tomou-se conhecimento, pela primeira vez, na Usenet (grupos de usuários de e-mails) do Projeto Luther Blissett, um coletivo anarquista com artistas, poetas, escritores, etc., o que o tornou caso único na Grã-Bretanha.

Antes de adentrar ao texto, propriamente dito, cabe esclarecer o significado de anarquismo e, para isto, lança-se mão da Wikipedia, versão em português:

Anarquismo é uma ideologia política que se opõe a todo tipo de hierarquia e dominação, seja ela política, econômica, social ou cultural, como o Estado, o capitalismo, as instituições religiosas, o racismo e o patriarcado.

Através de uma análise crítica da dominação, o anarquismo pretende superar a ordem social na qual esta se faz presente através de um projeto construtivo baseado na defesa da autogestão, tendo em vista a constituição de uma sociedade libertária baseada na cooperação e na ajuda mútua entre os indivíduos e onde estes possam associar-se livremente.

Feito este esclarecimento, é chegada a hora de se passar ao texto principal.

Boa leitura.

1. Luther Blissett em ação contra o Manchester City em 12 de outubro de 1985 em Vicarage Road (Getty Images)

Luther Blissett, atacante do Watford, foi contratado pelo AC Milan em junho de 1983 por um valor estipulado em £1,2 milhões, mas o seu tempo na Itália não foi bem-sucedido.

Ele marcou apenas cinco gols em 30 aparições pelo clube italiano e foi vendido de volta ao Watford um ano depois.

Até hoje há rumores que o Milan contratou Blissett por engano, pois o seu objetivo seria contratar John Barnes, que também se destacava muito nos Hornets na época da contração de Luther.

 
2. Apresentação de Luther Blissett em San Siro em 1º de junho de 1983 (Getty Images)

Em 7 de novembro de 1994 o Projeto Luther Blissett foi citado pela primeira vez na Usenet (grupos de usuários de e-mails) e desde então o nome tem sido usado por um coletivo anarquista que inclui artistas, cantores, poetas, ocupantes ilegais de áreas invadidas e autores de resenhas clandestinas.  

Em 30 de junho de 2004 Luther Blissett apareceu na TV e proclamou em italiano “Chiunque púo essere Luther Blissett, simplecemente adottando il nome Luther Blissett” (Ninguém pode ser Luther Blissett simplesmente por adotar o nome Luther Blissett).

Quatro artistas associados ao Projeto Luther Blissett escreveram o romance Q sob o pseudônimo Luther Blissett, que se tornou um sucesso internacional. *

* Firsts, Lasts and Onlys - Paul Donnelley ©.

3. Capa do livro lançado sob o pseudônimo Luther Blissett (eBay)
  
Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia