terça-feira, 1 de setembro de 2020

A última partida Inter-Ligas da história

Jogos entre combinados de Ligas, os chamados jogos Inter-Ligas eram relativamente comuns até meados dos anos 1970s.

Iniciados ainda nos anos 1890s, eles se tornaram uma tradição, mas com o passar do tempo - e o inchamento dos calendários – tais jogos deixaram de ter apelo até sumirem definitivamente em 1976.

Conheçam um pouco da história destes jogos através da leitura do texto abaixo.

Boa leitura.

1. Capa do programa oficial da última partida Inter-Ligas da história (eBay)

Começando em Sheffield em 20 de abril de 1891, as primeiras partidas Inter-Ligas foram disputadas, principalmente, ao longo do tempo entre os combinados da Football League e os seus adversários da Scottish League, da Irish League, da League of Ireland e da Welsh League.

As últimas Ligas a adotarem o formato foram a Danish League, na temporada 1952-53, e, em 1967, foi a vez da Belgian League também criar o seu selecionado.

A primeira partida Inter-Ligas disputada foi entre o combinado da Football League contra o combinado da Alliance (Southern) League, já a primeira partida Inter-Ligas internacional aconteceu quando a Football League encarou a Scotish League em Bolton em 11 de abril de 1892 em Pike’s Lane, Bolton, jogo este que terminou empatado em 2 a 2.

A Walter Winterbotton, treinador da Inglaterra, foi dado o comando do combinado da Football League nos anos 1950s e ele tratou de persuadir a direção da Football League a selecionar jogadores para as partidas de Inter-Ligas, que não houvessem sido convocados para representar a Inglaterra, uma espécie de prêmio de consolação para os jogadores que fossem bons desportistas.

A regra válida para poder jogar numa seleção Inter-Liga era a de que o jogador podia jogar pelo combinado do país em que ele jogasse a Liga, mas não pela seleção nacional daquele país onde ele exercia a sua profissão. 

Então Joe Baker, que jogava no Hibernian, disputaria partidas pelo combinado da Scottish League, mas em jogos internacionais ele jogaria pelo English Team porque era nascido em Liverpool.

2. Páginas centrais com as escalações dos times do programa da partida entre a Scottish League e Football League no Hampden Park em 17 de março de 1971 (eBay)

Seu irmão Gerry, que jogava no St Mirren, também jogava pelo combinado da Scottish League, mas internacionalmente, jogava pela Seleção do Canadá, país onde ele havia nascido.

O alemão Bert Trautmann foi o único estrangeiro a jogar pelo combinado da Football League, enquanto o escocês Denis Law (Torino) e o galês John Charles (Juventus) jogaram pela Italian League contra o combinado da Scottish League em Hampden Park em 1º de novembro de 1961, quando os italianos se sagraram vencedores no confronto por 3 a 2.

Apenas 8.874 espectadores assistiram à última partida Inter-Ligas da história naquele 17 de março de 1976 em Hampden Park, entre os combinados da Scottish League e da Football League, o menor público de todos os tempos do confronto e minúsculo quando comparado aos 90.987 espectadores que presenciaram a partida anterior entre os dois times.

O time da Scottish League que entrou em campo foi composto pelos seguintes jogadores: Jim Stewart (Kilmarnock), Andy Rolland (Dundee United), Joe Wark (Mortherwell), Tom Forsyth (Rangers), Colin Jackson (Rangers), Willie Miller (Aberdeen), Arthur Duncan (Hibernian), Des Bremner (Hibernian), David Craig (Partick Thistle), John McDonald (Rangers) e Bobby McKean (Rangers).

Já os representantes da Football League foram: Peter Shilton (Stoke City), Trevor Cherry (Leeds United), Mick Doyle (Manchester City), Roy McFarland (Derby County), Colin Todd (Derby County), Ray Wilkins (Chelsea), Mick Channon (Southampton), Jimmy Greenhoff (Stoke City), Tony Currie (Sheffield United) e Denis Tueart (Manchester City).

A partida terminou com a vitória do combinado da Football League por 1 a 0, gol de Trevor Cherry e a competição foi encerrada devido ao baixo interesse pelas partidas e também pela pressão dos clubes que tinham que ceder os seus jogadores e ficavam desfalcados em importantes jogos do calendário regular. *

* Firsts, Lasts and Onlys - Paul Donnelley ©.

3. Trevor Cherry, do Leeds United, autor do último gol de jogos Inter-Ligas (Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia