segunda-feira, 25 de maio de 2020

Único presidente de clube a tentar botar fogo no seu próprio estádio

Ken Richardson, um dos mais controversos presidentes de clube da Inglaterra, foi envolvido numa tentativa de incendiar o próprio estádio do clube que ele presidia, o Doncaster Rovers.

Maiores detalhes abaixo.

Boa leitura.

1. Ken Richardson (AFP)

No fim do mês de junho de 1995 botaram fogo na arquibancada principal de Belle Vue, causando um estrago estimado em £100.000 ao Doncaster Rovers.

Foi descoberto que Ken Richardson, proprietário e presidente (ou, como ele mesmo gostava de autodenominar-se, benfeitor) do Doncaster Rovers havia pago £10.000 a Alan Kristiansen, ex-soldado do Serviço Aéreo Especial das Forças Britânicas Especiais, para começar o fogo.

A conspiração veio à luz após Kristiansen, não demonstrando o esperado profissionalismo de um soldado do Serviço Aéreo Especial, esquecer o seu telefone celular na cena do crime e ser preso pela polícia local meses depois.

A polícia colocou Kristiansen em detenção provisória após o término do jogo dos Rovers contra o Fulham em 25 de março de 1996 e foi condenado na Sheffield Crown Court em 7 de janeiro de 1999.  

De acordo com a acusação, Richardson queria que o Doncaster Rovers deixasse Belle Vue e passasse a jogar num novo campo.

2. Arquibancada principal de Belle Vue danificada com o incêndio criminoso (AFP)

Gilbert Gray, advogado de Richardson, declarou à corte que o seu cliente queria apenas o melhor para o clube: “Ele foi um homem ganancioso querendo fraudar a apólice do seguro do estádio?

“A resposta é não”, disse Gray, “tudo o que ele desejava era mudar o clube para um lugar melhor”.

Em 27 de janeiro Richardson foi considerado culpado e, em 5 de março, sentenciado a quatro anos de prisão.

No mesmo dia Kristiansen, então com 41 anos, foi condenado a 12 anos de prisão por conspiração por botar fogo na arquibancada.

3. Torcida protestando pela saída de Richardson em Belle Vue (AFP)

Dois outros homens que ajudaram Kristiansen em sua empreitada, Ian Hay, 54 ano, de Gateshead, e Alan Cracknall, 32 anos de Hyton, Newcastle, também foram considerados culpados pelo incêndio.

Ambos foram sentenciados a nove meses de prisão e suspensos por dois anos de irem a estádios.

Esta não foi a primeira vez que Richardson se viu envolvido em confusão.

Em 1984 ele foi suspenso por nove meses e multado em £20.000 por sua participação no escândalo conhecido como Flockton Grey, que envolvia apostas ilegais e corrupção em corridas de cavalos. *

* Firsts, Lasts and Onlys - Paul Donnelley ©.

4. Torcedores dos Rovers protestando contra Ken Richardson (AFP) 

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia