domingo, 30 de agosto de 2020

Primeiro treinador a liderar o seu time ao Camarote Real em Wembley

Bob Paisley, o treinador mais bem-sucedido da história do Liverpool, disputou sua última final à frente do clubes em 1983, ocasião em que os Reds conquistaram a League Cup pela terceira vez consecutiva.

Para honrar o seu grande treinador, os jogadores dos Reds pediram que ele liderasse o time na subida até o Camarote Real de Wembley para receber a taça da competição.

Maiores detalhes abaixo.

Boa leitura.

1. Bob Paisley com o troféu da League Cup recém-conquistado (Getty Images)

Bob Paisley, o treinador mais bem-sucedido da história do Liverpool, fez a sua 12ª e última viagem a Wembley para a partida dos Reds contra o Manchester United na final da League Cup de 1983.

Seus jogadores o orgulharam, ganhando a partida e troféu ao bater os Red Devils, que chegavam pela primeira vez na final da competição, por 2 a 1 após o tempo extra.   

Norman Whiteside abriu o placar para o Manchester United aos 12 minutos, mas Alan Kennedy empatou para o Liverpool aos 85 minutos.

Como o placar permaneceu inalterado houve a necessidade do tempo extra quando, aos 98 minutos, Ronnie Whelan fez o gol decisivo do terceiro título consecutivo dos Reds na competição.

2. Ian Rush, do Liverpool, é combatido por Mike Duxbury dos Red Devils durante a decisão (Getty Images)

Em 1981 o Liverpool venceu os Hammers por 2 a 1 no replay da final, após empate de 1 a 1 na primeira partida e, no ano seguinte, o derrotado foi outro time londrino, o Tottenham Hotspur, que foi batido por 3 a 1 em Wembley.

Para honrar as suas conquistas em Anfield, os jogadores pediram a Bob Paisley subir os 39 degraus até o Camarote Real de Wembley, antes do capitão Graeme Souness, para receber o troféu destinado aos vencedores, a primeira vez em que um treinador liderou a subida para receber a premiação destinada aos vencedores.

O Liverpool contou com a sorte para conquistar este título, pois quando faltava um minuto para o término do tempo normal o goleiro Bruce Grobbelaar cometeu uma falta violenta em Gordon McQueen, mas só foi advertido com o cartão amarelo.

George Courtney, o árbitro do jogo, declarou depois que, na opinião dele, McQueen não tinha uma chance clara de gol quando foi atingido pelo goleiro dos Reds.

3. Time do Liverpool campeão da League Cup. Em pé (esquerda para a direita): Mark Lawrenson, David Fairclough, Alan Hansen, Ronnie Whelan, Ian Rush, Bruce Grobbelaar, e Bob Paisley (Treinador). Agachados (esquerda para a direita): Craig Johnston, Kenny Dalglish, Phil Neal, Graeme Souness, Sammy Lee e Alan Kennedy (Getty Images)
  
Ficha técnica da final:

Liverpool 2 (Alan Kennedy, Ronnie Whelan) Manchester United 1 (Norman Whiteside)

Final da League Cup

Local: Wembley Stadium

Data: 26 de março de 1983

Público: 99.304

Liverpool: Bruce Grobbelaar, Alan Hansen, Mark Lawrenson, Phil Neal, Alan Kennedy, Sammy Lee, Graeme Souness (capitão), Ronnie Whelan, Craig Johnston (David Fairclough), Kenny Dalglish, Ian Rush.

Manchester United: Gary Bailey, Kevin Moran (Lou Macari), Gordon McQueen, Mike Duxbury, Arthur Albiston, Steve Coppell, Remi Moses, Arnold Muhren, Ray Wilkins (capitão), Norman Whiteside, Frank Stapleton. *

* Firsts, Lasts and Onlys - Paul Donnelley ©.

4. Programa oficial e ingresso da final (eBay)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia