sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Johnny Gavin - Norwich City

Nascido na Irlanda, Johnny Gavin alternou a profissão de pintor e jogador do Limerick antes de se firmar como profissional do time irlandês antes de ser contratado pelos Canários.

 

Em duas passagens por Carrow Road ele se tornou o maior artilheiro da história do clube com 132 gols, marca que permanece até os dias de hoje.

 

Maiores detalhes da carreira de Gavin abaixo.

 

Boa leitura.

 

1. Johnny Gavin (Pinterest)

Nascido em Limerick, Gavin alternava o trabalho de como pintor nas linhas ferroviárias irlandesas com a função de jogador do Limerick quando ele foi contratado pelo treinador Doug Lochhead para jogar no Norwich City em 1948.

 

O West Ham United era outro clube que estava tentando contratar Gavin, mas o jogador escolheu ir para o Norwich porque o seu colega dos tempos de Limerick, Kevin Holman, já tinha assinado com os Canários, o que significava que Gavin teria uma companhia familiar para se adaptar à vida em Norfolk quando ele deixou a Irlanda.

 

Holman nunca viria a jogar pelo time principal dos Canários, enquanto Gavin viria a se tornar o maior artilheiro da história do Norwich City, marcando 132 gols em 338 partidas com a camisa do clube.

 

O Norwich pagou apenas £1.500 pelos seus serviços e o seu recorde na artilharia do clube permanece até hoje.

 

As façanhas de Gavin como artilheiro chamaram a atenção do Tottenham Hotspur, que o comprou do Norwich em outubro de 1954.

 

Apesar de uma impressionante marca de 15 gols em 32 partidas, Gavin não conseguiu se adaptar em White Hart Lane e acabou retornado ao Norwich City em novembro de 1955 como parte do acordo que levou o futuro zagueiro central da Inglaterra, Maurice Norman, ao Tottenham.

 

2. Johnny Gavin e Don Pickwick (Getty Images)


Ele marcou o seu 100º pelo Norwich em 15 de setembro de 1956 numa vitória por 3 a 0 sobre o Plymouth Argyle em Carrow Road.

 

A morte de Gavin foi anunciada em 20 de setembro de 2007, por causas naturais, aos 79 anos.

 

O jogo caseiro seguinte do Norwich, a pós o falecimento de Gavin, contra o Sheffield Wednesday em 29 de setembro, vitória dos visitantes por 1 a 0, foi precedido por um minuto de aplauso e os jogadores usaram uma braçadeira preta em sinal de luto.  

 

Ken Nethercott: “Johnny era um jogador muito, muito rápido, muito corajoso e excelente no jogo aéreo ainda que não fosse necessariamente muito alto.

 

Muitos dos seus gols foram marcados de cabeça. E eu lembro como a bola era pesada nos tempos em que jogávamos.

 

Ele tinha tamanha impulsão que podia pular na altura da trave e não tinha medo de se machucar diante de zagueiros mais durões – inúmeras vezes ele saiu com a camisa ensanguentada ou com o nariz quebrado. E 132 gols? Nada mal para um ponta!”.

 

3. Johnny Gavin em ação pelos Canários (Pinterest)


Ficha técnica:


John Thomas Gavin


Nascimento: 20 de abril de 1928 em Limerick, Irlanda

 

Falecimento: 20 de setembro de 2007 em Cambridge, Inglaterra

 

Posição: ponta direita

 

Carreira no Norwich: 1948-1954 e 1955-1958

 
Aparições pelo Norwich City: 338


Gols: 132

 

Aparição pela Irlanda: 8

 

Gols pela Irlanda: 2 *

 

* When Football Was Football: Norwich City, a nostalgic look at a century of the club - Iain Dale ©.

 

4. Card de Johnny Gavin nos Spurs (Premier Football Cards)

Tradução: Sandro Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia