quarta-feira, 30 de setembro de 2020

George Berry – Stoke City

George Berry se tornou um dos jogadores favoritos da torcida dos Potters nos anos 1980s, após ser contratado junto ao Wolverhampton Wanderers, ele fez importante gols e ainda ganhou um jogo comemorativo quando da sua despedida do clube.                                

 

Maiores detalhes da carreira de George Berry pelos Potters abaixo.

 

Boa leitura.

 

1. George Berry (Getty Images)


Um dos favoritos da torcida, George Berry se juntou ao Stoke City oriundo dos Wolves em 1982 e marcou logo na sua estreia pelos Potters na partida de abertura da First Division 1982-83 no Victoria Ground, uma vitória sobre o Arsenal por 2 a 1 em 28 de agosto de 1982.

 

O zagueiro central sempre desfrutou de certa popularidade entre os torcedores. Inicialmente conhecido pela sua enorme cabeleira, Berry marcou muitos gols pelos Potters, a maioria deles de cabeça da marca de pênalti.

 

2. Chris Kamara e George Berry agitando bonecos infláveis da Pantera Cor de Rosa, uma febre de infláveis que dominou os estádios ingleses nos anos 1980s (Sentinel)


Ele ganhou uma partida comemorativa contra o Port Vale em 1990 e, após jogar o primeiro tempo, se juntou aos torcedores da Boothen End no segundo tempo para uma última homenagem cantando “Ooh, George Berry”.

 

Após sair do Stoke ele se juntou ao Peterborough United, Preston North End e Aldershot antes de se aposentar e passar a trabalhar em tempo integral na Associação dos Jogadores Profissionais e também foi presidente da Stoke City Southern Supporters Club.

 

Berry fez cinco aparições pelo País de Gales, pois embora tenha nascido na então Alemanha Ocidental os seus pais eram galeses.

 

3. George Berry, defensor do Stoke, à esquerda, discutindo com o árbitro L.F.Burden e o colega de time Alan Hudson após um incidente fora de jogo com o atacante dos Spurs Mark Falco, que resultou na expulsão do jogador do Stoke. Os Lillywhites ganharam por 1 a 0, gol de pênalti de Mark Falco (Getty Images)


Ficha técnica:

 

George Frederick Berry

 

Nascimento: 19 de novembro de 1957 em Rostrup, Lower Saxony, Alemanha Ocidental

 

Carreira no Stoke: 1982-1990

 

Aparições pelo Stoke: 269

 

Gols: 30

 

Aparições pelo País de Gales: 5

 

Gols pelo País de Gales: 0*

 

Potters Trivia, History Facts & Stats – Richard Murphy ©.

 

4. George Berry, atuando pelo País de Gales, cabeceia a bola contra a defesa da Alemanha Ocidental em partida válida pelas Eliminatórias da Euro 1980 no Racecourse Ground, estádio do Wrexham. Os germânicos venceram por 2 a 0 (Getty Images)


Tradução: Sandro Pontes

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Toffees neste dia

1888: Derrota para o Bolton pela Football League;

 

1984: Vitória emocionante, em Vicarage Road, contra os Hornets; e

 

2001: Goleada sobre o West Ham em Goodison Park.

 

1. Placa alusiva à Football League (Twitter)

Sábado, 29 de setembro de 1888

 

É a temporada inaugural da Football League e a defesa do Everton sofre uma pane em Bolton.

 

Os Toffees perdem por 6 a 2, sua segunda derrota após duas vitórias consecutivas na competição.

 

2. Derek Mountfield (Getty Images)

Sábado, 29 de setembro de 1984

 

O Everton leva vantagem num emocionante jogo de nove gols contra o Watford em Vicarage Road.

 

O placar de 5 a 4 conta a história de uma partida pulsante, quatro meses após os times terem se encontrado na final da FA Cup e sete meses depois deles terem empatado por 4 a 4 no mesmo campo.

 

Adrian Heath marca duas vezes, com Derek Mountfield, Graeme Sharp e Trevor Stevens colaborando para a vitória dos Toffees.

 

3. Kevin Campbell disputa a bola com Michael Carrick durante a partida  (Getty Images)

Sábado, 29 de setembro de 2001

 

Os Toffees passam por cima do West Ham com uma convincente vitória de 5 a 0, uma rara exibição de futebol ofensivo sob o comando de Walter Smith.

 

Kevin Campbell, Thommy Gravensen, Steve Watson e Tomasz Radzisnki foram às redes – embora o outro tento tenha vindo através de um gol contra as próprias redes do ex-Everton Don Hutchinson. *

 

* Everton on this day: History, Facts & Figures from Every day of the Year - Neil Roberts.

 

4. Thommy Gravensen comemorando o seu gol contra os Hammers (Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Spurs neste dia

2012: O Tottenham de André Villas-Boas quebra um jejum de 23 anos sem vitórias em Old Trafford.

 

1. Gareth Bale em ação contra o defensor Rafael dos Red Devils durante a partida (Getty Images)

Sábado, 29 de setembro de 2012

 

André Villas-Boas se torna o primeiro treinador do Tottenham a ganhar em Old Trafford depois de 23 anos, após o seu time bater o Manchester United por 3 a 2 numa empolgante vitória na casa dos Red Devils.

 

O gol contra às próprias redes de Johnny Evans após dois minutos de jogo e um brilhante gol de Gareth Bale, trinta minutos mais tarde, deram uma liderança de 2 a 0 para os Spurs até o intervalo, mas num período de apenas três minutos após a volta para o segundo tempo vê gols de Nani e Kagawa mostraram-se inúteis diante do gol vencedor marcado por Clint Dempsey aos 52 minutos.

 

2. Clint Dempsey comemorando o seu gol no jogo (Getty Images)


Embora os Lilywhites tivessem que se segurar durante os próximos 37 minutos e mais os cinco adicionais de “Fergie Time” sem mais gols. *

 

* Spurs on this day: History, Facts & Figures from Every day of the Year - David Clayton.

 

3. André Villas-Boas saudando a torcida após o apito final em Old Trafford (Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Red Devils neste dia

1957: Nascimento de Les Sealey.

 

1. Les Sealey (Pinterest)

Domingo, 29 de setembro de 1957

 

Les Sealey, que viria a ser tornar um herói cultuado do Manchester United, nasce na East End em Londres, o sobrinho de Alan Sealey que marcou ambos os gols que deram o título da European Cup Winners' Cup de 1965 ao West Ham, quando os Hammers bateram o TSV 1860 Munique na final em Wembley.

 

Os Reds contrataram o goleiro por empréstimo junto ao Luton Town em dezembro de 1989 e no mês de maio seguinte ele garantiria a medalha de vencedor da FA Cup após tomar o lugar de Jim Leighton no replay da final contra o Crystal Palace. *

 

* Manchester United on this day: History, Facts & Figures from Every day of the Year - Mike Donovan.

 

2. Les Sealey em ação contra o Crystal Palace no replay da final da FA Cup de 1990 (Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Queens Park Rangers – Maior do que Jesus

Numa votação popular, para eleger a personagem mais influente da história do Queens Park Rangers, feita em 1998, foi eleito Jamie Pollock, um jogador do Manchester City!

 

Maiores detalhes abaixo.

 

Boa leitura.

 

1.  Nigel Quashie disputa a bola com Jamie Pollock durante a partida em Maine Road (Alamy Stock Photo)

Em 1998 uma pesquisa internacional, o ex defensor do Manchester City Jamie Pollock foi eleito a personagem número um pelos torcedores do Queens Park Rangers.

 

A votação tinha o objetivo de eleger o homem mais influente dois últimos dois mil anos, embora Pollock nunca tenha jogado com a camisa dos Rangers.

