quinta-feira, 23 de julho de 2020

Último jogador do time campeão da Copa do Mundo de 1966 a se aposentar

Alan Ball, o mais jovem jogador do elenco campeão da Copa do Mundo de 1966, coincidentemente, foi o último a se aposentar, quase 17 anos depois daquela conquista mágica dos Three Lions.

Nesta matéria se repassam alguns detalhes e curiosidades da carreira do jogador que capitaneou os Gunners e o English Team (embora por um breve período), falecido em 2007.

Maiores detalhes abaixo.

Boa leitura.

1. Alan Ball com a bola dominada é observado por Karl-Heinz Schnellinger durante a final de 1966 (Getty Images)

Não foi surpresa a ninguém que o mais jovem jogador do time campeão do English Team de 1966 foi o último a se aposentar.

O meio-campista Alan Ball tinha apenas 21 anos quando recebeu a sua medalha de vencedor da Copa do Mundo de 1966 das mãos da Rainha.

Um mês depois ele se transferiu do Blackpool para o Everton, onde ele fez 208 aparições e marcou 66 gols.

Em 22 de dezembro de 1971 ele se juntou ao Arsenal, onde se tornaria capitão pouco depois.

2. Alan Ball assinando o seu contrato com o Bristol Rovers (AFP)

Ball se tornou o segundo jogador na história da Inglaterra a ser expulso em campo, quando recebeu o cartão vermelho em Varsóvia durante o confronto contra a Polônia.

Foi no estádio do Arsenal, em 1975, que sua carreira nos Thee Lions chegou ao fim, na sua 72ª aparição pela sua seleção nacional, ainda que estivesse com apenas 30 anos.

Ele havia sido apontado como capitão do time pelo treinador Don Revie e, então, o sacou do time sem maiores explicações após apenas seis partidas.

Em dezembro de 1976 Ball foi vendido ao Southampton onde fez 132 aparições pelos Saints antes de partir para os Estados Unidos para jogar pelo Filadelfia Fury em 1978 e, depois, para o Canadá onde fez 38 aparições pelo Vancouver Whitecaps.

Em fevereiro de 1980 Ball se tornou jogador-treinador do Blackpool, seu primeiro time, mas não foi uma passagem tão bem-sucedida assim e ele acabou sacado pela diretoria dos Seasiders em 28 de fevereiro de 1981. O clube terminou a temporada rebaixado para a Fourth Division.

3. Alan Ball, eterna estrela dos Toffees (Getty Images)

Março de 1981 marcou o retorno de Ball para a costa sul e ao Southampton, onde ele jogou mais 63 partidas antes de partir, em outubro de 1982, para o Eastern Athletic de Hong Kong.

Em janeiro de 1983 ele iniciou sua derradeira etapa como jogador, junto ao Bristol Rovers, e disputou sua última partida oficial – a 975ª aparição profissional – pelos Pirates no fim da temporada, num empate por 1 a 1 com o Cardiff City no Eastville Stadium pela Division Three.

Medalhas ausentes

A três primeiras transferências da carreira de Alan Ball, para o Everton (1966), Arsenal (1971) e Southampton (1976) aconteceram ao tempo em que estes times eram os atuais campeões da FA Cup, mas Ball nunca conquistou uma medalha de campeão do torneio. *

* Firsts, Lasts and Onlys - Paul Donnelley ©.

4. Capa do programa oficial da partida (eBay)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia