segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Peter Knowles – Wolverhampton Wanderers

Peter Knowles, um dos mais promissores jogadores da sua geração, teve um início de carreira espetacular nos Wolves recebido, inclusive, convocação para a Seleção Sub 23 da Inglaterra.

 

Mas ao abraçar a fé de uma nova religião ele, prematuramente, encerrou a sua carreira.

 

Conheçam maiores detalhes da trajetória de Knowles ao ler esta tradução, extraída da Wikipedia, versão em língua inglesa, ao ler o texto abaixo.

 

Boa leitura.

 

1. Peter Knowles (Getty Images)

Peter Knowles foi um jogador de futebol inglês, que jogou no Wolverhampton Wanderers, onde ele se tornou muito popular, marcando 101 gols por todas as competições. Ele voluntariamente encerrou sua carreira de futebol em 1970 após se tornar Testemunha de Jeová.

 

Peter é filho do jogador de rugby Cyril Knowles e o irmão mais novo do jogador de futebol profissional, também chamado Cyril Knowles, que brilhou nos Spurs. Knowles nasceu numa família entusiasta do rugby, pois o seu pai jogava no Wakefield Trinity.

 

Entretanto, o esporte principal da família mudou rapidamente para o futebol quando ele e seu irmão Cyril Knowles se provaram dois jovens talentosos no esporte. O talento de Peter foi lapidado no Wath Wanderers, um time amador que treinou muitos jovens que vieram a defender o Wolverhampton Wanderers.

 

Em 1961, aos 16 anos, Knowles passou uma temporada no time juvenil, jogando sob a supervisão do treinador do Wath, Mark Crook. Knowles rapidamente chamou a atenção dos Wolves que, em 1962, contratou o garoto de 17 anos e lhe ofereceu um contrato de seis anos.

 

Os Wolves ao que ele se juntou estava iniciando o seu período de declínio da elite do futebol inglês. Entretanto, o treinador Stan Cullis lhe concedeu sua estreia no começo da temporada 1963–64, na vitória dos Wanderers por 1 a 0 sobre o Leicester City em Filbert Street em 14 de outubro.

 

Knowles viria a marcar o seu primeiro gol pelos Wolves no jogo de Liga seguinte, cinco dias depois, contra o Bolton Wanderers no empate por 2 a 2 em Molineux.

 

Na temporada 1964–65 os Wolves foram rebaixados, ficando na penúltima colocação da Division One, à frente apenas do Birmingham City, entretanto esta foi a temporada que viu Knowles emergir como um jogador de primeira linha.

 

2. Peter Knowles e Ernie Hunt (Getty Images)

O adolescente jogou um futebol vistoso, terminando a temporada com seis gols e dando assistências para muitos outros. Apesar da sua excelente forma com os Wolves, ele ficou muito abatido com o rebaixamento e solicitou que o seu nome fosse posto na lista de transferências.

 

Contudo, o seu pedido foi rejeitado, permitindo a Knowles, contraditoriamente, dar sequência ao seu sucesso nos Wolves. A partida de Stan Cullis, o homem que originalmente deu a primeira chance a Knowles, foi o fator preponderante do pedido do jogador para deixar Molineux. Ronnie Allen assumiu a vaga de Cullis.

 

Na temporada 1965–66 rapidamente se tornou evidente que Knowles estava num patamar acima de qualquer outro jogador da Second Division. Entre alguns gols marcados, ele marcou dois hat-tricks, no início da campanha, contra o Carlisle United (3 a 0 para os Wolves em Molineux em 28 de agosto) e o Derby County (4 a 0 para os Wolves, também em casa, em 11 de setembro), alçando-o à artilharia do clube naquela temporada no processo.

 

A sua excelente performance, porém, foi interrompida quando ele sofre ua sua primeira lesão grave da carreira. Apesar de perder uma boa quantidade de jogos, ele conseguiu encerra a temporada com 19 gols marcados.

 

Mas, para a frustração de Knowles, os Wolves não conseguiram o acesso à First Division ao término daquela temporada, condenando-o a outro período na Second Division. Ele permaneceu em Molineux e, na temporada 1966–67, os Wolves terminaram como vice-campeões da Second Division, abaixo apenas do Coventry City, e, consequentemente, conquistaram a promoção à First Division.

 

No seu retorno à First Division, ele sofreu com as lesões novamente, o que reduziu a sua participação na campanha para apenas 21 aparições e oito gols. Mais tarde, durante o decorrer da temporada, contudo, Knowles foi compensado com uma convocação para o time Sub 23 da Inglaterra.

 

Numa estratégia da FIFA para ampliar o conhecimento do futebol nos Estados Unidos foi criada uma mini Liga com vários times do Reino Unido viajando até o país da América do Norte para representar diferentes Estados do país.

 

3. Peter Knowles com a camisa da Inglaterra Sub 23 em outubro de 1968 (Getty Images)

Os Wolves, por esta lógica, representou Los Angeles e Knowles brilhou no time que viria a vencer a disputada da mini Liga. Knowles, então com 21 anos, marcou diversos gols no torneio.

 

A temporada 1967–68 trouxe um novo companheiro de ataque para Knowles, na forma de Derek Dougan. Knowles, agora estabelecido como um ótimo atacante, se entrosou muito bem com Dougan na elite, e os dois conseguiram evitar o rebaixamento dos Wolves, que terminou na 17ª colocação do campeonato.

 

Knowles terminou a campanha entre os artilheiros dos Wolves atrás de Dougan, com 17 gols, e à frente de Frank Wignall, emprestado pelo Nottingham, com nove gols, quando foi às redes em 12 ocasiões durante a temporada, o que levou ao jovem jogador de 22 anos a fazer mais três aparições pela Inglaterra Sub 23.

 

Com a rápida aproximação da Copa do Mundo de 1970 no México, Knowles tentou uma transferência dos Wolves, mas o seu pedido foi mais uma vez recusado pelo treinador Allen.

 

Na temporada 1968–69 os Wolves terminaram na 16ª colocação da tabela, com Knowles sendo o vice-artilheiro da equipe atrás somente de Dougan, que marcou 14, com 11 gols.

 

No verão que se seguiu Knowles mais uma vez viajou com o time para os Estados Unidos para jogar na Liga experimental. Desta vez os Wolves representaram Kansas City. Knowles marcou cinco gols no torneio, ajudando os Wanderers na sua segunda vitória no torneio.

 

Após o retorno ao Reino Unido, Knowles fez um anúncio que deu uma dramática e inesperada guinada na sua carreira. Enquanto permaneceu no Kansas com o time, ele acabou se tornando uma Testemunha de Jeová e, pelas suas próprias palavras "Eu poderia continuar jogado futebol por um tempo, mas eu perdi a minha ambição por conquistas. Apesar de eu ainda dar o meu melhor nos gramados, eu preciso de mais tempo para dedicar-me à Bíblia, portanto, estou pensando seriamente em abandonar a minha carreira futebolística."

 

Apesar disso, os Wolves começaram a temporada 1969–70 de forma soberba, com quatro vitórias seguidas, contra Stoke City, Southampton, Sheffield Wednesday e Southampton novamente, com Knowles gols nos três primeiros confrontos.

 

4. Peter Knowles sai de campo após a partida com o Forest, seu último jogo pelos Wolves (Pinterest)

A esta sequência foram acrescentados dois empates, contra Manchester United e Derby County, em Molineux e uma derrota, fora de casa, para o Coventry City.

 

O oitavo jogo da temporada, um empate por 3 a 3 com o Nottingham Forest em Molineux, foi o último jogo da carreira de Knowles.

 

Knowles, agora definitivamente aposentado do futebol, nunca conseguiu realizar o seu sonho de ser convocado para a seleção principal da Inglaterra.

 

Ainda que aposentado por vontade própria, uma série de treinadores dos Wolves nutriram a esperança de que Knowles, algum dia, desistiria da sua aposentadoria e retornaria aos gramados, portanto, dessa maneira, ele continuou sob contrato com o clube pelos próximos 12 anos.

 

Em 1982, contudo, o novo treinador Graham Hawkins reconheceu que Knowles jamais retornaria aos campos e prontamente rescindiu o contrato do ex-jogador, então com 36 anos.

 

Knowles, após a aposentadoria precoce, exerceria diversas funções dentre as quais a leiteiro, limpador de janelas e balconista na loja de departamento Marks & Spencer. Knowles, em diversas ocasiões, foi convicto em afirmar que ele nunca se arrependeu de ter abandonado a carreira de futebolista.

 

Em 1991 o músico Billy Bragg criou uma canção que muitos entenderam como uma referência direta a Knowles. A canção recebeu o nome de "God's Footballer (Futebolista de Deus em tradução literal)" e fez parte do álbum de Bragg chamado Don't Try This at Home.

 

5. Card de Peter Knowles (Premier Football Cards)

Ficha técnica:

 

Peter Knowles

 

Nascimento: 30 de setembro de 1945 em Fitzwilliam, West Riding of Yorkshire, Inglaterra

 

Carreira no Wolverhampton Wanderers: 1962-1982

 

Aparições pelo Wolverhampton Wanderers: 174

 

Gols: 101

 

Aparições pela Inglaterra Sub 23: 12

 

Gols pela Inglaterra Sub 23: 0 *

 

* Wikipedia ©.

 

6. Peter Knowles e sua esposa Jean, ao fundo, com o jogador portando a Biblia e revistas das Testemunhas de Jeová (Alamy Stock Photo)

Tradução: Sandro Pontes

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wolves neste dia