 

A eleição de Pollock se deu por causa do seu infame gol contra às próprias redes durante uma partida do City contra os Rangers naquele ano que viu os Rs preservar o seu status de First Division às expensas do clube de Manchester.

 

2. O momento trágico de Jamie Pollock: o cabeceio à esquerda e o lamento (Pinterest)

O célebre gol contra aconteceu no empate por 2 a 2 em 25 de abril de 1998 em Maine Road quando Pollock interceptou uma bola cruzada pela lateral do campo num ataque do QPR e deu um balão correndo na direção da sua própria meta e, ao tentar cabecear para recuar para o goleiro, acabou por encobri-lo marcando um gol involuntário para os Rangers...

 

No resultado final da votação Pollock ficou na frente de nomes muito mais famosos incluindo Jesus, que foi o segundo colocado na contagem de votos total.

 

* The QPR Miscellany - Ash Rose ©.

 

3. Jamie Pollock, com a braçadeira, lamentando o gol contra para desespero da torcida atrás do gol (Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Magpies neste dia

1906: Goleada sobre o Sheffield Wednesday em St James' Park; e

 

1984: Empate com o West Ham em St James Park, mas cânticos racistas de parte da torcida Geordie irritaram Jack Charlton...

 

1. Finlay Speedie (Getty Images)

Sábado, 29 de setembro de 1906

 

Mais de 40.000 espectadores veem uma esplêndida performance do Newcastle, que bate o Sheffield Wednesday por 5 a 1 em St James Park.

 

As manchetes de jornais trazem o seguinte: “Magpies bicam os Owls (corvos bicam as corujas, um trocadilho com as mascotes dos clubes)” quando Finlay Speedie, jogando pela primeira vez desde que havia se juntado ao clube vindo do Rangers escocês, marcou duas vezes, enquanto os outros gols foram marcados por Bill Appleyard, Albert Gosnell e Jimmy Kirkaldy. E tudo isso sem contar com Colin Veitch e Jimmy Howie.

 

2. Capa do programa oficial do jogo entre os Magpies e os Hammers (eBay)

Sábado, 29 de setembro de 1984

 

O treinador Jack Charlton está irritado com cânticos racistas direcionados a alguns jogadores do West Ham por parte do público Geordie menos educado e faz um apelo nos jornais de domingo para que eles parassem com isso.

 

É uma vergonha que este comportamento depreciativo no jogo tenha ofuscado o que foi uma boa partida e, inclusive, o gol de Peter Beardsley tenha sido indicado para o Goal of The Match de John Motson num apreciável empate em 1 a 1. *

 

* Newcastle United on this day: History, Facts & Figures from Every day of the Year - David Potter.

 

3. Jack Charlton jogando video game com um torcedor mirim dos Magpies (Pinterest)

Tradução: Sandro Pontes

Liverpool neste dia

1981: Falecimento Bill Shankly; e

 

1984: O Sheffield Wednesday surpreende o Liverpool em Anfield.

 

1. O Boot Room, da esquerda para a direita, Bill Shankly Bob Paisley, Ronnie Moran, Joe Fagan e Reuben Bennett em fotografia dos anos 1960s (Getty Images)

Terça-feira, 29 de setembro de 1981

 

Bill Shankly, simplesmente o mais importante, o mais influente e o mais amado treinador da história do Liverpool, morre aos 68 anos.

 

Shankly criou duas dinastias e puxou o clube pelo pescoço enquanto mudava totalmente a ética dos Reds no processo.

 

Um treinador que viveu e respirou Liverpool Football Club desde que adentrou pelas portas de Anfield, e um homem que traçou um projeto bem-sucedido que assegurou que os Reds manteriam uma posição muito forte na Inglaterra e na Europa.

 

Se alguma vez um clube e um treinador significaram tanto um para o outro foi o caso do Liverpool e de Bill Shankly – uma lenda em todos os sentidos imagináveis que, nos seus 15 anos dedicados ao clube, fizeram dos Reds a força que eles representam hoje.

 

2. Recorte de jornal de 1973 ressaltando a importância de Bill Shankly para os Reds (LFC History)

Sábado, 29 de setembro de 1984

 

O Sheffield Wednesday garante ao Liverpool que o miserável início na temporada 1984-85 continua, quando bate os Reds por 2 a 0 em Anfield.

 

Com apenas duas vitórias em oito jogos, os homens de Joe Fagan contariam com uma forte arrancada na parte final da campanha para garantir uma posição de vice-campeão da temporada. *

 

* Liverpool on this day: History, Facts & Figures from Every day of the Year - David Clayton.

 

3. Paul Wash, à direita, disputa a bola durante a partida em Anfield (Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Hornets neste dia

1928: Derrota para o Fulham em Vicarage Road; e

 

1984: Derrota para o Everton num jogo de nove gols em Vicarage Road.

 

1. Card de Frank Barson (Sportsworld Cards)

Terça-feira, 29 de setembro de 1928

 

O Watford perdeu por 6 a 2 para o Fulham em Vicarage Road em partida válida pela Third Division (South).

 

Capitaneando os Hornets estava Frank Barson, um ex-jogador da seleção inglesa, que havia sido contratado por Frank Pearson no verão anterior.

 

Após uma colisão dele com um atacante oponente, que acabou quebrando a perna num lance, foi expulso sob a alegação de ter chutado o seu adversário.

 

Jogadores de ambos os lados protestaram, mas a decisão já estava tomada e um abaixo-assinado com 5.000 assinaturas não evitou a punição de seis meses imposta a Barson, o que encerrou a sua carreira em Vicarage Road após apenas 10 jogos pelo clube.

 

Ainda no mesmo dia, a tabela de jogos da primeira temporada do Watford na elite foi divulgada com uma visita dos Hornets a Goodison Park para encarar o Everton na abertura do torneio.

 

2. John Barnes (Sky Sports)

Sábado, 29 de setembro de 1984

 

O Watford divertiu o Everton em Vicarage Road em partida válida pela First Division, querendo reverter um fraco início de campanha que viu os Hornets concederem 35 gols em seus 13 primeiros jogos, ganhando somente um deles neste período.

 

A partida marcou a estreia do recém-contratado Tony Coton, cujo valor de £300.000 o tornou o terceiro goleiro mais caro da história do futebol britânico à época.

 

Coton viria a ganhar o prêmio de Jogador do Ano em três ocasiões em Vicarage Road, mas os eu impacto estabilizador não foi sentido imediatamente; após a derrota de 5 a 4 ele desabafou com o seu predecessor como titular, Steve Sherwood: “eu sei como você se sente”.

 

Os gols dos Hornets foram marcados por John Barnes, Nigel Callaghan, George Reilly e Derek Mountfield, que empurrou a bola contra as próprias redes.  *

 

Watford on this day: History, Facts & Figures from Every day of the Year - Matt Rowson. *

 

3. Nigel Callaghan (Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes 

Gunners neste dia

2001: Richard Wright faz sua estreia com a camisa de goleiro do time principal dos Gunners.

 

1. Richard Wright em ação contra os Rams (Getty Images)

Sábado, 29 de setembro de 2001

 

O goleiro de 33 anos Richard Wright faz sua estreia pelo time principal contra o Derby County.

 

Os Gunners ganharam por 2 a 0, ambos gols marcados por Thierry Henry.


Wright fez 12 aparições pelo Arsenal antes de se transferir para o Everton. *

 

* Arsenal on this day: History, Facts & Figures from Every Day of the Year - Paul Donneley.

 

2. Card de Richard Wright (Premier Football Cards)

Tradução: Sandro Pontes

 

Wolves neste dia