sexta-feira, 31 de julho de 2020

Primeiro diretor remunerado de um clube inglês

Malcolm Macdonald teve que encerra a carreira precocemente por causa de uma séria lesão no joelho que teve quando jogava pelos Gunners.

Aposentado dos gramados, ele se tornou treinador e assumiu a direção dos Cottagers e, no decorrer da temporada 1981-82, ele se transformou no primeiro diretor remunerado de um clube de futebol na Inglaterra.

Maiores detalhes abaixo.

Boa leitura.

1. Malcolm MacDonald nas arquibancadas de Craven Cottage (Getty Images)

Malcolm Macdonald, o ex centroavante do Newcastle, do Arsenal e da Inglaterra, se tronou treinador do Fulham em 1980 após a sua prematura aposentadoria dos gramados.

Esta retirada dos gramados se deu em seguida a uma séria contusão no joelho enquanto jogava pelos Gunners contra o Rotherham United numa partida de Segunda Rodada da League Cup em 29 de agosto de 1978 em que o Arsenal foi derrotado por 3 a 1.

A temporada de 1981-82, que viu o Fulham ser promovido da Division Three para a Division Two, também viu Supermac se tornar o primeiro diretor remunerado de um clube de futebol inglês em 19 de novembro de 1981.

O próprio Macdonald relembra:

A nomeação para o cargo aconteceu no dia em que o clube recebeu um comunicado da Football Association dando conta que a entidade havia mudado a sua regra e, partir daquele momento passaria a aceitar diretores profissionais (pagos).

Consequentemente, eu me tornei o primeiro diretor profissional no futebol inglês.

Havia uma rivalidade muito grande entre os três presidentes de clubes de futebol do oeste de Londres, Ken Bates (Chelsea), Jim Gregory (Queens Park Rangers) e Ernie Clay (Fulham), cada um tentando superar o outro em todas as ocasiões.

2. Da esquerda para a direita: Malcolm MacDonald com os seus assistentes Ray Harford e Terry Mancini nos vestiários de Craven Cottage após uma sessão de treinos em outubro de 1982 (Getty Images)

Poucos dias depois Terry Venables assumiu um cargo similar ou foi dado um título equivalente para ele no QPR.

No meu caso foi mais um gesto simbólico concedido por Ernie Clay, que se orgulhava de ser um destruidor da tradição institucional e dos campeões da mudança.

Ele foi um financiador e orientador de George Eastham, que levou o Newcastle United à Justiça em 1963 e conseguiu abolir a regra do salário máximo.

Ele foi o braço direito de Eric Miller que, quando presidente do Fulham da metade para o fim dos anos 1970s, contratou estrelas como Bobby Moore, George Best, Rodney Marsh e Alan Mullery.

A minha posição mudou de treinador para diretor-treinador. Foi feito o que a diretoria desejava.

O valor recebido realmente não mudou, pois ele era um presidente que tinha uma grande aversão cumprir contratos

Ele sempre dizia que, se você não aceitasse isso, sempre haveria alguém que aceitaria. Embora, no seu tempo à frente do clube, ele conseguiu algumas melhorias e razoável sucesso como um todo”.

Malcolm Macdonald deixou Craven Cottage em abril de 1984 e, atualmente, apresenta um programa de rádio de muito sucesso na Inglaterra. *

* Firsts, Lasts and Onlys - Paul Donnelley ©.

3. Ernie Clay em foto de 1983 (Pinterest)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia