quarta-feira, 21 de outubro de 2020

A última partida de Bobby Charlton pelo Manchester United

Um dos expoentes dos Busby Babes, sobrevivente do desastre aéreo de Munique, líder fundamental da reconstrução do United pós-desastre aéreo, campeão pela Inglaterra de 1966 e Jogador do Ano da Europa de 1966, Bobby Charlton é, sem dúvida, o jogador mais importante da história gloriosa do Manchester United!

 

Em abril de 1973 Charlton fez sua última partida pelos Red Devils num jogo da First Division em Londres, contra o Chelsea, e ao deixar Old Trafford ele deixou recordes de mais gols e mais aparições com a camisa do clube.

 

Recordes que só viriam ser quebrados neste século!

 

Maiores detalhes abaixo.

 

Boa leitura.

 

1. Bobby Charlton recebendo os cumprimentos e uma cigarreira de prata das mãos de Brian Mears, presidente do Chelsea, antes da partida (Getty Images)


Tendo sobrevivido ao desastre aéreo de Munique, que matou oito dos seus colegas de time em 6 de fevereiro de 1958, Bobby Charlton se tornou uma lenda no Manchester United, sendo apontado como capitão da equipe em 1966, ano em que também foi eleito o Jogador Europeu do Ano.

 

Em 1973, entretanto, os bons tempos já eram uma recordação distante e os Red Devils já não mais brigavam por troféus.

 

Além disso Charlton já não estava falando a mesma língua dos seus atuais colegas de time, incluindo Denis Law e George Best, que se recusaram a participar do jogo comemorativo a Charlton contra o Celtic.

 

2. Bobby Charlton cumprimentando Eddie McCreadie, capitão dos Blues,  antes do início do jogo (Getty Images)

Charlton deixou o Manchester United no fim da temporada 1972-73, tendo marcado 249 gols, um recorde que só foi superado por Wayne Rooney em 2017.


E o gol aconteceu durante o empate por 1 a 1 com o Stoke City, no bet365 Stadium, em 21 de janeiro, quando nos acréscimos da partida Wayne marcou o seu 250º gol pelo United. 


Rooney encerraria sua passagem pelos Red Devils com 253 gols.

 

Outro recorde estabelecido por Charlton, que demoraria para ser superado, foi o de aparições feitas pelo clube, cuja marca atingiu 758 partidas e somente seria superada por Ryan Giggs em 2008 com o galês adicionando ainda mais 205 partidas além do recorde anterior terminando, desta maneira, com 963 aparições pelo time de Old Trafford.

 

Giggs igualou a marca em 11 de maio de 2008 quando entrou em campo durante a vitória por 2 a 0 sobre o Wigan Athletic no JJB Stadium.

 

 

3. Bobby Charlton em ação durante a partida (Popperfoto/Getty Images)

Além de emparelhar o recorde, ele ainda marcou o segundo gol dos visitantes na partida e, no jogo seguinte, contra o Chelsea, dez dias depois, na decisão da Champions League, Giggs entraria em campo e se isolaria na liderança das aparições pelo United.

 

A última partida de Charlton pelo United foi disputada fora de casa contra o Chelsea e, antes do início do jogo, o presidente do clube londrino, Brian Mears, presentou Charlton com uma caixa de cigarros alusiva à ocasião.

 

Infelizmente, para Charlton, o resultado foi desfavorável para os visitantes, pois os Blues venceram a partida por 1 a 0, gol de Peter Osgood.

 

4. Bobby Charlton ao lado de Peter Bonetti, goleiro dos Blues, na saída dos times de campo após o término do jogo (Getty Images)

Ficha técnica da partida:

 

Chelsea 1 (Peter Osgood) Manchester United 0

 

First Division

Local: Stamford Bridge

Data: 28 de abril de 1973

Público: 44.184


5. Bobby Charlton, camisa 9, se dirigindo aos vestiários de Stamford Bridge após o término da partida (Popperfoto/Getty Images)

Chelsea: Peter Bonetti, Ron Harris, Mickey Droy, Eddie McCreadie, Marvin Hinton, Ian Britton, John Hollins, Steve Kember, Tommy Baldwin, Peter Osgood, Mike Brolly.

 

Manchester United: Alex Stepney, Martin Buchan, Jim Holton, Arnold Sidebottom, Mick Martin, Bobby Charlton, Tony Young, George Graham, Brian Kidd, Lou Macari. *

 

* Firsts, Lasts and Onlys - Paul Donnelley.


6. Ficha com a escalação do United do derradeiro jogo de Charlton pelos Red Devils (Popperfoto/Getty Images)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia