segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Primeiro torneio europeu de clubes a ser decidido nos pênaltis

Quatro dias após serem derrotados na final da FA Cup, onde eram favoritos, pelos Hammers, os Gunners chegaram na Bélgica para a final da European Cup Winners' Cup Final contra o Valencia da Espanha.

Assim como na final da copa doméstica, o Arsenal era o time favorito para conquistar o torneio, mas numa partida onde as defesas se sobressaíram no tempo normal e na prorrogação, pela primeira vez na história, foram necessários os pênaltis para apurar o campeão.

Maiores detalhes abaixo.

Boa leitura.

1. Os goleiros Carlos Santiago Pereira, à esquerda, do Valencia e Pat Jennings do Arsenal, à direita esperam pelo início da decisão por pênaltis em Bruxelas (Getty Images)

Quatro dias após os Gunners terem sido derrotados pelo West Ham United na final da FA Cup, eles disputaram outra final de copa.

Tendo despachado a poderosa Juventus nas semifinais, o Arsenal encontrou os espanhóis do Valencia e eram considerado favoritos para conquistar o torneio como era contra os Hammers.

David O’Leary não participou do aquecimento pré-jogo da final por causa de uma lesão leve na coxa e jogou a base de analgésicos.

Com os times empatados nos 90 minutos regulamentares e também nos 30 minutos da prorrogação, pela primeira vez na história uma competição europeia de clubes foi decidida na loteria dos pênaltis.

2. Mario Kempes defende a bola do avanço de David O'Leary durante o jogo (Bob Thomas Sports Photography/Getty Images)

Mario Kempes, o único não europeu no time do Valencia, descrito pelo jornalista do The Times como “jogador de cabelos femininos esvoaçantes” chutou a primeira cobrança, mas Pat Jennings defendeu o chute do argentino.

Então Liam Brady se dirigiu à marca fatal para executar a sua cobrança, que foi prontamente desperdiçada.

Na sequência todos os jogadores do Valencia venceram Jennings nas suas cobranças e, pelo Arsenal, Frank Stapleton, Alan Sunderland, Brian Talbot e John Hollins aproveitaram as suas penalidades.

Graham Rix, o jogador de cabelos castanhos que vestia a camisa número 11 do Arsenal se encaminhou para a marca de pênalti, tomou distância e chutou forte, mas sua cobrança foi salva pelo goleiro Carlos Santiago Pereira e o troféu foi para a casa dos espanhóis.

3. Graham Rix, segundo à esquerda, é consolado após a perda do pênalti decisivo na final (Bob Thomas Sports Photography/Getty Images)

Ficha técnica da final:

Valencia 0 Arsenal 0

Final da European Cup Winners' Cup Final

Local: Heysel Stadium, Bélgica

Data: 14 de maio de 1980

Público: 40.000

Valencia: Carlos Santiago Pereira, José Carrete, Manuel Botubot, Ricardo Arias, Miguel Tendillo (capitão), Daniel Solsona, Enrique Saura, Rainer Bonhof, Javier Subirats (Ángel Castellanos), Mario Kempes, Pablo Rodríguez.

Arsenal: Pat Jennings, Pat Rice (capitão), Sammy Nelson, Brian Talbot, David O'Leary, Willie Young, Liam Brady, Alan Sunderland, Frank Stapleton, David Price (John Hollins), Graham Rix. *

* Firsts, Lasts and Onlys - Paul Donnelley.

4. Capa do programa oficial da final (Pinterest)
Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia